300x250 AD TOP

sábado, 16 de novembro de 2013

Encontrado em: , , , ,

Cultura - A Mutabilidade da arte

Por Ricardo Tomaselli

Ilustração: Ricardo Tomaselli
Arte em Photoshop
Assim como o ser humano,  as artes plásticas vivem em constante estado de  mutabilidade, pois não se delimitam a uma forma única e restrita. A arte pode ser clássica, abstrata, comercial e ser produzida com os mais variados materiais e técnicas, podendo despertar os mais diferentes tipos de reação nos espectadores. E tudo isso por que  a arte é algo muito subjetivo, depende do ponto de vista de cada um, pois o que é belo para alguém pode não ser para outra pessoa.
Eu particularmente, tenho uma grande admiração pela arte rupestre e pela arte renascentista, que foram dois períodos da história que definiram tudo o que conhecemos hoje neste fascinante universo das artes visuais.

Digo que definiram por que, a arte rupestre representa o gênese de todo o mundo artístico, mesmo quando este conceito ainda nem existia e o renascimento por que representa o mais fantástico movimento da história. Foi nesse período que surgiram os maiores artistas que o mundo conheceu.
Mas este é um assunto para outro post, hoje quero falar um pouco sobre a mutabilidade da arte.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Política - Prefeito, Vereadores, Sintraseb e o PPA vamos dar a meia volta, volta e meia vamos dar.

Por Fabiano Uesler

Imagem: Reprodução
Prefeito, Vereadores, Sintraseb e o PPA vamos dar a meia volta,  volta e meia vamos dar. Parece brincadeira de criança não é? Vamos todos cirandar. Afirmação muito verdadeira, pois quem dançou foram os servidores.

Esta semana foi votado o tão falado PPA (Plano Plurianual) que definia a reposição das perdas salariais de 7,32% nos próximos 4 anos aos servidores públicos municipais. Nenhuma surpresa no resultado da votação da PPA 2013-2014, os servidores continuam com perdas monstruosas e cada vez mais com nenhuma valorização nesse atual governo que não difere em nada de tantos outros.


Agora, se fizermos uma breve retrospectiva voltando a 2011 veremos um aumento de 35% nos próprios salários dos vereadores. Temos nessa história vários rostos conhecidos, dentre eles a do atual Prefeito Napoleão Bernardes, do Vice-Prefeito Jovino Cardoso Neto e mais alguns nomes familiares. Vamos relembrar o fato:

“Em sessão extraordinária realizada na noite desta terça-feira, 20, os 15 vereadores de Blumenau (SC), aprovaram, por unanimidade, o reajuste salarial da categoria. A votação, realizada em sigilo na Câmara de Vereadores da cidade, prevê um aumento salarial de 35% a partir de 2013.
A medida eleva os salários dos atuais R$ 5,4 mil para R$ 7,3 mil, e beneficia também os secretários municipais. De acordo com a assessoria de imprensa da Câmara, a sessão teve início às 19h e terminou por volta das 20h e, embora o caráter fosse extraordinário, a votação ocorreu de portas abertas. O último aumento da categoria aprovado em assembleia foi realizado em 1996.”
 (quinta-feira, 22 de dezembro de 2011)
Encontrado em: , , ,

Trânsito - Blumenau precisa evoluir em relação à bicicleta

Por Márcia Pontes

As palavras, essa semana, do representante de algumas lojas do comércio varejista de Blumenau – SINDILOJAS - a respeito da iniciativa da prefeitura em ampliar as ciclofaixas em várias ruas da cidade, somado à opinião de muitos motoristas e às pérolas de um empresário brusquense no sentido de que as bicicletas atrapalham o trânsito alertam: Blumenau precisa evoluir em relação à bicicleta. 

Foto: Reprodução
Não só em relação à bicicleta, mas em relação à mobilidade humana, à preservação da vida no trânsito e ao fato das cidades serem feitas para as pessoas e não para os carros. Lembrando que as bicicletas fazem parte da própria identidade histórica de Blumenau.

