300x250 AD TOP

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Encontrado em: , ,

Votos de Feliz Natal do Todo dia Blumenau

Por Fabiano Uesler e Silvana Rudolf
(Clique na imagem para ampliar)

O Todo dia Blumenau começa a diminuir suas atividades neste fim de 2013 e deve voltar em Janeiro de 2014.

Imagem: TdB
Aos nossos Leitores, aos Colaboradores, Escritores de 2013 e Amigos do TdB Adalberto Day, Anderson Zucki, André F. de Souza, André Luciano Heerdt , Carlos Eduardo Velozo, Christian David Machado, Jael Jaime Rainert, Márcia Pontes, Rafael Alexander Marghotti, Ricardo Tomaselli, Sebastião Ramos de Oliveira, Walner Sebastiao Bernardes Filho nossos votos de Feliz Natal e o desejo de que 2014 seja um ano com muita Paz e Harmonia para todos nós. São os votos de Fabiano Uesler e Silvana Rudolf.


Encontrado em: , ,

Televisão - Série: Estreia da 3ª temporada de "Sherlock" (Vale muito a pena ver!)

Por Rafael Alexander Marghotti
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Holmes e Watson em frente ao famoso endereço
na Baker Street
Imagem: Reprodução.
A terceira temporada da série britânica Sherlock, produzida e exibida pela BBC, estreia no primeiro dia do ano de 2014!

Criado pelo médico e escritor Sir Arthur Conan Doyle, Sherlock Holmes é um investigador do final do século XIX e início do século XX, no entanto, é um dos personagens com maior número de adaptações para o cinema e TV em toda a história, apenas para ter uma ideia, enquanto o 24º filme de James Bond será produzido em breve, Sherlock já estrelou mais de 200 filmes, produzidos por diferentes estúdios e países e vivido por uma infindável lista de atores.

No currículo de um personagem com tantas adaptações, é óbvio que existem muitas coisas ruins e quando ouvi falar de que havia uma série de TV que adaptava as aventuras de Sherlock Holmes e do Dr. John Watson para o século XXI fiquei muito receoso. Havia gostado bastante da recente versão cinematográfica do diretor Guy Ritchie com Robert Downey Jr. e Jude Law nos papéis principais e já havia assistido alguns dos filmes clássicos, principalmente da época de Basil Rathbone, mas não conseguia conceber uma versão moderna do detetive sem que desbancasse para a galhofa. Felizmente, eu estava muito errado.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Encontrado em: , , ,

Comportamento - O Grande Poder da Persuasão


Por André Luciano Heerdt
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 

Imagem: Reprodução
Você já parou para pensar em como és persuadido, seja no dia-a-dia, na família, no convívio com amigos e principalmente em questões muito relevantes como a de decisões políticas e comunitárias? O que é Persuasão, o que significa ser Persuadido?

Persuasão é uma estratégia de comunicação que consiste em utilizar recursos lógico-racionais ou simbólicos para induzir alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação. Ou seja, alguém pode estar querendo te persuadir neste exato momento, com a finalidade de que tomes uma atitude ou ação, que no fundo, pode não lhe ser totalmente benéfico e sim para outrem. Esse ato de tentar lhe persuadir nem sempre depende de uma mente "superior" em detrimento de outra "inferior". Pode acontecer para fins inocentes, mas, dependendo do seu objeto e forma de manipulação, pode acarretar efeitos jurídicos e configurar crime.

Imagem: Reprodução
Persuadir é gênero: Persuadir é gênero e compreende três espécies, três modos de persuadir, o saber, convencer, comover, agradar. Segundo (Enciclopédia Mirador Internacional, 1987) o filósofo de Roma Cícero chama de "Tria officia". Referindo a cada uma, a primeira se diz lógica, a segunda afetiva, a terceira estética. Convencer vem de "cum + vincere" = vencer o opositor com sua participação. E tecnicamente denota persuadir a mente através de provas lógicas: indutivas (exemplos) ou dedutivas (argumentos). Assemelha-se ao docere (ensinar), que é a tentativa de persuasão partidária no domínio intelectual. Comover vem de cum + movere persuadir através do coração. Pela excitação da afetividade, a vontade arrasta o intelecto a aderir ao ponto de vista do orador. Ethos (moral) é usar um grau de intensidade mais suave. Movere (mover) é intensidade mais violenta, correspondendo ao pathos (paixão). Agradar corresponde na terminologia latina a "placere" = agradar. Delectare (deleitar) é a persuasão no domínio afetivo. (Tringale, 1988). Dentro deste contexto existe a forma de persuadir que é: Repetir de acordo com as teorias de comunicação de massa, a repetição tem a incumbência de estimular o desejo de compra no consumidor. Para tanto, os técnicos em propaganda servem-se da teoria do reflexo condicionado, descoberta por Pavlov. Cria-se um slogan (idéia força) e, repete-se intensivamente, a fim de penetrar na mente do consumidor, no sentido de direcioná-lo para a compra do seu produto. O orador, consciente e lúcido, deve evitar essa técnica, conhecida como lavagem cerebral. O correto é termos ligação com a verdade dos fatos, mesmo porque, para haver persuasão, é preciso haver credibilidade, pois a liderança social é essencialmente dinâmica e criadora, sendo condição vital do líder o prestígio, que se alicerça nas qualidades da persuasão.