300x250 AD TOP

sábado, 18 de janeiro de 2014

Encontrado em: ,

Sociedade - Videogames não provocam violência infantil

Por Jael Jaime Rainert
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)


Estudos recentes indicam que o aumento da agressividade provocado por eles é baixo, entre 0 e 2,5%, e que a violência entre jovens está diminuindo



Em Grand Theft Auto (GTA), um dos videogames de maior sucesso entre jovens e adultos, o personagem controlado pelo jogador pode roubar, agredir, até matar. Em Resident Evil, tiroteio e pancadaria também rolam soltos. Mesma coisa em Counter-Strike. É óbvio que isso preocupa muitos pais. Será que esse tipo de jogo pode tornar uma criança mais violenta? E um adulto?

 
Para alguns especialistas, a resposta ainda é sim. "A televisão e o cinema modelam a violência, ensinando aos espectadores comportamentos agressivos, e os videogames vão além, ajudando os jogadores a praticá-los", afirma Thomas N. Robinson, professor de pediatria da Universidade Stanford, nos EUA. Mas essa "verdade", embora faça muito sentido, vem sendo cada vez mais contestada - e não apenas por pesquisas científicas, mas também por dados estatísticos. Lá mesmo, no país do doutor Robinson, a ocorrência de episódios violentos envolvendo jovens de 12 a 15 está diminuindo desde 1997, quando foi lançada a primeira versão do GTA. Naquele ano, eram 87,9 ocorrência para cada grupo de 1 000 adolescentes. Em 2004, elas já tinham caído para 49,7.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Encontrado em: , , ,

Vocação - Escolher o que vai fazer pelo resto da vida.


Por Talita Rudolf
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Quando você sai do ensino médio tem um mundo de oportunidades a sua frente, mas logo precisa escolher o que vai fazer da vida e pro resto dela. Algo que você goste de fazer e que seja um emprego ao invés de um “trabalho”, se é que você me entende.

Demorei muito para escolher qual a profissão eu gostaria de ter. Foram alguns anos com o dilema de escolher um curso na faculdade. Sempre quis trabalhar com pessoas isso era certo. Mas passei a pensar com que tipo de pessoas que eu gostaria de trabalhar. Turismo era uma ótima ideia, seria divertido! Pessoas diferentes quase todos os dias, lugares novos, coisas para aprender e também para mostrar as pessoas. Foi então que começaram as surgir os “contras” dessa profissão. Eu iria visitar milhares de vezes os mesmos lugares, ouvir milhares de vezes os mesmos comentários e isso não me faria mais feliz muito antes mesmo de eu me aposentar. ME APOSENTAR???? Eu nem sequer tinha iniciado o curso na faculdade e já estava pensando na aposentadoria, isso não podia ser um bom sinal!
Encontrado em: , ,

Cinema - Indicados ao Oscar 2014

Por Jael Jaime Rainert(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

And The Oscar Goes To...

Finalmente saiu a lista dos indicados ao Oscar, a entrega acontece dia 2 de março, em Los Angeles.
Confira os indicados:

Filme
"12 anos de escravidão"
"Gravidade" (confira o Review do TDB)
"Trapaça"
"Capitão Phillips"
"Clube de compras Dallas"
"Ela"
"Nebraska"
"Philomena"
"O lobo de Wall Street"

Diretor
Alfonso Cuarón, de "Gravidade"
Martin Scorsese, de "O lobo de Wall Street"
Steve McQueen, de "12 anos de escravidão"
Alexander Payne, de "Nebraska"
David O. Russell, de "Trapaça"

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Encontrado em: , , ,

História - Brasil uma história de lutas

Por Walner Bernardes

(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Um fato de nossa história que poucos conhecem ou lembram. Afinal se hoje temos um instrumento como o blog para propagarmos nossos anseios, é porque alguns lutaram para que isso ocorresse hoje. Direta ou indiretamente muitos de nós fizeram parte desta historia.

Texto de Gabriel Manzano - O Estado de S.Paulo

Na foto, Eneas Farias, Tancredo Neves
e Ulisses Guimarães
(Foto: Rubens Vandresen/ Divulgação/
Secretaria de Cultura de Curitiba)
Figura marcante da oposição ao regime militar em 1984, o então deputado Ulysses Guimarães, que presidia o PMDB, respirou aliviado ao ver as dezenas de bandeiras tremulando na Boca Maldita superlotada, no centro de Curitiba. "Começamos triunfalmente", festejou no palanque arrumado às pressas, 30 anos atrás, para o primeiro comício das Diretas-Já. O movimento pedia o fim da ditadura militar e a volta das eleições diretas no País.