O argumento de que instalar uma malha cicloviária na cidade pode ser um problema, contraria o que diz qualquer literatura mundial em mobilidade urbana e a própria realidade de que o verdadeiro problema é o uso que as pessoas fazem de seus veículos e que acaba entupindo as ruas de carros. Bicicleta não é problema, é solução, mas parece que a sociedade se recusa a entender isso.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Encontrado em: ,

Política - As Apaes contra os direitos dos deficientes.

Por Luis Nassif Arquivo GGN


Imagem: Reprodução
Ainda é um tabu, no país, discutir a atuação das Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais). Mas sua atuação política ultrapassou os limites do razoável, tornando-se uma organização de duas caras.

O lado positivo é de estímulo à solidariedade dos pais, o atendimento a deficientes. Mas ajuda a blindar o lado deletério: uma politização absurda.

A campanha movida pela Federação das Apaes contra a educação inclusiva é um dos capítulos mais vergonhosos da longa caminhada civilizatória do país rumo à inclusão social.

***

Há cerca de trinta anos, um grupo de pais de crianças com deficiência constatou que o melhor ambiente para seu desenvolvimento seria junto a não deficientes.

Seguiram uma tendência mundial. Em 2006, a própria Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da ONU (Organização das Nações Unidas), consagrou esse princípio.

Em depoimento histórico, pouco antes de morrer a própria fundadora da Apae, dona Jô Clemente disse que, se fosse hoje em dia, seu filho estaria em uma e

Encontrado em: ,

Religião - Qual é o país com mais ateus no mundo?

Por Jael Jaime Rainert


É a Suécia. Lá, 85% da população não tem nenhuma crença ou não acredita em Deus.

Bandeira da Suécia
Esse foi o resultado da pesquisa Ateísmo: Taxas e Padrões Contemporâneos, do sociólogo norte-americano Phil Zuckerman. Segundo ele, os suecos aprendem sobre cada uma das religiões na escola e são livres para escolher seguir ou não uma delas. E isso se repete na maioria dos países com alto índice de ateísmo. Vale lembrar que o estudo engloba ateus, agnósticos e não-crentes em Deus e o ranking é baseado na porcentagem populacional de cada país.
Enquanto os ateus negam a existência de Deus, os agnósticos garantem não ser possível provar a existência divina.

Crer ou não crer? - Os números da religião e do ateísmo no mundo:

Imagem: Reprodução
Suécia: 85%
População: 8,9 milhões
Ateus: 7,6 milhões

Vietnã: 81%
População: 82,6 milhões
Ateus: 66,9 milhões

O budismo e o taoísmo, religiões comuns por lá, são vistos como uma tradição, e não crença.

Dinamarca: 80%
População: 5,4 milhões
Ateus: 4,3 milhões

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

História - Blumenau, Que país é este?

Texto José Geraldo Reis Pfau - Arquivo Adalberto Day/José Geraldo Reis Pfau.

Hoje temos o prazer de apresentar um belíssimo texto escrito pelo Publicitário José Geraldo Reis Pfau (Zé Pfau), que aborda um tema muito profundo e de destaque na famosa revista Seleções do Reader’s Digest.

- Minha experiência em propaganda demonstra que na vida de uma comunidade poucas são as atitudes que permanecem e servem para documentar a história. Em setembro de 1968, encartado na edição da revista Seleções do Reader’s Digest no espaço das páginas 88/89, foi encartado um folheto colorido com oito páginas apresentando a cidade de Blumenau. 

 
Imagem:  Reader’s Digest.
Nós temos esta como a primeira grande ação de comunicação da cidade, embora anteriormente outras atitudes tenham procurado vender Blumenau como destino, até na época da colônia. O material foi criado por uma agência de propaganda de nome Oficina, certamente ligada ao atendimento de grandes contas e que deveria ter relacionamentos com grandes anunciantes até locais e presentes na mesma edição. Era uma época que surgia, talvez, a primeira agência de propaganda local, a SC, empresa ligada mais a mídia eletrônica com a então TV Coligadas. Mas a felicidade, acreditamos, seja de todos que participaram na criação desta peça que é destaque na história. 

