300x250 AD TOP

sábado, 25 de janeiro de 2014

Encontrado em: , , ,

Charge - "Dê-me a visão além do alcance".

Por Dionei Raulino
(Clique na imagem para ampliar)

Imagem: Dionei Raulino
Encontrado em: , , , ,

História - Sociedade Civil e sua Evolução

Por Walner Bernardes - Reizinho
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)


Imagem: Reprodução
O Termo Sociedade Civil, nasce no Brasil em final dos anos 70, sendo sinônimo de Participação e Organização da população civil na luta por direitos contra o regime ditatorial militar da época, por isso o nome Sociedade Civil.

O engajamento em qualquer Organização da época tinha um significado de desobediência e resistência ao regime político vigente.

Muitas destas organizações existentes eram articuladas por partidos políticos excluídos insurgentes na clandestinidade, pois a época somente o Partido do Governo, ARENA e o então M.D.B. este considerado de esquerda consentida, tinham o direito de atuar no cenário político e na vida política do Pais.

A luta da Sociedade Civil então se dava pela busca de Direitos, Justiça Social e Liberdade, sendo apoiados por alas da Igreja Católica e outras religiões.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

Sociedade e Política - Senadores propõem que protestos durante a Copa sejam considerados terrorismo e punidos com até 30 anos.

Por Felipe Garcia / Arquivo Folha Política 
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)


Imagem: Reprodução
De autoria dos senadores Marcelo Crivella (PRB/RJ), Ana Amélia (PP/RS) e Walter Pinheiro (PT/BA), o PL 728/2011, cuja votação está sendo apressada no Congresso, prevê limitações ao direito à greve, além de considerar atos de manifestações, sob determinadas circunstâncias, terrorismo.

De acordo com a ementa - parte do texto em que se resume a proposta -, o projeto 

define crimes e infrações administrativas com vistas a incrementar a segurança da Copa das Confederações FIFA de 2013 e da Copa do Mundo de Futebol de 2014, além de prever o incidente de celeridade processual e medidas cautelares específicas, bem como disciplinar o direito de greve no período que antecede e durante a realização dos eventos, entre outras providências".

Dispõe o art. 4º:"

Provocar ou infundir terror ou pânico generalizado mediante ofensa à integridade física ou privação da liberdade de pessoa, por motivo ideológico, religioso, político ou de preconceito racial, étnico ou xenófobo: Pena – reclusão, de 15 (quinze) a 30 (trinta) anos.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

Política e Sociedade - Brasil e sua Corrupção Crônica

Por Fabiano Uesler
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Imagem: Reprodução
Faz algum tempo no ano passado (2013) quando fui a uma farmácia e no final da compra ao passar no caixa o cidadão que estava atendendo não me cobrou um dos medicamentos. Ao receber troco a mais e ver no cupom fiscal esse detalhe eu avisei a ele que não havia me cobrado o remédio. Entreguei o dinheiro e ele espantado,  com os olhos “arregalados” agradeceu a “honestidade”.

Naquele dia fiquei pensando no que houve e acreditem, com muito mais espanto do que o atendente. Não saia da minha mente o semblante de “estupefato” dele, pois em minha mente eu não fiz mais do que a minha OBRIGAÇÃO. Estamos tão presos ao cotidiano que por um instante me esqueci de como é nossa sociedade, de como nós, o povo brasileiro somos corruptos.

Nós brasileiros na grande maioria infelizmente somos o povo de jeitinho, o povo que quer levar a melhor e se dar bem em tudo, somos o povo da “gambiarra”.  Nós somos o a nação que elege POLÍTICOS CORRUPTOS.

Exemplo de Corrupção na
cidade de Maricá - Ponte para
lugar nenhum
Imagem: Itapuaçú Site
Sempre me indaguei sobre o porquê de tanta corrupção e, logicamente, concluí o óbvio. Nós temos políticos corruptos porque somos um país que sofre desde a sua base até o topo de uma corrupção crônica e histórica. Um dos sintomas dessa corrupção é a “burocracia” que serve de engodo para desvios de verbas. Somos o país onde cartéis se disfarçam de “consórcios” e “holdings”, onde políticos acusados de peculato, roubo e corrupção recebem cargos importantes. João Paulo Kleinubing, por exemplo, é diretor presidente do BADESC. Pode isso? Um político acusado de corrupção recebe a diretoria de um BANCO? Se ele é inocente ou não é outra história, mas moralmente esse fato está há milhas do correto.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

Trânsito - Bebida e direção: o grande desafio para as campanhas de trânsito em Blumenau

Por Márcia Pontes Educadora de Trânsito

(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Imagem: Reprodução
Blumenau já saiu na mídia como o município catarinense em que mais se bebe e dirige. Também já foi destaque como o município que mais flagra motoristas embriagados dirigindo, o que não significa dizer que seja o município que mais faz blitz e operações comandos de trânsito. Afinal, se tanto motorista bebe e dirige como a mídia noticia, mesmo numa blitz eventual ou de pouca frequência, é de esperar que os motoristas alcoolizados sejam flagrados. 

Mas, o pior é aqueles que não são flagrados, pelo menos, antes do acidente ser provocado. Como aquele motorista que caiu no ribeirão da Velha e fugiu, deixando o socorro das duas filhas pequenas por conta de populares, já que a mãe das crianças também estava alcoolizada.

Não muito diferente de muitos municípios brasileiros, Blumenau tem um déficit histórico no efetivo ao mesmo tempo em que se diz que para flagrar todos os motoristas que bebem, dirigem e cometem outras infrações por imprudência, imperícia e negligência só praticando o impossível de se colocar um agente em cada rua.

