300x250 AD TOP

sábado, 23 de novembro de 2013

Encontrado em: , , ,

Poesia - Não tenha pressa

Por Carlos Eduardo Velozo


Não tenha pressa
Ando devagar, pois já tive pressa,
Diz a letra de uma musica.
Pois então andem devagar,
Sem pressa de amar,
Cavalguem a cada dia,
Buscando o melhor que havia,
Passeiem pelas ruas da vida,
Encontrando a vontade contida,
Nadem contra as águas,
Deixando as mágoas!
Mas tenham uma certeza:
O saber não põe a mesa!
Porém é a fé e esperança
Que todo sonho alcança!

Imagem: Reprodução

Encontrado em: , ,

História - O Assassinato do comandante do Vapor Blumenau

Por Carlos Braga Mueller  Arquivo Adalberto Day

Hoje vamos reproduzir um relato feito pelo Sr. Frederico Guilherme Busch Jr., ex-prefeito de Blumenau, publicado na revista "Blumenau em Cadernos" na edição nº 9, Tomo IX, de setembro de 1968. Busch também era proprietário do cinema do mesmo nome, que fôra fundado pelo seu pai em 1904.

Foto: Reprodução
  
Busch escreveu o seguinte:

"Antigamente, quando o comércio de Blumenau necessitava de mercadorias com uma certa urgência, tinha que adquirir as mesmas em Itajaí, nas firmas Asseburg ou Malburg.
E o intermediário nas compras era sempre o comandante do vapor Blumenau", Krubeck. Quando um negociante qualquer necessitava de dois sacos de açúcar, de um saco de farinha, de uma outra mercadoria, era só falar com o comandante Krubeck e já no dia seguinte a encomenda vinha pelo "Blumenau".
E não eram só mercadorias. Também recados, bilhetes, cartas, embrulhos.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Encontrado em: ,

Todo dia Blumenau 1 Mês com Tudo de Bom!


O Todo dia Blumenau completou 1 mês de existência no dia 16 de novembro.  O Blog nasceu com o propósito de ser uma vitrine de bons textos assim como de pessoas de bem. Surgiu também como mais uma alternativa à nossa leitura diária. Textos focados no humanismo, de pessoas para pessoas. Artigos criados através do potencial e do gosto de cada um dos seus escritores, afinal o TdB não seria o que é sem eles.

O Todo dia Blumenau cresceu e vem se destacando com a fidelidade dos seus leitores e por sua variedade textual. Existimos por conta do prazer que a escrita e suas palavras nos proporcionam e por vocês, nossos leitores. 

Como idealizador do TdB devo meus agradecimentos mais sinceros e calorosos em primeiro lugar à minha amada esposa Silvana Rudolf, uma das escritoras do TdB e a companheira que tem me acompanhado nessa caminhada assim como acompanho à sua. Agradeço aos amigos/escritores/colaboradores do TdB que cada vez mais dão suas personalidades aos seus Textos.

Aos nossos leitores agradeço em nome de todos nós do Tdb e lhes desejo uma boa leitura em todas as suas visitas.
 
Aos Colaboradores, Escritores e Parceiros do TdB Adalberto Day, Anderson Zucki, André F. de Souza, Carlos Braga Müeller, Carlos Eduardo Velozo, Christian David Machado, Jael Jaime Rainert, Márcia Pontes, Rafael Alexander Marghotti, Ricardo Tomaselli, Sebastião Ramos de Oliveira e Silvana Rudolf recebem o meu MUITO OBRIGADO por fazer parte da família Todo dia Blumenau, o balaio de gato que é Tudo de Bom!

Fabiano Uesler, Idealizador e Criador do Blog Todo dia Blumenau
Encontrado em: , ,

Política - Ôô Maldade!!

Por Carlos Eduardo Velozo

Imagem: Reprodução
Navego pelas redes virtuais e meus olhos pelos jornais e vejo cada “maldade”.
Imagina vocês que prenderam vários políticos por causa de um tal de mensalão, os coitados, que foram muito bem educados pela escola de Cuba quando estavam exilados, estavam apenas distribuindo e repartindo melhor, valores monetários para deputados apaixonados pelo socialismo do dinheiro, mas era só para não ficar na mão de um só. Eles tiveram as melhores intenções, o que fizeram com eles foi ôô maldade!

Em Blumenau alguns vereadores foram acusados de participarem de diversas irregularidades, dentre as quais: promover o engajamento de servidores municipais nas respectivas campanhas eleitorais dentro do horário de expediente; usar veículos oficiais e telefones funcionais em benefício das campanhas; desvio de material e patrimônio da URB para atender interesses eleitorais; indicação de pavimentação de ruas em bairros dotados de pouco infraestrutura em benefício da candidatura dos representados. Cassaram-nos coitados, pois só estavam atendendo melhor a população, fazendo os funcionários públicos trabalharem, afinal , falam por ai que eles não trabalham. Eles serem cassados foi ôô maldade!

