300x250 AD TOP

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Encontrado em: ,

Vida - Mandela, um exemplo!

Por Carlos Eduardo Velozo 
(Clique nas imagens para ampliar)

Imagem: Reprodução
Infelizmente o mundo perdeu nesta semana, um ícone da luta pela igualdade racial: Nelson Mandela. Foi presidente da África do Sul e um dos maiores lideres da humanidade.
“Eu lutei contra a dominação branca, e lutei contra a dominação negra. Eu cultivei o ideal de uma sociedade democrática e livre, na qual todas as pessoas vivem juntas em harmonia e com oportunidades iguais. Este é um ideal pelo qual eu espero viver e alcançar. Mas, se for necessário, é um ideal pelo qual estou preparado para morrer”. Dizia ele.
Foi preso por 27 anos para que pudessem calar um líder que estava crescendo. Mas o tiro saiu pela culatra, pois foi durante o período que foi preso que sua reputação cresceu e sedimentou a imagem de liderança do movimento antiapartheid. Em 11 de fevereiro de 1990 Nelson Mandela foi solto e em um evento que foi transmitido mundialmente, disse que continuaria lutando pela igualdade racial no país. Em 10 de maio de 1994 ganha as eleições e assume a presidencia da Africa do Sul, algo então inédito.

Poderia aqui ficar citando vários fatos históricos dele, mas minha intenção aqui é homenagear um líder que deve ser seguido, alguém que lutou pela igualdade, pois estamos vivendo num país que está criando cotas para se ter igualdade, ou seja, na imposição de lei. Mas Mandela lutou pela igualdade como um ideal, discutindo idéias, enfrentando as situações e conquistando. Aprendamos com ele a lutar por ideais e saber lutar para conquistá-los!