300x250 AD TOP

sábado, 2 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Livro: Armas, uma história visual de armas e armaduras

Arquivo: Revista Filosofia
 
Imagem: Revista Filosofia
Das lanças assírias ao fuzil AK-47, as armas – e os guerreiros que as empunharam – ­fizeram a história a ferro e fogo, moldando a ascensão de impérios e o curso de revoluções com machados, arco e ‑flechas, espadas e armas de fogo. Armas é um guia de­finitivo para essa história cativante, desde os tempos antigos até os dias atuais.

Armas explora a evolução tecnológica das armas e armaduras com crônicas sobre seu uso na guerra, na caça e em crimes, a ­fim de propiciar um registro visual completo das ferramentas de combate da humanidade.


 Armas é o registro supremo de armamentos e armaduras ao longo das eras. 

Imagem: Revista Filosofia
O livro inclui: Catálogos visuais – guias fotográficos extraordinários exibem ampla gama de armas, desde machados egípcios antigos, passando por arco e ‑flechas e lanças tribais, até as metralhadoras e granadas das forças de infantaria moderna. 

Grandes guerreiros – desde os hoplitas gregos até os Navy Seals americanos, as forças de combate e suas armas estão perfiladas com a explicação de táticas e a revelação de métodos de combate. Vitrine de armas – as principais armas de todas as eras estão fotografadas em detalhes impressionantes e os mecanismos que as operam são demonstrados e explicados com surpreendente clareza. 
 
Livro: Armas – Uma história visual de armas e armaduras
Número de páginas: 360
Editora: Lafonte
Preço médio: R$ 99,00
À venda nas principais livrarias do Brasil

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Encontrado em: ,

O que os motoristas de Blumenau pensam sobre os guardas de trânsito?

Por Márcia Pontes
Foto: Reprodução
Está aí uma boa pergunta e a sugestão para que se faça uma pesquisa nesse sentido. Por que? Porque os agentes de trânsito, também referidos pela população como guardas, exercem um papel fundamental no dia a dia, seja fiscalizando, orientando o trânsito em horário de pico e participando das ações educativas e preventivas de trânsito, dentre outras. 
 
Mas, embora Blumenau tenha a primeira guarda municipal de trânsito do país, existente desde a década de 1940, mas oficializada somente em 1955, muitos motoristas parecem não ter do que se orgulhar e isso é ruim.
O agente de trânsito é aquele cara que faz falta quando o interesse é do próprio motorista, mas vira desafeto ou persona non grata quando exerce o dever de ofício e autua o infrator. Exemplos?

Basta estar preso no meio do trânsito lento ou parado em alguns pontos da cidade para os motoristas se perguntarem: “Cadê o guarda?”. Se envolveu num acidente de trânsito, ligou para a Guarda Municipal e está demorando? “Mas, que demora desses guardas!”.

Viu motorista estacionado na calçada ou trafegando na ciclofaixa? “Mas, cadê esses guardas que não veem uma coisa dessas?”

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Encontrado em: ,

Blumenau. Lenda Urbana: enterrados vivos?


Por Carlos Braga Mueller

Desde cedo os católicos que ajudaram a construir os alicerces de Blumenau sofreram com a falta de assistência religiosa.

A Colônia, fundada em 2 de setembro de 1850 pelo alemão e luterano Hermann Bruno Otto Blumenau, tinha como maior preocupação dar assistência aos luteranos, em maior número entre os imigrantes.

A LENDA URBANA DOS CEMITÉRIOS DOS CATÓLICOS EM BLUMENAU

Foi já a partir daí, primórdios da colonização, que começou a peregrinação dos cadáveres católicos em Blumenau, de um cemitério para o outro, maldição insana que permanece até hoje, sem que as almas descansem em paz !
Encontrado em: , ,

Os Vários Mitos que cercam o Teatro Carlos Gomes de Blumenau

Arquivo: Adalberto Day /  Texto: Carlos Braga Mueller escritor e jornalista 


A imponência do prédio que abriga a Sociedade Dramático-Musical Carlos Gomes sempre foi alvo de muitos comentários, principalmente daqueles que atribuem a construção do prédio, na década de 30, aos marcos alemães, supostamente vindos do 3º Reich. 
Foto: Reprodução
- Atendendo a uma solicitação do pesquisador Adalberto Day, dou abaixo a minha visão destes fatos, uma vez que sempre me interessei pelas “lendas urbanas” de Blumenau.

