300x250 AD TOP

domingo, 17 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

Cinema - Top 10 Filmes Baseados em Fatos Reais

Por Rafael Alexander Marghotti

Está em cartaz nos cinemas da região o filme “Capitão Phillips”, estrelado por Tom Hanks, o longa é uma adaptação de A Captain’s Duty, livro escrito pelo Capitão Richard Phillips, que em 2009 teve seu barco sequestrado por piratas Somali e acabou resgatado pelas forças navais dos EUA. Aproveitando o gancho, decidi fazer uma lista com os 10 melhores filmes com histórias inspiradoras ou de superação baseados em fatos reais. Decidi não considerar os épicos históricos e filmes que apenas se especulam que teriam sido baseados em histórias reais.

10 – The Doors (1991)

Muitos podem dizer que o longa de Oliver Stone retrata um astro vivendo no clichê do sexo, drogas e rock n’ roll, mas eu vejo um revolucionário, um artista único que inspirou gerações.

“Se minha poesia pretende atingir alguma coisa, é libertar as pessoas dos limites em que se encontram e que se sentem”

09 – Diários de Motocicleta (2004)

Herói revolucionário, assassino ou estampa de camisetas? Depende do seu ponto de vista, mas o que o longa de Walter Salles retrata é uma aventura vivida por dois jovens amigos sonhadores e cheios de ideais.

“América maiúscula me mudou mais do que eu pensei. Eu já não sou eu. Pelo menos já não sou mais o mesmo em meu interior.”

08 – 127 Horas (2010)

Surpreendente história do alpinista Aron Ralston, que ficou prezo a uma fenda enquanto fazia mais uma escalada nas montanhas de Utah.

“Me movi em sua direção minha vida inteira. A partir do momento que nasci, cada vez que respirei, cada ato me conduziu a isto. A esta fenda sob a superfície.

07 – Invictus (2009)

Nelson Mandela já foi diversas vezes retratado no cinema, mas o peso da atuação de Morgan Freeman sob a direção de Clint Eastwood confere destaque a este longa, que conta a história do período pós Apartheid quando o presidente Mandela faz do campeonato mundial de rugby  uma oportunidade para unir uma nação separada pelo preconceito.

“O perdão liberta a alma, ele afugenta o medo. Por isso é uma arma tão poderosa.”

06 – Prenda-me Se For Capaz (2002)

Steven Spielberg nos brinda com a história de Frank Abagnale Jr., que já foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Ok, o que há de superação na história do maior golpista do mundo? Redenção, todo mundo pode mudar e escolher um novo caminho, a inteligência é um dom e sempre deve ser usada para o bem.

“Dois ratos caíram em um pote de nata, O primeiro rato desistiu e se afogou, O segundo rato se esforçou tanto que transformou a nata em manteiga e saiu.”

05 – Vivos (1993)

Um dos filmes que mais me chocou na infância, o drama vivido pela equipe uruguaia de rugby, que sofre um acidente aéreo nos andes e enfrenta o dilema de se alimentar da carne dos mortos para continuarem vivos.

“Até se viver uma situação dessas, ninguém faz ideia de como se comportar”

04 – Uma Mente Brilhante (2001)

A história de John Nash, que aos 21 anos de idade formulou o teorema que definiu sua genialidade, mas que foi diagnosticado com esquizofrenia, enfrentou batalhes em sua vida pessoal e profissional e muito tardiamente foi reconhecido com o prêmio Nobel.

“Um perfil, um olhar, uma voz podem prender um coração numa fração de segundos...”

03 – À Procura da Felicidade (2006)

A saga de Chris Gardner, um chefe de família que chega ao fundo do poço, sendo despejado de sua casa é obrigado a dormir em banheiros públicos, metrôs e abrigados comunitários, mas mesmo não sendo brasileiro, ele não desiste nunca.

"Esta parte da minha vida, esta pequena parte, se chama Felicidade."

02 – O Pianista (2002)

Inspirado nas memórias do pianista polonês Wladyslaw Szpilman, Roman Polanski nos mostra o surgimento do Gueto de Varsóvia, quando os alemães construíram muros para encerrar os judeus em algumas áreas, e acompanha a perseguição que levou à captura e envio da família de Szpilman para os campos de concentração.

“Se nos espetar, não sangraremos? Se nos fizer cócegas, não riremos? Se nos envenenar, não morreremos? E se nos ultrajar, não nos vingaremos?”

01 – A Lista de Schindler (1993)

Mais uma vez segunda guerra e mais uma vez Steven Spielberg, o número 1 dessa lista é a surpreendente história do industrial alemão que abdicou de toda sua fortuna para salvar a vida de mais de mil judeus.

“Quem salva uma vida, salva o mundo inteiro.”


Concorda com a lista? Sentiu falta de algum filme?