300x250 AD TOP

sábado, 21 de dezembro de 2013

Encontrado em: , ,

Política - Entrevista exclusiva com Mário Hildebrandt sobre "aumento da taxa de coleta de lixo".

Por Fabiano Uesler 
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 

Imagem: Reprodução
Entrevistei esta semana o Vereador Ivan Naatz sobre o "caso do lixo" desta vez quem fala em entrevista exclusiva com o Todo dia Blumenau é o Vereador Mário Hildebrandt. Novamente buscamos ouvir todos os lados da história que marcou a semana e o fim de 2013 em Blumenau. Segue a conversa:

TdB:
Qual foi motivo que o levou a votar a favor do projeto de lei?

Hildebrandt: Coerência, pois o projeto já havia sido apresentado pelo então prefeito João Paulo, mas não foi votado na época. A bancada PSD teve uma reunião com os servidores do Samae onde foi esclarecido os problemas e o déficit, dívida, que girava em torno de R$ 300 mil mensais e acumulo em mais de R$ 36 milhões ao longo da história para manter o tratamento adequado do lixo. Para cobrir esse rombo estavam sendo utilizados recursos da conta de água, o que diminuía o investimento na melhoria e ampliação da rede. Confiamos que isso irá auxiliar diretamente na superação dos diversos problemas de falta d’água que temos na cidade, em diversos bairros.

TdB:  Porque não houve uma análise sobre o impacto que o aumento causará à população Blumenauense?

Hildebrandt: Houve sim uma avaliação e estudo por parte dos vereadores. Inclusive em um blog, o líder do governo se manifestou favorável ao aumento.

Encontrado em: , , ,

Denúncia - Tréplica da Carta Resposta enviada à redação pela Representante da EEB Padre José Maurício

Por Fabiano Uesler
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 
 
Imagem: Reprodução
No momento em que um jovem estudante não puder expressar suas penas, seus lamentos e infortúnios, no momento em que nossas crianças e adolescentes não puderem ter suas vozes ouvidas por aqueles que se julgam mais sábios e detentores do conhecimento, no momento em que eles não puderem criticar o sistema de ensino em que estão inseridos sem poder ter voz para denunciar o que acreditam serem erros deste sistema não estaremos mais inseridos em uma democracia e sim em uma ditadura corrupta e velada.

Nosso país, estado e município são constituídos em um fundamento democrático que dá voz aos oprimidos e este também é o papel fundamental da impressa que está inserida neste contexto.

Aos professores da Escola de Educação Básica Padre José Maurício só posso expressar meu respeito e lhes parabenizo por sua garra e tenacidade perante um sistema educacional que desvaloriza o saber em detrimento da aprovação coletiva, em detrimento da política ao invés do saber. Todos os professores que tive em minha vida assim como os que eu tive a honra de trabalhar ao lado posso somente chama-los de “guerreiros”. Pois guerreiros são os professores que em todo ano letivo lutam contra injustiças sociais e políticas nas salas de aula. Guerreiros são os professores que diariamente enfrentam crianças que por não ter uma estrutura familiar fortalecida acabam por refletir seu meio social na sala de aula aumentando em muito a carga emocional deste ambiente. O professor hoje é obrigado a fazer papéis de pais e mães em sala de aula quando na verdade esta nunca foi sua função. Guerreiros são os professores que diariamente trabalham com a pobre realidade de escolas sucateadas, abandonadas e relegadas a meros depósitos de criança. Guerreiros são estes professores que com o mínimos fazem seu máximo e mudam a vida de centenas, de milhares de jovens todos os anos. Guerreiros são os professores contratados temporariamente quando obrigados a aprovar alunos por conta de pressões sofridas por direções de algumas escolas que só os fazem aumentarem suas médias de aprovação anualmente para mostrar que são escolas que “aprovam”. Guerreiros são os professores que suportam pressões de “Direções” de escola indicadas por políticos por mera afinidade partidária em detrimento de experiência e conhecimento. Guerreiros são todos os professores.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Encontrado em: , ,

Poesia - Um sorriso abre portas

Por Carlos Eduardo Velozo
(Clique na imagem para ampliar )

O pior dos males,
É acordar reclamando,
É melhor que cales,
do que ficar se queixando.
Um sorriso abre as portas,
de muitas oportunidades,
a raiva é de pessoas mortas,
para a vida e suas verdades.
A vida é mais bonita
e a felicidade é infinita,
quando enchemos a vida vazia
de sorriso e alegria.

Imagem: Reprodução


Encontrado em: , , ,

Denúncia - Diretora de Escola Estadual aprova alunos sem nota que pagaram por formatura.

