300x250 AD TOP

sábado, 19 de outubro de 2013

Encontrado em: , , , , ,

Banda Pré-Histórica de Blumenau é Destaque Nacional Com Rock Educativo.

Professor catarinense usa músicas próprias para cantar e ensinar Revolução Industrial, Iluminismo e outros marcos

 

Foto: Reprodução.
A proposta inicial, pensada pelo vocalista, guitarrista e professor Christian Machado, de Blumenau (SC), era ensinar história de uma maneira diferente e mais prazerosa. Mas a banda Pré-Histórica foi além. Preparando-se para o lançamento de seu primeiro álbum, que deve sair ainda este ano e de forma independente, o grupo formado em 2012 segue realizando shows em escolas e festivais de rock locais, e cativando um público cada vez maior.

“O pioneirismo foi da Inglaterra / mas a Revolução se espalhou / modificando toda a sociedade / fazendo do lucro uma prioridade”, ensina a letra de “Revolução industrial”, um dos hits da banda. A ideia é que as canções possam ser utilizadas em sala de aula não só por ele, mas por outros educadores. Desde a sua formação, a banda tem mantido o estilo “rock-pedagógico”, com uma pegada de blues vez ou outra, adornando as composições e os arranjos próprios.

“O projeto surgiu quando vi que músicas próprias eram melhores em sala de aula do que as famosas paródias. A melodia original confundia o aluno. Uni o útil ao agradável, quando percebi que as notas dos meus alunos melhoravam [com o método]”, orgulha-se o professor.

Quando, em 2010, Christian começou a compor as letras inspiradas em temas históricos – como Iluminismo, Igreja medieval e a vinda da Família Real para o Brasil, além da famosa Revolução Industrial – ele ainda não havia pensando na formação original da banda. Foi apenas em 2012 que convidou seu ex-aluno Gabriel Day, o Gabes, e seu amigo Ricardo Bordgnion para ingressarem no projeto. Só naquele ano, eles fizeram mais de 20 shows em escolas e festivais, como o “Rock in Rio”. “Não o famoso, do Rio de Janeiro, mas o de Rio Negrinho, no interior de Santa Catarina”, brinca Day.

Desde que a Pré-Histórica foi montada, o público aumentou. O vocalista Christian credita o sucesso à pegada jovem da banda. “As músicas são altamente didáticas e de fácil assimilação, pois têm uma linguagem voltada aos jovens, mas lógico que sempre será necessária a ajuda de um professor para realizar a apreensão. Houve uma procura gigantesca pela banda e por nossas músicas, minhas explicações e até mesmo shows depois que saímos na revista Guia Estudantil”.

Mesmo com o CD ainda a caminho – e que fala de pré-história, descobertas marítimas, monarquias nacionais e Semana de Arte Moderna – os integrantes da banda afirmam ter material suficiente para mais dois. O baixista Gabes não nega o gostinho da fama: “Gosto de tocar ao vivo, é legal quando o público participa e é incrível ver como muitos já sabem cantar alguns refrãos! Estamos longe de ser popstar, mas é legal ver que a criançada no colégio gosta de rock e acaba aprendendo com nossas músicas”.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Encontrado em: ,

Política - Napoleão Bernardes em dúvida existencialista... Apoiar ou não apoiar os servidores.

   Vemos algumas discrepâncias em discursos políticos, todos nós já nos acostumamos a isso, em um momento um político apoia uma coisa e outro momento outra. Não deveríamos ficar surpresos pois já estamos acostumados à tão conhecida prostituição partidária onde "alguns" políticos se "afiliam" em última instância ao partido que mais lhes convêm. Alguns...


   Agora também vemos a mesma situação quando se trata de discursos e promessas. Logicamente sabemos que uma pessoa com um mínimo de bom senso é capaz e deve mudar de ideia em relação a um assunto quando sua consciência mandar. Mas alguns assuntos não parecem perder importância, ou parecem? Ou será que quando a "água bate nos fundilhos" a situação fica diferente provocando uma mudança de pensamento?

