300x250 AD TOP

domingo, 16 de março de 2014

Encontrado em: , ,

Trânsito - O que significam aquelas linhas brancas pintadas no asfalto da Rua Governador Jorge Lacerda?

Essa é uma pergunta que muitos motoristas e moradores do bairro da Velha se fazem e para a qual a maioria ainda não encontrou explicação. As linhas brancas pintadas no asfalto da Rua Governador Jorge Lacerda são uma novidade no trânsito do perímetro urbano na cidade e bem que mereciam uma notinha esclarecedora da prefeitura explicando à população do que se trata, porquê foram pintadas e o que essa sinalização significa.

Este tipo de informação é importante porque após um acidente nas primeiras horas da manhã do dia 13 de março em que um condutor perdeu o controle do veículo bem em cima das linhas brancas, um morador reclamava: “isso aí não serve prá nada, só para deixar o asfalto mais escorregadio e depois dá nisso!”

Ocorre que esta sinalização que ninguém conhece porque quem deveria informar a população do que se trata não explicou, é justamente para estimular o motorista a reduzir a velocidade em curvas perigosas como a do local, ainda mais em dia chuvoso.

É que alguns assuntos sobre trânsito, por mais simples que pareçam para os profissionais ou para quem entende de trânsito, podem parecer óbvios, simples demais, mas não é bem assim para os usuários da via. Além disso, a população não respeita o que não conhece.

Para quem está acostumado a dirigir na BR a sinalização até que soa familiar, pois se parece muito com aquelas linhas brancas pintadas sempre próximas aos postos da Polícia Rodoviária estadual ou federal. Mas, porquê na Rua Governador Jorge Lacerda?

Essa também foi uma pergunta dos representantes do Conselho Comunitário de Segurança do bairro da Velha diante da curiosidade de quem os questiona, o que aproveitamos para explicar em uma das reuniões ordinárias. Pergunta para um, pergunta para outro e ninguém até então sabia a resposta.

Essas linhas brancas que amanheceram pintadas no asfalto numa das principais vias de acesso ao bairro da Velha e que pegaram muita gente de surpresa chamam-se Linhas de estímulo à Redução da Velocidade (LRV).
Sempre na cor branca, a LRV é um conjunto de linhas paralelas que, pelo efeito visual, induz o condutor a reduzir a velocidade do veículo em pontos críticos da via, onde os gestores do trânsito desejam que ela seja reduzida para evitar acidentes.

A LRV pode ser utilizada antes de curvas acentuadas, declives acentuados, cruzamentos rodoferroviários, ondulações transversais ou onde estudos de engenharia indiquem a necessidade. No entanto, o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito, volume IV, não recomenda a generalização de seu uso para preservar assim a sua eficácia, o que seria um dos motivos para explicar a pouca utilização na sinalização viária urbana.

Tanto a largura das linhas quanto a distância entre elas variam conforme a velocidade regulamentada na via e a redução que se pretende. Quando passarem por lá, notem que as linhas brancas vão se aproximando cada vez mais conforme a proximidade do cruzamento próximo à Cooper Hering e da faixa de pedestres. É para o motorista entender que ele tem que reduzir a velocidade.

Agora que todo mundo já sabe o que são e para que servem as Linhas de estímulo à Redução da Velocidade (LRV), vamos respeitar esta sinalização e reduzir a velocidade para evitar acidentes.

Educação para o trânsito com responsabilidade social. Paz no Trânsito: faça a sua parte!



Créditos das Imagens:1ª  Imagem: Márcia Pontes 
2ª Imagem: Divulgação nas redes sociais