Cerca de 40 mil pessoas estavam na praça naquela quinta-feira, 12 de janeiro, para surpresa de Ulysses, dos governadores Tancredo Neves (MG), Franco Montoro (SP) e José Richa (PR), do animado locutor Osmar Santos - e também dos militares.

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Encontrado em: ,

Sociedade - O que falta no mundo

Por Denis Rudolf
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Imagem: Reprodução
No mundo há pessoas egoístas que se preocupam apenas consigo mesmas, aliás, isso é o que tem de sobra no mundo. Os que não tem poder são oprimidos e os que o possuem são déspotas. Nesse mundo em que vivemos o amor é banalizado e é tido como paixão ou simples interesse. Tem de sobra no mundo pessoas sem paciência, violentas, preconceituosas. As pessoas se preocupam mais com o aquecimento global do que com a culpa que elas mesmas têm desse desastre.

As pessoas culpam a Deus pela enchente, mas esquecem da sacola de lixo que jogaram no rio ontem. Todas as pessoas procuram um culpado por seus problemas e seus erros. Já notou que quando alguém morre normalmente dizem: “Deus quis assim”? Quando algo de ruim acontece dizem: “Deus está te castigando”. Até quando poremos a culpa em Deus por nossos erros?

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

Trânsito - As mortes em acidentes de trânsito no olhar e na dor dos pais

Por Márcia Pontes Educadora de Trânsito
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Imagem: Reprodução
O ano novo mal chegou e em suas primeiras semanas já está se mostrando um ano violento para o trânsito no Vale do Itajaí. A impressão que se tem é que a violência está sem controle, desmedida, exagerada, e que fazia tempo que não se começava um janeiro com tantos acidentes e mortes no trânsito. Com um detalhe: os mais jovens estão morrendo cada vez mais cedo. Cedo demais! 

Lamentamos pelas vidas que se vão, mas e a dor de quem fica? A dor do pai, da mãe, de quem é "pãe" (pai e mãe ao mesmo tempo) e se sente destroçado, estraçalhado, destruído por uma dor que de tanto que dói não se sabe se é na alma ou se é física. 

De todo o meu coração e com os mais profundos sentimentos às vítimas e suas famílias, como ser humano e como profissional que assumiu o compromisso existencial com a segurança no trânsito, eu não tenho como expressar a dor dos pais dos 3 jovens, garotos, meninos que perderam a vida de forma violenta num acidente em Gaspar

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

Sociedade - A nação dos abandonados.

Por Silvana Rudolf
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Imagem: Reprodução
Estamos em uma época em que tudo depende de nós, devemos ser bons amigos, compreensivos, bons Pais, ótimos profissionais, manter nosso astral sempre em alta. Não podemos errar, temos de estar sempre dispostos a ajudar, olhar pelos mais necessitados, pelos idosos, pelos animais, pelas crianças, mas não temos ninguém que olhe por nós. A sociedade não esta preocupada com melhorias, com escolas, saúde, lazer, segurança, para que tenhamos condições físicas e mentais para suportar tanta cobrança e tanta responsabilidade.

Certo concordo com tudo isso, não devemos maltratar ninguém, seja quem for humano ou animais...

Mas realmente preciso de uma receita mágica para me manter com alto astral depois de um dia cheio onde tenho que responder perguntas que uma criança de dois anos já sabe, ler textos com tantos erros de português que parece que estas mesma criança do primário escreveu, ver pessoas tratando animais com mais atenção e carinho do que os próprios filhos.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

Cinema - Retrospectiva 2013 - Os 20 Melhores!

Por Rafael Alexander Marghotti
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

O ano de 2013 foi recheado de surpresas no cinema, tanto boas quanto ruins, tivemos filmes originalíssimos e inovadores, mas também um monte de sequências e reboots, algumas boas, outras decepcionantes. Mas não vamos focar em coisas ruins, por isso, segue uma lista com aqueles que, em minha opinião, foram os melhores filmes do circuito comercial de 2013.

Imagem: Reprodução.
Nota: Esta lista se baseia nas datas de estreia do Brasil, por isso, pode haver filmes lançados lá fora em 2012 e até mesmo 2011.

01 - Gravidade [Gravity, EUA, 2013] - Magnífico, fantástico e extraordinariamente belo, definitivamente o melhor filme do ano, tanto pelo aspecto visual como pelo roteiro e pelas atuações. Clique aqui e veja a review completa publicada aqui no TdB por Jael Rainert.

02 - Django Livre [Django Unchained,EUA, 2012] – Tarantino é Tarantino, não tinha como esperar menos, violento, sagaz e inteligente, uma obra-prima sobre vingança abrilhantada pela atuação de Christoph Waltz.