Por André Luciano Heerdt
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Você
já parou para pensar em como és persuadido, seja no dia-a-dia, na família, no convívio com amigos e principalmente em questões muito relevantes como a de
decisões políticas e comunitárias? O que é Persuasão, o que significa ser Persuadido?
Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar
recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. Ou seja, alguém pode estar querendo te persuadir neste exato momento, com a finalidade de que tomes uma atitude ou ação, que no fundo, pode não lhe ser totalmente benéfico e sim para outrem. Esse ato de tentar lhe persuadir
nem sempre depende de uma mente "superior" em detrimento de outra "inferior". Pode acontecer para fins inocentes, mas, dependendo do seu objeto e forma de manipulação, pode acarretar efeitos jurídicos e configurar crime.
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Persuadir é gênero: Persuadir é gênero e compreende três espécies, três modos de persuadir, o saber, convencer, comover, agradar. Segundo (Enciclopédia Mirador Internacional, 1987) o filósofo de Roma Cícero chama de "Tria officia". Referindo a cada uma, a primeira se diz lógica, a segunda afetiva, a terceira estética. Convencer vem de "cum + vincere" = vencer o opositor com sua participação. E tecnicamente denota persuadir a mente através de provas lógicas: indutivas (exemplos) ou dedutivas (argumentos). Assemelha-se ao docere (ensinar), que é a tentativa de persuasão partidária no domínio intelectual. Comover vem de cum + movere persuadir através do coração. Pela excitação da afetividade, a vontade arrasta o intelecto a aderir ao ponto de vista do orador. Ethos (moral) é usar um grau de intensidade mais suave. Movere (mover) é intensidade mais violenta, correspondendo ao pathos (paixão). Agradar corresponde na terminologia latina a "placere" = agradar. Delectare (deleitar) é a persuasão no domínio afetivo. (Tringale, 1988). Dentro deste contexto existe a forma de persuadir que é: Repetir de acordo com as teorias de comunicação de massa, a repetição tem a incumbência de estimular o desejo de compra no consumidor. Para tanto, os técnicos em propaganda servem-se da teoria do reflexo condicionado, descoberta por Pavlov. Cria-se um slogan (idéia força) e, repete-se intensivamente, a fim de penetrar na mente do consumidor, no sentido de direcioná-lo para a compra do seu produto. O orador, consciente e lúcido, deve evitar essa técnica, conhecida como lavagem cerebral. O correto é termos ligação com a verdade dos fatos, mesmo porque, para haver persuasão, é preciso haver credibilidade, pois a liderança social é essencialmente dinâmica e criadora, sendo condição vital do líder o prestígio, que se alicerça nas qualidades da persuasão.