- O livro “O Punhal Nazista no Coração do Brasil”, do Coronel Antônio Lara Ribas, editado nos anos 40 pela Delegacia de Ordem Política e Social de Santa Catarina, órgão que combatia o nazi-fascismo local, cita diversas sociedades e clubes catarinenses que teriam recebido doação em dinheiro da Alemanha. 
“Entre elas não consta o nome da Sociedade Teatral Frohsinn”, que durante a segunda guerra. passou a chamar-se Carlos Gomes. 

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Encontrado em: , , ,

Blumenau na Década de 1920 em vídeo raro de Índios Botocudos e Colonos Alemães

Por Christian D. Machado
 

Blumenau - índios botocudos (Xokleng) - colonos - Deutsche Kolonien in Süd Brasilien - Filme feito por Gunther Plüschow em sua viagem de 1927 à Patagônia. Esse filme foi recuperado e lançado por vídeo pelo argentino Roberto Litvachkes.
 
Uma bela amostra da cidade de Blumenau aparece após 6:19 mostrando algumas casas, o Rio Itajaí e finalizando com uma imagem incrível do Centro da Cida á direita mostrando a prainha que para muitos pode parecer irreconhecível.

Fonte: Canal de Paulo  José da Costa Youtube no Youtube.
Encontrado em: ,

Desenho, a extensão dos seus sentidos...

Por Ricardo A. Tomaselli

Imagem: Ricardo A. Tomaselli
O desenho foi uma das primeiras manifestações artísticas da história. Sua importância se deve ao fato de ser um dos primeiros registros artísticos de uma pessoa.

O desenho também é a forma mais antiga de comunicação e a mais eficiente, pois sua linguagem pode ser entendida em qualquer lugar do mundo e em qualquer época.

Para um artista o desenho é como uma extensão dos seus sentidos, é como respirar, você não precisa de um motivo ou uma explicação óbvia para fazer, você simplesmente faz.

Em casa, na rua, em uma sala de aula, no trabalho, dentro de uma fábrica, de um ônibus ou até mesmo nas paredes de uma caverna você pode desenhar.


Encontrado em: ,

HQ: Maus, a história de um sobrevivente.

Uma história em que os personagens são retratados como animais: os judeus são ratos e os nazistas são gatos.


Imagem: reprodução
Há histórias que não devem ser contadas apenas em livros. Maus, a História de um sobrevivente, é uma delas.
A mídia das histórias em quadrinhos, foi agraciada com obras de arte, histórias maduras e abordagens de assuntos adultos e escuros, como Watchmen(1986) de Alan Moore e  O cavaleiro das trevas(1986) de Frank Miller, que aliás, juntamente com Maus revolucionaram as histórias em quadrinhos, tirando a visão que as HQs são apenas para o público infantil.

A história de Maus, é sobre o pai do autor. Art Spiegelman queria muito contar a história de seu pai, um judeu sobrevivente do holocausto na segunda guerra mundial(1939-1945), e por gostar muito de quadrinhos, resolveu conta-la dessa forma.



Encontrado em: , , , ,

Política - Crateras Lunares em Blumenau.

Por Fabiano Uesler

Foto: Blum3n4u M1L GR4U
Estive nos últimos dias pensando qual assunto abordar para a coluna que não seja sobre política. Num final de tarde conversando com minha esposa sobre as “crateras” nas ruas de Blumenau, sobre os “buraquinhos” feitos pela Foz, sobre a pavimentação de “excelente qualidade” pensei, poxa, Blumenau poderia muito bem virar atração turística. Imaginei inclusive a chamada do empreendimento:

-Venha Conhecer o Novo parque Temático Lunar de Blumenau.

Oras carambolas, se temos toda a infraestrutura pronta e uma “empresa” como a Foz do Brasil planejando a rede de esgoto(segure o riso) e cavoucando nossas ruas, se temos uma malha viária antiga com um asfalto que se existe ou está velho e esburacado, ou está remendado e com desnível (lembra do tapa buracos?), ou é simplesmente muito ruim. Falo ruim no sentido de ser um asfalto vagabundo e superfaturado (tapete negro?). Convenhamos, a rua das Palmeiras e os Corredores de ônibus com certeza não são exemplos de asfalto de qualidade. 