Por Fabiano Uesler
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 

Imagem: Reprodução
Recebi na tarde desta quarta feira uma denuncia de um aluno da Escola de Educação Básica Padre José Maurício sobre irregularidades nas notas do 3º Ano do Ensino Médio onde alunos com pontuação insuficiente são Aprovados por Conselho de Classe após os mesmos terem pagado sua festa de formatura à diretora da Instituição. O Aluno em questão me pediu anonimato por medo de represálias já que mora na região. Ele relata que muitos alunos chegaram a necessitar de DEZOITO pontos para suas aprovações, ou seja, não estavam preparados. Contou-me também que procurou a imprensa tradicional e não recebeu nenhuma atenção ás suas denúncias.

Como professor sempre achei lamentável aprovar alunos sem capacidade por conselho de classe para cumprir metas de aprovação ou para simplesmente diminuir os índices de reprovação por conta do "politicamente correto" e dos "Freiristas" de plantão.. Criamos dessa maneira uma sociedade despreparada e sem a bagagem escolar necessária para a vida adulta, pois mesmos os reprovados não recebem a devida atenção, faz então necessária uma reforma urgente no nosso sistema educacional.

Segue seu relato na íntegra:

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Encontrado em: , , ,

Política - Como você avalia o primeiro ano de governo de Napoleão Bernardes (PSDB)?

Por André Luciano Heerdt
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 

Imagem: Reprodução
A enquete realizada em conjunto com O BOCA – Blumenau e o Todo dia Blumenau, teve o intuito de consultar a comunidade a respeito da avaliação que ela faz sobre o 1.º ano de mandato da Gestão Napoleão Bernardes (PSDB) e Jovino Cardoso Neto (DEM). A promessa de seguir em frente por um caminho melhor. Centralização de Secretarias e redução drástica nos custos da Prefeitura, inclusive cargos comissionados. A população acredito na jovem promessa, um tanto inexperiente - apenas cargo de vereador e faculdade mais relevante de Direito. Já o vice-prefeito, bom a gente prefere nem comentar.

Funcionou assim a enquete:

1 – Péssimo , 2 – Regular, 3 – Satisfatório, 4 – Bom e 5 – Ótimo.

Obtivemos 12 respostas em 372 visualizações na página: O BOCA – Blumenau.

Onde 100% das 11 respostas votaram em 1 – Péssimo. E uma resposta que o avaliador colocou nota 0, onde explicou que é pior do que péssimo. (desconsideramos como número final). Veja alguns comentários que acompanharam as Notas:

Encontrado em: , ,

Política - Entrevista exclusiva com Ivan Naatz sobre "aumento do lixo".


Por Fabiano Uesler
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 

Imagem: Reprodução
Em primeiro lugar Boa Tarde. O Todo dia Blumenau acredita que toda história tem dois lados e que para bom entendimento todos os lados devem ser ouvidos de maneira objetiva e imparcial, por isso procuramos o Vereador Ivan Naatz para uma entrevista sobre a votação do projeto de lei que aumenta a tarifa da coleta de lixo em Blumenau. Segue a conversa:
TdB: Senhor Naatz, qual foi motivo que o levou a votar contra o projeto de lei sendo o senhor da bancada governista?

Ivan Naatz: Na verdade o projeto apresentava equívocos jurídicos que exigiam maiores esclarecimentos do SAMAE. A planilha da justificação do reajuste necessárias a autorização legislativa estava incompleta além de inexistir manifestação da AGIR a agencia reguladora sobre o tema. Sou o relator da CCJ deixar passar o projeto sem estas observações seria irresponsabilidade da minha parte, ainda sendo advogado. 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Encontrado em:

Política - Quando o Lixo vem à tona.


Por Fabiano Uesler
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 

Imagem: Fabiano Uesler
Que este ano de 2013 não foi fácil pra Blumenau, todos nós já sabíamos, porém ninguém esperava o “golpe de misericórdia” que aconteceu ontem (17/12) na câmara de vereadores quando a grande maioria votou a favor do projeto de lei que aumenta a taxa da coleta de lixo em Blumenau.

Já havia indícios e murmurinhos de que a bancada do PSD apoiaria o governo Napoleão no próximo ano, porém o fato aconteceu mais cedo do que pensávamos. PTB, PRB, PPS e PSC decidiram ontem que vão ficar na oposição para lançar candidato próprio na próxima eleição, o PSD e o PR aderem ao governo e certamente devem ganhar alguma secretaria e não me espantaria que Hildebrandt seja novamente secretário. Resta saber qual o posicionamento do PT no próximo ano que em 2013 ficou dividido entre situação e oposição.  A venda foi feita, o diabo cobra suas almas e quem padece é a população.