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Encontrado em: ,

Prefeitura define funcionamento no final do ano de 2013.

Em e-mail enviado aos servidores municipais na tarde desta quinta-feira dia 17/10 a Prefeitura de Blumenau define como será cronograma de verão e férias coletivas. Segue texto na íntegra:

Prezado Servidor:

Foi definido pela Administração Municipal o período de férias coletivas dos servidores públicos municipais, que será de 23 de dezembro de 2013 (segunda-feira) a 03 de janeiro de 2014 (sexta-feira).

Também ficou definido que no próximo dia 28 de outubro (Dia do Servidor) será decretado Ponto Facultativo.

A Prefeitura de Blumenau não decretará o horário de verão no serviço público municipal, especialmente pela necessidade de atendimento integral à população e para que os setores administrativos prestem a retaguarda necessária aos servidores que atendem o público diretamente.

Secretaria Municipal de Administração

http://wp.clicrbs.com.br/giovana/files/2013/09/bandeira1-Custom.jpg
Foto: Reprodução.

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Encontrado em: ,

Política - Brasil, mostra a tua cara .

Por Fabiano Uesler

Foto: Reprodução.
   Em 2014 teremos mais um ano de eleições no Brasil, mais um ano de sorrisos, apertos de mãos e abraços, mais um ano de tapas nas costas, de debates maquiados e de uma moral duvidosa se não inexistente. Mais um ano em que teremos uma direita (se é que há alguma) engessada, ineficiente e tendenciosa. Outro ano onde teremos uma esquerda (se é que há alguma) prometendo justiça, crescimento econômico e prosperidade (mentira) e no final rendendo-se ao bom e velho capitalismo (vide mensalão).
   Sinceramente, cada vez mais partidos políticos se assemelham às igrejas ou cultos em sua “teologia da prosperidade”, temos a “política da prosperidade” onde se promete o melhor de tudo e fala-se de quão rotunda será a cidade, estado ou país quando algum deles for eleito e quão “gloriosa” será sua administração (só que não).
   Mais do mesmo, chover no molhado e uma profusão de pleonasmos não são suficientes pra tentar exemplificar nossa política viciada e há muito repetitiva. O político brasileiro tornou-se uma caricatura viva de si mesmo. Conhecemos políticos dos mais variados tipos, pela maneira que se vestem (uniforme com calça jeans, camisa e sapatos sociais), pela forma que agem (a pergunta é pra quem?), sorriem e falam. Nossos políticos são atores de um teatro ultrapassado com um “q” de pantomima assim como de um discurso pueril e vazio.

Encontrado em: ,

Tradição alemã pra inglês ver.

Por Fabiano Uesler 

Foto: Divulgação.
Foto: Reprodução.
  Tenho visto esta semana questões em votação na câmara de vereadores sobre a entrada na Oktoberfest . Entrada livre ou paga para trajes típicos? A resposta coerente deve ser entrada livre para trajes, pois numa Blumenau feita pra inglês ver com “construções enxaimel” falsas, bem do tipinho daquelas falsificações baratas do Paraguai que tanto conhecemos, o mínimo de remanescente cultural deve ser preservado.
Vejamos, nosso poder público não se interessa pela preservação de imóveis tradicionais da cidade que contam nossa história e mostram nossa cultura, vemos aí o exemplo dos prédios antigos bem no início Rua XV de Novembro ou de casas e casarões da cidade de várias épocas que se não são preservadas pelas famílias mais abastadas ficam ao léu, desmoronando e apodrecendo a vista de todos. Quando muito ocorre de vez em quando alguma campanha em redes sociais onde são postadas fotos das construções abandonadas. Lembro-me bem de uma casa enxaimel na dois de setembro perto da rodoviária que via desde a infância e que foi deixada de lado até que nem seus pregos tenha sobrado.

Encontrado em: ,

Reclamar: esporte nacional e especialidade blumenauense.

