300x250 AD TOP

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Encontrado em: , , ,

Trânsito - Maio Amarelo Organiza Caminhada Atenção pela Vida na Semana Nacional do Trânsito



De 1999 a 2012 morreram em Blumenau, 246 pedestres (159 do sexo masculino e 87 do feminino), segundo dados do Ministério da Saúde/SIM/DATASUS. Dados publicados na página oficial do Seterb (2014) contabilizam 2.520 atropelamentos na cidade entre os anos de 2003 e 2013. Com o reforço do tema da Semana Nacional do Trânsito deste ano, Cidade Para as Pessoas: proteção e prioridade ao pedestre, o Movimento Internacional Maio Amarelo realiza no dia 21 de setembro, em todo o Brasil, a Caminhada Atenção pela Vida. A mobilização busca, ainda, incentivar a reflexão, no âmbito da responsabilidade de cada um (cidadãos, sociedade organizada, poder público, instituições) para o que é necessário e precisa ser feito para humanizar o trânsito, a cidade e as pessoas. 



O evento faz parte da agenda nacional do Maio Amarelo, que desde maio vem realizando uma agenda positiva de ações educativas e preventivas ao longo de todo o ano para chamar à atenção para boas práticas no trânsito e tornar as ruas, lugares seguros para todos. Nos próximos dias será divulgado o horário, trajeto, bem como o ponto de largada e chegada da Caminhada Pela Vida em Blumenau, mas a ideia é que seja feita pelas principais ruas do centro da cidade. Em nível de estado, cada município catarinense tem autonomia para decidir também as questões inerentes à organização local.

A organização estadual do Maio Amarelo em Santa Catarina espera ampliar de 26 (a participação efetiva de municípios em todo o estado nos eventos do Maio Amarelo) para o maior número possível como uma forma de dar capilaridade e força ao movimento, que é permanente. Em Blumenau, tivemos em junho a avaliação das ações realizadas na cidade e no estado, e nos meses subsequentes a realização de palestras em escolas, empresas e para as populações atendidas pelos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município. Uma delas, em parceria com a ABC Ciclovias.

De maio para cá, os diálogos já vinham sendo feitos e reforçados com representantes da sociedade civil, organizações, associações, empresas e entidades do terceiro setor, representantes do poder público e as reuniões com o grupo de trabalho do Projeto Paz no Trânsito, encabeçado pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) da Velha, também já estão sendo retomadas.

Vem prá rua!

A Caminhada Atenção pela Vida já tem uma página oficial nas redes sociais, onde está sendo amplamente divulgada em todo o estado. Prefeituras dos 295 municípios catarinenses também estão recebendo formalmente o convite para aderirem à mobilização. Rotary, escoteiros, associações, fundações, ONG’s e outras entidades representativas em Blumenau e no estado também estão sendo convidados a participar.


É importante que no dia 21 de setembro todos participem da Caminhada Atenção pela Vida vestindo alguma peça amarela, a cor oficial, que pode ser uma camiseta, boné, bermuda ou mesmo acessórios e o que mais a imaginação permitir.

A participação na caminhada é gratuita, não precisa fazer inscrição antecipada, bastando acompanhar as atualizações de horário, trajeto e ponto de saída e de chegada, que será decidido em conjunto pela sociedade organizada, coordenação estadual do Maio Amarelo e representantes do poder público.

Empresas, igrejas, Associações de Moradores, Conselhos Comunitários de Segurança, clubes, Rotary, ONG’s e outras entidades públicas ou particulares podem padronizar camisetas, levar faixas e cartazes que deem visibilidade ao seu compromisso social com a vida no trânsito.

Mais informações pelo email maioamareloemblumenau@gmail.com ou maioamareloemsantacatarina@gmail.com, na página oficial do evento no Facebook ou pelos telefones (47) 9132-9607 ou 9936-8404, com Márcia Pontes, coordenadora estadual do Movimento Internacional Maio Amarelo em Santa Catarina.