Imagem: Jornal de Santa Catarina
Que o SAMAE está sucateado todos sabem, principalmente após o episódio da quebra da bomba reserva da ETA 2. Agora querer remediar este sucateamento com um aumento de 63% na taxa da coleta de lixo é uma afronta à inteligência e dignidade do povo blumenauense. Nenhuma análise foi feita pela câmara de vereadores sobre o impacto que este aumento causa à renda dos moradores e muito menos foi sugerido que o aumento fosse parcelado. Agora, se fosse pra votar aumento de salários eles dariam mil desculpas pra não votar ou pra adiar a votação, ou alguém de fato acreditou que o aumento votado por eles no ppa de fato ocorreria? É lógico que não e também se tratou de jogada política pra por o Napoleão na parede e mostrar que os vereadores têm força. Ontem isso ficou claro, pois agora eles são o governo.
Encontrado em: , ,

História - A Origem do Papai Noel

Por Rainer Sousa / Arquivo História do Mundo / Inglês NAREDE
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 

Imagem: Reprodução
Durante a desintegração do Império Romano, notamos que muitas das populações bárbaras que chegam até a Europa trouxeram consigo uma série de tradições que definiam a sua própria identidade religiosa. Nesse mesmo período, a expansão do cristianismo foi marcada por uma série de adaptações em que as divindades, festas e mitos das religiões pagãs foram incorporados ao universo cristão.

Velho Inverno
Imagem: Reprodução
Entre outros exemplos, podemos falar sobre a figura do Papai Noel, que para os cristãos de hoje representa o altruísmo, a bondade e alegria que permeia a celebração no nascimento de Cristo. Contudo, poucos sabem de onde essa figura barbuda e rechonchuda surgiu. É justamente aí que as tradições religiosas pagãs nos indicam a origem do famoso e celebrado “bom velhinho”.

No tempo em que os bárbaros tomavam conta do Velho Mundo, existia uma série de celebrações que tentavam amenizar as rigorosas temperaturas e a falta de comida que tomavam a Europa nos fins de dezembro. Foi nessa situação em que apareceu a lenda do “Velho Inverno”, um senhor que batia na casa das pessoas pedindo por comida e bebida. Segundo o mito, quem o atendesse com generosidade desfrutaria de um inverno mais ameno.

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Encontrado em: , ,

História - Quais países estudam a história do Brasil?

Por Jael Jaime Rainert / Autor do Texto: Marcel Verrumo
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 

Europeus, africanos e asiáticos se dedicam ao tema, mas pouco. O assunto geralmente é ensinado dentro da história da América Latina.



 Brasil, México e EUA juntos.
Zé Carioca ainda é um porta-voz do Brasil. A animação da Disney "Você Já Foi à Bahia?" (1944), estrelada pelo papagaio, é muito usada na hora de introduzir o Brasil em salas de aula no exterior. "O desenho foi criado como parte da política de boa vizinhança", diz Lise Sedrez, professora da UFRJ, que lecionou nos Estados Unidos. O destaque dado em classe depende das relações - históricas, culturais, comerciais etc. - entre os países. "Nos EUA, as escolas de ensino médio que ensinam português também tratam da história brasileira", diz Lise. Lá, é comum escolas próximas a comunidades de brasileiros ensinarem essas disciplinas. 


segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Encontrado em: , , ,

História - Papai Noel existe?

Por Urda Alice Klueger / Arquivo de Adalberto Day
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 


 Em 1960, eu havia entrada para a escola, a maravilhosa escola que abrir-me-ia as portas para o grande mundo que havia nos livros e, onde, coleguinhas mais sabidos do que eu, ensinaram-me que Papai Noel não existia. Eu encarei com força aquele desvendar de uma nova verdade e, conforme o Natal se aproximava, ficava em casa repetindo impertinentemente:
Imagem: Reprodução
- Papai Noel não existe! Papai Noel não existe!
Minha irmã Margaret, então, tinha quatro anos, e é claro que minha mãe queria que ela continuasse a acreditar em Papai Noel. Quando eu começava com aquela cantilena boba, minha mãe pedia para que eu parasse, e depois implorava, e depois me ameaçava, mas eu não dava um passo atrás na reafirmação da nova verdade que descobria: Papai Noel não existia, e eu queria que todos soubessem que eu sabia disso.
Meu pai e minha mãe, com certeza, estavam bem de saco cheio comigo e aprontaram a sua cena de Natal.

domingo, 15 de dezembro de 2013

Encontrado em: , , ,

Educação - Educar é dizer Não...

Por Silvana Rudolf
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Imagem: Reprodução
Sempre me deparo com situações em lugares públicos de crianças gritando, se jogando no chão “fazendo aquele escândalo” por receber um não dos pais.

Como contornar essa situação e não passar vergonha com a criança berrando e se jogando pra todo lado?

Comece em casa, às vezes queremos tanto que nossos filhos sejam felizes e nos esquecemos de educa-los, damos tudo o que eles querem para que não chorem e não sejam infelizes. Mas até onde vamos conseguir deixa-los realmente felizes?

Quando um bebê chora logo o pegamos no colo para que ele não fique triste, pois associamos choro à tristeza.

Quando ele começa andar e pedir gesticulando alguma coisa, corremos pra entregar o que eles querem para deixa-los bem. Enquanto eles são pequenos é fácil.