Encontrado em: , , ,

Sociedade - Maioridade penal, uma questão para análise.

Por Jael Jaime Rainert

Prender adolescentes não reduz crime


Estudo diz que prisão aumenta em 41% a probabilidade do jovem cometer crimes quando adulto.

Imagem: Reprodução

Uma análise feita nos EUA com 35 mil adolescentes infratores constatou que a prisão reduz a chance de que um jovem conclua os estudos - e aumenta em 41% a probabilidade de que venha a cometer crimes quando adulto. Quando a prisão é substituída por outro tipo de pena, o risco de reincidência cai pela metade.

E você amigo leitor, qual a sua opinião? A favor ou contra a redução da maioridade penal?

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

História - General da Alemanha Nazista visitando Batalhão do Exército em Blumenau

Autor: Júlio César G. Antunes

Foto: Reprodução


Recentemente deparei-me com esta interessante fotografia (não datada) da visita de um general alemão ao quartel-general do então 32º Batalhão de Caçadores (hoje 23º Batalhão de Infantaria) em Blumenau, Santa Catarina.

Realmente, a presença de um general alemão entre oficiais brasileiros numa fotografia foi algo que me deixou extremamente curioso, e imediatamente pus-me a analisar a foto para descobrir mais detalhes.

Encontrado em: , , ,

Literatura - O Segredo do meu avô

 Por Jael Jaime Rainert


Fernando Henrique Becker
Foto: Jaime Batista da Silva
Os mitos sobre o Teatro Carlos Gomes e túneis secretos, em Blumenau, mexem com o imaginário popular. E você pode rever o post falando do assunto, aqui no TdB
Os Vários Mitos que cercam o Teatro Carlos Gomes de Blumenau. E pra quem gosta do tema, a dica de livro é o romance: O Segredo do meu avô, do autor Fernando Henrique Becker.




Imagem: Reprodução


SinopseCorre a boca pequena que o Teatro Carlos Gomes teria sido construído para receber Adolf Hitler e que, como alternativa para o Fuhrer, deles partiriam vários túneis secretos para diversos pontos de Blumenau. Este é um romance policial infanto juvenil que explora esta famosa lenda urbana que intriga e instiga a curiosidade de jovens há várias gerações.


segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Encontrado em: ,

Literatura - A Tríade Distópica - Parte 1: “1984”

Por Rafael Alexander Marghotti

Segundo o Dicio, dicionário online de língua portuguesa, a definição de distopia é “local imaginário, circunstância hipotética, em que se vive situações desesperadoras, com excesso de opressão ou de perda; antiutopia. Quaisquer demonstrações ou definições de uma associação social futura, definida por circunstâncias de vida intoleráveis, cujo propósito seria analisar de maneira crítica as características da sociedade atual; além de ridicularizar utopias, chamando atenção para seus males; antiutopia”.
Poster do Grande Irmão
Imagem: Reprodução
Se você procurar em qualquer lista que eleja os maiores clássicos literários do século XX, com certeza encontrará pelo menos um dos três livros conhecidos como a “Tríade Distópica”, são eles:

“1984” de George Orwell
“Laranja Mecânica” de Anthony Burgess
“Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley

Não há nenhuma relação direta entre essas obras, foram escritos por autores diferentes e em épocas diferentes, mas as metáforas sociais e antropológicas unidas ao tema distópico e até mesmo profético fazem desses livros leitura obrigatória. Esta publicação ficaria muito extensa se eu ousasse falar sobre os 3 livros ao mesmo tempo, por isso, iniciarei uma série de publicações sobre cada um deles, começando por aquela que julgo conter a crítica mais impactante.