Por Fabiano Uesler 

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
   Estava eu absorto em pensamentos sobre qual seria meu próximo texto quando ouvi em uma rádio de Blumenau uma “reclamação em cadeia” de um ouvinte revoltado com uma obra pública não efetuada. Pois bem, a reclamação começa sobre o problema “1” em seguida ele discorre revoltado sobre como pode se resolver o problema “1” se o problema “3” nem foi resolvido.
Além de parecer uma equação matemática das mais fajutas isso nos ilustra a “mania de reclamar” que nós brasileiros temos e que em Blumenau nós transformamos em “arte”. Reclamar sem propósitos é algo que fazemos com maestria. Vamos melhorar a definição, quando, por exemplo, temos problemas de disciplina em escolas, quer sejam públicas ou particulares nós, educadores, normalmente “culpamos” as famílias pela falta de ensino moral que deve e nisso, eu acredito piamente, ser dado em casa, porém, nem todo problema disciplinar tem cunho familiar. Vemos nestes momentos “educadores” e inclusive a sociedade afirmando que a escola não pode ensinar ou disciplinar, pois isso cabe às famílias. Temos, portanto o problema de disciplina que é o problema 1 e a família que neste caso ilustra meramente o problema 3, ficando portanto a dúvida de saber onde está o problema 2, ou seja, onde está a real problemática do aluno indisciplinado?

Encontrado em: ,

Política - 'As senhoras e os senhores não são políticos, as senhoras e os senhores são moleques'

Por Fabiano Uesler 

Foto: Reprodução.
Foto: Reprodução.
  Muito interessante estes partidos de cor vermelha comparando os protestos aos Fascistas, à Ditadura e à Ku Klux Klan. Logo eles que sempre apoiaram protestos e manifestações.


   Em muitos lugares aqui em Blumenau, principalmente em ambientes 'públicos' da cidade, quando se toca no assunto, nem se manifestam. Mais interessante ainda é acharem que os protestos são de Direita, o que é uma piada infame e sem graça, pois a direita está tão embasbacada e abobalhada com as manifestações quanto a esquerda. Uns com o Ú na mão, outros tentando se aproveitar.



   Política sim, mas politicagem não. Chega deste partidarismo. Ouvi ontem na TV Justiça um Deputado do 'PSUN' (sim é piada com o partido) comentando sobre a ojeriza que o Brasileiro está dos políticos e da imprensa, e quer saber o melhor? Ele apoiou e deu razão a este desgosto do Brasileiro com a Política. E disse que, ou os políticos são renovados e mudam suas atitudes e a maneira que 'representam' o povo ou o brasileiro continuará com este desgosto em esta ojeriza, pois nossa representatividade política é falha e inexpressiva, isso sem falar da corrupção.


Encontrado em: , ,

Sociedade e Religião - Estado Laico não é Estado Ateu.

Por Fabiano Uesler  

blumenews - estadolaico1
Foto: Reprodução.
 Muito se ouve falar nos últimos tempos sobre o termo “Estado Laico” e consequentemente muitas dúvidas surgem em relação ao tema. No artigo 19 da nossa Constituição temos estabelecido o seguinte: “É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público.” Esta disposição caracteriza o estado Brasileiro como Laico, ou seja, aquele que não possui uma religião oficial, pois é um estado secular que se mantém neutro e imparcial nos temas religiosos. É função do estado laico, estabelecer ações que prezem a boa convivência entre credos e religiões, combatendo o preconceito e a discriminação religiosa.

   Devemos também salientar que estado laico não pode ser confundido com estado ateu, sendo que o ateísmo e seus assemelhados também se incluem no direito à liberdade religiosa. De acordo com o Jurista Pontes de Miranda: “liberdade de crença compreende a liberdade de ter uma crença e a de não ter uma crença” (Comentários à Constituição de 1967).  Portanto o direito de não ter uma religião é também defendido pela nossa constituição.