Imagem: Reprodução
Agora o Ministério Público do Estado de Santa Catarina, promoveu uma ação civil pública contra a Fesporte, a Proeb e a Fundação Municipal de Esportes, denunciando suspeita de fraude na concorrência pública para montagem da estrutura administrativa (CCO) e de imprensa dos Jasc na Vila Germânica. O mais grave, porém, foi a constatação, feita através de fotografias feitas pelo próprio promotor, de que a MG1 estava fazendo a montagem das salas antes mesmo de sair o resultado do pregão. Sinceramente...neste país as pessoas não estão acostumadas a empresas eficientes, afinal ela já foi adiantando o serviço antes do resultado do pregão, cada maldade que falam por ai!

Se continuarem assim vão acabar acreditando que presidente da Câmara pode impedir de outro vereador assumir!


Encontrado em: ,

Sociedade - Resultado da enquete: Você é a favor ou contra a redução da maioridade penal?

Por Jael Jaime Rainert

Na segunda enquete do Todo dia Blumenau,  os leitores responderam: Você é a favor ou contra a redução da maioridade penal?

75% das pessoas foram a favor da redução da maioridade penal.

A minha conclusão com isso mostra o que todos nós já sabíamos, todos a sociedade está cansada da impunidade.  Mas não adianta endurecer mais as leis, sendo que as existentes não são cumpridas.

Imagem: Reprodução
Respeito as opiniões de todos mas, como professor não poderia escolher outra resposta que não fosse o “não”. Não creio que a maioridade penal tenha que ser diminuída. Até porque acabar momentaneamente com o problema não será a solução porque não evitará a causa. Prender não é mais fácil que educar. Toda pessoa tem o direito de aprender com os seus erros, o sistema penal brasileiro não vai recuperar esses jovens para a sociedade, apenas os deixarão mais “revoltados” com a mesma.

Afinal o que você prefere, mais escolas ou mais prisões?  Devemos lutar pela redução da maioridade, ou reivindicar uma melhoria na educação? Eu sei que a resposta é óbvia, mas com a aceitação é o primeiro passo para uma sociedade melhor.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Encontrado em: ,

Trânsito - Será que a faixa é mesmo do pedestre?

Por Márcia Pontes

Frequentemente em nossa cidade, em algum lugar, alguma pessoa é atropelada no trânsito. Muitas, em cima da faixa de pedestres. Já tivemos, inclusive, mortes de crianças, idosos, cegos e até cadeirantes quando estavam atravessando a rua.

Imagem: Reprodução
Todo atropelamento é violento dada a fragilidade do corpo humano numa colisão com o automóvel ou motocicleta. Falar sobre o atropelamento dos mais frágeis no trânsito é enfiar mais uma vez o dedo da sociedade numa ferida aberta e difícil de tratar.

Por um lado o atropelamento choca por se tratar do corpo humano com toda a sua fragilidade colidindo violentamente contra a caixa de lata que é o veículo. Num primeiro momento a gente imagina que pudesse ser alguém de nossa família: nosso filho, nossa mãe, nosso pai ou nosso avô.

Em acidentes deste tipo a primeira coisa que as pessoas buscam é o culpado e muitas vezes a violência de um acidente como esse faz as pessoas julgarem de forma precipitada, inflamadas pela emoção e pela indignação. Muitas fazem da boca a trombeta do anjo vingador, mas não é bem por aí, leitores!
Encontrado em: , ,

Motivacional - Onde mora a felicidade, ela existe?


Por Silvana Rudolf

Temos o hábito de julgar os outros por nós, mas como podemos julgar quando nem conhecemos a nós mesmos?

Imagem: Reprodução
Ouço eu nunca faria isso, jamais faria aquilo e quando menos esperamos, estamos em situações que “jamais” faríamos e “nunca” deixaríamos acontecer. Engraçadas essas situações, pois é tão fácil falar, criticar, desmotivar, gostaria de saber por que é tão difícil entender, ajudar ou apenas ouvir sem falar nada?

Palavras que motivam são difíceis de ouvir, mas, nada vai dar certo, vamos ver quanto tempo vai durar ou isso não vai dar em nada espera pra ver, nossa, é o tempo todo, parece até que todo mundo está só esperando dar tudo errado pra dizer eu falei, eu te disse, eu cantei a bola.

Gostaria muito de escutar mais pessoas realmente desejando o bem de coração, ouvir mais notícias positivas e que tragam realizações às pessoas, o povo dá muita ênfase ao ruim, e ninguém dá muito crédito às coisas positivas.

Será por isso que o povo esta depressivo, sem vontade, sem crédito??

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Sociedade - Nasce no Ceará associação de Combate ao Preconceito Religioso

 Por Agência Latino Americana e Caribenha de Comunicação

Imagem: Reprodução
Sentindo-se perseguido depois que foi desligado da associação religiosa das Testemunhas de Jeová, o servidor público da Universidade Federal do Ceará, Sebastião Ramos, decidiu criar a Associação Brasileira de Apoio a Vítimas de Preconceito Religioso (Abravipre).

A entidade foi reconhecida juridicamente no dia 13 de junho. Ela tem por objetivo acolher vítimas de discriminação religiosa e promover a laicidade efetiva do Estado. A associação promete apoio jurídico e psicológico a qualquer vítima de preconceito religioso praticado por pessoas ou instituições.

Sebastião lamentou o ostracismo e a discriminação que foi vítima depois de sair da congregação das Testemunhas de Jeová. Passou a ser ignorado, contou, por pessoas que eram companheiras na fé e até mesmo pelos familiares que continuam acompanhando esse credo.
Imagem: Reprodução
Abravipre denuncia que “pessoas em precárias condições financeiras, desvalidas emocionalmente, são incentivadas a se desfazer de seus já parcos recursos em favor de igrejas que todo tipo de bem-aventurança prometem em troca de dinheiro ou bens, enquanto se locupletam, amealhando fortunas à custa da credibilidade pública”.

Ser pastor um bispo converteu-se, antes de tudo, numa próspera carreira, “um atalho para fazer fortuna pessoal”, diz texto da entidade. A associação entende que educação é a melhor proteção contra abuso religioso e por isso se propôs a produzir materiais educativos que abordam o assunto.

 
ABRAVIPRE - Contato e denúncias: http://www.abravipre.org/

Originalmente publicado na ABRAVIPRE em 4 de agosto de 2013

Encontrado em: , , ,

Poesia - Precisamos de portas


Por Carlos Eduardo Velozo

Precisamos de portas 
Estradas nos levam a objetivos,
mas de nada valem sem portas,
elas nos deixam vivos,
sem portas somos pessoas mortas!
Quando se abre uma porta
muda nosso ambiente,
então a estrada tem outro norte
e renasce para a vida novamente.
Devemos aprender a mudar de ambiente,
abrir a porta da vitória,
mudar de caminho consciente
e saber que Deus é a porta da sua glória!

Foto: Reprodução

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Relações Humanas - Conflito de gerações no mercado de trabalho.

 Por Silvana Rudolf

Imagem: Reprodução
Hoje com toda competitividade no mercado de trabalho ouço muito reclamação de que não se encontra mais empregados como antigamente, mas pensando bem, o antigo já ficou obsoleto, acredito que temos que nos modernizar. Não canso de escutar e ler que temos que motivar nossos empregados pra que estes trabalhem com mais vontade, saúde, produtividade e comprometimento com a empresa.

Realmente a geração “X” já acabou, temos que aprender a lidar com as Gerações ”Y e Z”, essas muito mais voltadas à realização pessoal do que ao trabalho sem retorno, ou por alguns trocados. Se o empregador não começar a valorizar seus empregados e motiva-los, vai ficar sem empregados eficientes e comprometidos com a empresa.

Imagem: Reprodução
Esta na hora de mudar o velho pensamento de que o empregado é pago pra trabalhar e produzir, este não pode adoecer e menos ainda fazer um tratamento preventivo, ele tem que comparecer à empresa seja como for, pois ”Falta e Atestado” são inaceitáveis.

Esqueça meu amigo, o empregado tem que estar bem para produzir, este tem que ser tratado como um “Colaborador”.

Se você quer uma equipe focada e unida, está em suas mãos fazer com que isso aconteça. Você tem que motivar esses colaboradores, você não pode deixar mais o barco correr para que tudo se ajeite, pois não se ajeita não. É sua responsabilidade manter os colaboradores focados e motivados a levar a sua empresa pra frente. Você tem de cuidar de seus colaboradores com o mesmo afinco que cuida de suas finanças, de sua casa, de sua família...

Encontrado em: ,

Segurança - Noção de autoridade

Por Carlos Eduardo Velozo


Imagem: Reprodução
Neste mês de novembro, nos dia 25 e 26, acontecerá o Fórum Municipal de Segurança Pública de Blumenau, no auditório da Uniasselvi, onde entidades governamentais, sociedade civil, Consegs, policia civil, policia militar e convidados, ou seja, a comunidade em geral se reunirá num ambiente de articulação, intervenção, troca de experiências e debate entre órgãos, entidades públicas e sociedade civil, destinado à construção de alternativas que possibilitem a implementação de ações integradas de prevenção e enfrentamento da violência e a criminalidade no município de Blumenau/SC.

