300x250 AD TOP

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Relações Humanas - Conflito de gerações no mercado de trabalho.

 Por Silvana Rudolf

Imagem: Reprodução
Hoje com toda competitividade no mercado de trabalho ouço muito reclamação de que não se encontra mais empregados como antigamente, mas pensando bem, o antigo já ficou obsoleto, acredito que temos que nos modernizar. Não canso de escutar e ler que temos que motivar nossos empregados pra que estes trabalhem com mais vontade, saúde, produtividade e comprometimento com a empresa.

Realmente a geração “X” já acabou, temos que aprender a lidar com as Gerações ”Y e Z”, essas muito mais voltadas à realização pessoal do que ao trabalho sem retorno, ou por alguns trocados. Se o empregador não começar a valorizar seus empregados e motiva-los, vai ficar sem empregados eficientes e comprometidos com a empresa.

Imagem: Reprodução
Esta na hora de mudar o velho pensamento de que o empregado é pago pra trabalhar e produzir, este não pode adoecer e menos ainda fazer um tratamento preventivo, ele tem que comparecer à empresa seja como for, pois ”Falta e Atestado” são inaceitáveis.

Esqueça meu amigo, o empregado tem que estar bem para produzir, este tem que ser tratado como um “Colaborador”.

Se você quer uma equipe focada e unida, está em suas mãos fazer com que isso aconteça. Você tem que motivar esses colaboradores, você não pode deixar mais o barco correr para que tudo se ajeite, pois não se ajeita não. É sua responsabilidade manter os colaboradores focados e motivados a levar a sua empresa pra frente. Você tem de cuidar de seus colaboradores com o mesmo afinco que cuida de suas finanças, de sua casa, de sua família...


Nos dias de hoje não temos mais empregados que vão trabalhar doentes pra não perder o dia, esses trabalhadores vão cuidar da sua saúde para trabalhar quando estiverem bem e com certeza produzirão mais estando bem.

Se você continuar agindo como os "Patrões Antigos", vai continuar reclamando que não tem mais empregados, sem falar nos gastos com admissões e demissões que você sabe bem que não são poucos.

Foto: Reprodução
Ao invés disso se recicle e procure informação de como manter uma equipe de trabalho unida e motivada para tirar proveito disso. Sua empresa, seus empregados são espelhos de suas atitudes, está em suas mãos fazer o melhor começando por você.

A seguir algumas dicas que podem ajudar nessa empreitada:
  • Forneça feedbacks
Muitas vezes o problema de desmotivação é porque o empregado não é notado quando executa um bom trabalho, o reconhecimento faz diferença.
  • Crie um ambiente agradável
Permita que as pessoas se relacionem entre elas, que possam caminhar, conversar sempre que possível, que possam ter objetos pessoais em seus ambientes de trabalho. Você faz o ambiente.
  • Perspectiva de progresso
Quando não é possível aumentar os salários de aos colaboradores uma perspectiva de melhora, como plano de carreira, possibilidade de promoção, premiação e demonstre que você esta disposto a interagir com essas questões.
  • Instale um painel de fotos
Imagem: Reprodução
Tire fotos de seus colaboradores em situações cotidianas, festas e coloque no painel. Você perceberá a diferença no animo do pessoal, isso prova que você se importa.
  • Crie situações e faça com a colaboração de seus empregados
Reuniões com atividades fora do ambiente de trabalho. Faça com que seus colaboradores se sintam parte importante da empresa e necessários. Gincanas, encontros para botar o papo em dia e se seus empregados gostam de cantar quem sabe um caraoquê?