A Guarda Municipal de Trânsito em parceria com a Polícia Militar, que também tem um déficit histórico no efetivo, vêm fazendo das tripas coração para dar conta de fiscalizar de acordo com as prioridades.

Mas, não é fácil fiscalizar a frota de 232.716 veículos licenciados no município, com uma média de 800 novos licenciamentos ao mês e pouco mais de 550 novas habilitações emitidas mensalmente, o que dá algo em torno de 6.900 motoristas aptos a dirigir anualmente pelas ruas da cidade. (DETRAN/SC, 2014).

As coisas pioram ainda mais porque os motoristas blumenauenses não estão conseguindo fazer o mínimo que se espera de todo condutor habilitado: manter o carro na pista sem perder o controle e provocar choques ou colisões. Só no ano de 2013 foram:

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Encontrado em: , , ,

Sociedade e Religião - Intolerancia Religiosa – Não Aceite Esta Realidade Criminosa

Por Sebastião Ramos / ABRAVIPRE(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Ao longo da historia temos ouvido falar acerca de diversos relatos de perseguições religiosas. Quem nunca ouviu através dos livros de historia sobre a Inquisição promovida pela Igreja Católica na Idade Média ou das Cruzadas, ou ainda dos massacres ocorridos na França na Noite de São Bartolomeu, em que Católicos e protestantes se enfrentaram em sangrentos combates, tendo como resultado uma das maiores carnificinas daquela época.
Imagem: ABRAVIPRE

Estes foram momentos históricos de intolerância religiosa de 500 e 1000 anos atrás. Perguntamo-nos por que ocorreram tais coisas? Analisando o significado de intolerância religiosa podemos ter parte da resposta, dada a complexidade do tema, uma vez que se trata de um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas, entendido legalmente como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana.

Hoje ao lermos sobre esses fatos e em virtude de vivermos em uma democracia, talvez sejamos tentados a pensar que a intolerância religiosa é uma coisa do passado. Quão enganados estamos! Ela é mais atual e comum do que imaginamos.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

História - O Destemido Vapor Progresso


Por Carlos Braga Mueller / Arquivo Adalberto Day 
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Ao completar 25 anos, em 9/12/1904, o Vapor Progresso "desfilou" pelo Rio Itajaí Açu com banda de música a bordo. 

1864 Blumenau tem apenas 14 anos de existência e precisa desenvolver sua atividade econômica. 

A produção dos colonos, embora pouca tinha que ser transportada para o litoral.

O Governo da Província de Santa Catharina prometera abrir duas estradas: uma de Blumenau ao Porto de Itajahy; outra de Blumenau aos contrafortes da Serra Geral, subindo em direção ao planalto. Enquanto as estradas ficavam só na promessa, Dr. Blumenau adquiriu de Frederico Bruestlein, de Joinville, um vaporzinho que passou a navegar no Rio Itajaí Açú rebocando chatas, levando ao Porto de Itajahy a produção da Colônia.  Em 1874 foi fundada em Desterro, capital da Província, a Companhia Catarinense de Navegação que adquiriu o vapor São Lourenço para fazer uma linha regular de cargas e passageiros entre a capital e Gaspar. O vapor não conseguia chegar a Blumenau devido a corredeiras e pouca profundidade do rio na localidade de Belchior. Com ele vinham as encomendas, mala postal, passageiros. De Gaspar a Blumenau utilizavam canoas ou carroças. O comandante do São Lourenço era João Várzea, pai daquele que foi um grande poeta catarinense: Virgílio Várzea

domingo, 19 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

Poesia - Unidos da Rua

Por Carlos Eduardo Velozo
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

No começo da rua, morava Maria,
Que de tudo fazia o que queria,
Na frente morava o João,
Que jogava um bolão!
Do lado residia o Ninguém,
Que nem sabia se era alguém!
Logo na frente,
Morava mais gente,
O Zé Nunvaidá,,
O Tião Vaiquedá,
O Juca Tonessa
E a Glória Bom Abessa.

Encontrado em: , ,

Cinema - Expectativas para 2014

Por Rafael Alexander Marghotti
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

O ano de 2014 mal começou, mas as promessas cinematográficas são de explodir a cabeça! Existem muitas ideias originais sendo desenvolvidas, além das consagradas adaptações de quadrinhos e best-sellers. A expectativa é grande em torno de muitos lançamentos, o que não nem sempre é bom, pois pode acabar frustrando muitos expectadores que idealizam determinado filme e o resultado final acaba sendo diferente. Sendo assim, quero contribuir para aumentar ainda mais o nível de expectativa dos cinéfilos de plantão, listando aqueles que prometem ser os melhores filmes de 2014 (pelo menos espero que sejam!).


Imagem: Reprodução.
Nota: Lista organizada com base na data de estreia no circuito comercial brasileiro.

Janeiro

Ajuste de Contas [Grudge Match, EUA, 2013] – Stallone e De Niro satirizam os boxeadores que já interpretaram no cinema nesse combate dos vovôs brucutus.

Ninfomaníaca – Parte 1 [Nymphomaniac, Dinamarca/Alemanha/França/ Bélgica/Reino Unido, 2014] - Lars von Trier sempre foi polêmico, mas agora parece que se superou, já teve até gente desmaiando nos cinemas ao assistir à luxuriante história dessa autodiagnosticada ninfomaníaca.

O Lobo de Wall Street [The Wolf of Wall Street, EUA, 2013] – Scorsese e Di Caprio, talvez a melhor dupla diretor-ator nos últimos 10 anos, nesse filme totalmente pirado sobre ganância, poder, crime, sexo, drogas e nonsense.