Foram feitos 2 pré-fórum para se encontrar eixos temáticos , dando uma direção ao trabalhos.
Lembro-me da discussão de um destes eixos temáticos no pré-fórum que foi feito na AMPE, onde foi relatada a falta de noção de autoridade entre crianças e adolescentes, o peso que isto implica principalmente nos ambientes escolares, onde a profissão de professor é a que mais sofre com isto, onde  parece aos professores cada vez mais difícil de equacionar e resolver isto de um modo eficaz.


Esta falta de noção de autoridade se inicia nos lares, onde pais ou são ausentes, ou simplesmente não dão noção de autoridade as crianças. Não imagina o leitor que este processo resulta em manifestações de violências como vistas por nós pelos meios de comunicação, onde numa onda de violência, manifestantes encapuzados deram uma surra no comandante do batalhão de policia de São Paulo.
Foto: Reprodução
Todos nós somos cúmplices desta violência por falta de noção de autoridade, por isso observemos nossos atos todo dia, principalmente em relação aos nossos filhos, saibamos que o exercício do amor é a peça mais importante da educação deles, saibamos não denegrir as autoridades constituídas na frente deles, desde professores, policiais e políticos. Pois é nos lares familiares que se inicia o crescimento de um adulto que se torna um cidadão.


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Encontrado em: ,

Trânsito - Resultado da Enquete Você já foi abordado com grosseria por agentes de trânsito?

Por Márcia Pontes
 

Foto: Blumenews
O blog Todo Dia Blumenau fez uma enquete com seus leitores e ao perguntar: "Você já foi abordado com grosseria por agentes de trânsito?"

Obtivemos 33% de respostas "sim" e 66% de respostas "não".  É fato que a quantidade de participantes da enquete ainda é muito pequena para demonstrar um universo mais amplo, mas fica a possibilidade de leitura crítica e imparcial do que esses números revelam.

Não se pode generalizar e afirmar que toda a corporação não é simpática com a população. Mas, também não se pode ignorar a necessidade de um bom relacionamento entre a população e os agentes de trânsito. A principal função da GMT não é a fiscalizadora e repressora, mas sim, de orientar a população e participar ativamente de ações educativas e preventivas de infrações e de acidentes.

Quanto mais simpática a população for da abordagem dos agentes de trânsito, quanto menos "pé atrás" tiver com os agentes de trânsito e com a corporação, mais parceira e receptiva será. Esse é o caminho para a humanização de que tanto necessitamos.
Encontrado em: ,

Literatura - Sonhos de robô

Por Jael Jaime Rainert

 

Poster do filme Eu, robô
Isaac Asimov (1920-1992) foi reconhecido como mestre do gênero da ficção científica e foi considerado ainda em vida como um dos grandes escritores da ficção científica. Suas obras mais famosas são a trilogia da fundação e os vários contos sobre robôs, que inspiraram o filme O Homem Bicentenário (1999) com Robin Williams, e  Eu, robô (2004) protagonizado por Will Smith.  
Entre as várias coletâneas de contos de Asimov, encontramos Sonhos de robô.

Isaac Asimov
Imagem: reprodução
Sonhos de Robô é um livro de contos de ficção científica escrito por Isaac Asimov. O livro possui 21 contos. 
Os contos sempre se guiam pelas famosas três leis da robótica, que são elas:

Capa da coletânea
sonhos de robô.


-Primeira Lei – “um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um humano seja ferido”.

- Segunda Lei – “um robô deve obedecer às ordens dadas a ele por seres humanos, exceto quando tais ordens entram em conflito com a Primeira Lei”.

-Terceira Lei – “um robô deve proteger a sua própria existência, contanto tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei”.

E a seguir confira um conto, que vai fazer você ficar pensativo e um pouco perturbado, e que leva o nome da coletânea. Aqui um áudio drama interpretado pelo dublador Guilherme Briggs, ou se preferir leia o conto logo abaixo do vídeo.


domingo, 17 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Cinema - Top 10 Filmes Baseados em Fatos Reais

Por Rafael Alexander Marghotti

Está em cartaz nos cinemas da região o filme “Capitão Phillips”, estrelado por Tom Hanks, o longa é uma adaptação de A Captain’s Duty, livro escrito pelo Capitão Richard Phillips, que em 2009 teve seu barco sequestrado por piratas Somali e acabou resgatado pelas forças navais dos EUA. Aproveitando o gancho, decidi fazer uma lista com os 10 melhores filmes com histórias inspiradoras ou de superação baseados em fatos reais. Decidi não considerar os épicos históricos e filmes que apenas se especulam que teriam sido baseados em histórias reais.

10 – The Doors (1991)

Muitos podem dizer que o longa de Oliver Stone retrata um astro vivendo no clichê do sexo, drogas e rock n’ roll, mas eu vejo um revolucionário, um artista único que inspirou gerações.

“Se minha poesia pretende atingir alguma coisa, é libertar as pessoas dos limites em que se encontram e que se sentem”