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Encontrado em: , , ,

Concurso Estadual de Bandas e Fanfarras 2013 em Brusque.

Por Anderson Zucki Da Luz
Foto: ABAFAVI
Boa notícia para os amantes das bandas e fanfarras. Estes terão uma ótima oportunidade para ficarem dois dias seguidos apreciando as mais diversificadas corporações musicais de Santa Catarina em mais uma edição do Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras 2013, que será sediado na cidade da Brusque. A notícia foi confirmada pelo vice-presidente da Associação de Bandas e Fanfarras do Vale do Itajaí (Abafavi) e da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras (CNBF), Sérgio Pacheco. Em entrevista  ele contou em detalhes sobre os trâmites e negociações para que Brusque sediasse o evento.

“Neste ano, várias cidades se candidataram a sediar o evento e, entre elas, a cidade de Brusque, que decidiu, então, e se responsabilizou a organizá-lo. O evento acontecerá nos dias 23 e 24 de novembro”, informa Pacheco. Ele também alerta para algumas mudanças no regulamento. Umas drásticas, outras nem tanto. Entre elas, a possibilidade de se incluir nas bandas cinco por cento de integrantes com a faixa etária extrapolada. Fato que não será mais possível nesta edição do campeonato. Outro fato novo é que, agora, toda a comissão de frente (pelotão de bandeiras, baliza, corpo coreográfico e mor) deverá ser da mesma faixa etária que o restante do corpo musical. “O regulamento vem se atualizando e em Santa Catarina buscamos seguir o regulamento nacional”, completa.

Sobre o local, Pacheco afirma que a maior possibilidade é que aconteça na Arena Brusque. Porém, ventila-se a possibilidade que ocorra no ginásio da Sociedade Esportiva Bandeirante. As inscrições estão abertas e devem se estender até o dia 31 de outubro, podendo se estender até o dia 10 de novembro. O motivo de tal prorrogação é outra nova regra: “agora é obrigatório a entrega da relação nominal por ordem de desfile de cada integrante de cada corporação”, ressalta o vice-presidente.

“Desde já convido a todos para que compareçam no local onde acontecerá o evento para que observem o show que é o Campeonato Estadual de Bandas e Fanfarras em seus dois dias de realização”, finaliza.

MAIS INFORMAÇÕES NO SITE DA ABAFAVI




Encontrado em: , ,

Crueldade ou ciência?

Por André F. de Souza


Foto: Reprodução
Gostaria que meu primeiro artigo neste espaço fosse algo que talvez pudesse fazer as pessoas pensarem melhor, algo para com certeza receber muitas críticas e então me veio em mente aproveitar a deixa desse assunto tão polêmico sobre o “resgate” dos cachorrinhos no instituto Royal e todo este papo de crueldade com animais.    
         
Primeiramente vamos deixar claro que esta é uma avaliação baseada em fatos e não em posts alheios ou “matérias” publicadas por corporações de extrema esquerda ou extrema direita.

domingo, 27 de outubro de 2013

Encontrado em: , ,

A falta de respeito dos distribuidores e exibidores de cinema com o consumidor.

Dublado ou legendado? 3D ou convencional? Independente de sua preferência, devemos ter o direito de escolha.

Após meses de espera, muita expectativa e especulação, calorosas discussões em fóruns, blogs e sites de entretenimento, finalmente chega o grande dia, o lançamento que você tanto aguardava estreia e você vai ao cinema para assistir aquele que imagina ser o filme do ano. Mas nem tudo são flores na vida de um cinéfilo, muitas vezes a decepção tem início antes dos créditos iniciais do filme, isso porque, a maioria das salas de cinema não possui variedade de cópias para atender às preferências de cada expectador, que se vê obrigado a assistir um filme em 3D e dublado contra a sua vontade.

Não sou contra filmes em 3D e nem dublados, mas sou a favor ao direito de escolha, cada um tem sua preferência e acredito que os distribuidores e exibidores têm plenas condições de atendê-las. O fato é que eles se baseiam em pesquisas de mercado sobre o perfil do frequentador de cinema brasileiro e com base nisso tomam decisões para reduzir ao máximo o número de cópias e maximizar o lucro. Ok, estão apenas ouvindo o consumidor, você dirá, estão no caminho certo. Será? Vamos analisar algumas informações: