300x250 AD TOP

sábado, 16 de novembro de 2013

Encontrado em: , , , ,

Cultura - A Mutabilidade da arte

Por Ricardo Tomaselli

Ilustração: Ricardo Tomaselli
Arte em Photoshop
Assim como o ser humano,  as artes plásticas vivem em constante estado de  mutabilidade, pois não se delimitam a uma forma única e restrita. A arte pode ser clássica, abstrata, comercial e ser produzida com os mais variados materiais e técnicas, podendo despertar os mais diferentes tipos de reação nos espectadores. E tudo isso por que  a arte é algo muito subjetivo, depende do ponto de vista de cada um, pois o que é belo para alguém pode não ser para outra pessoa.
Eu particularmente, tenho uma grande admiração pela arte rupestre e pela arte renascentista, que foram dois períodos da história que definiram tudo o que conhecemos hoje neste fascinante universo das artes visuais.

Digo que definiram por que, a arte rupestre representa o gênese de todo o mundo artístico, mesmo quando este conceito ainda nem existia e o renascimento por que representa o mais fantástico movimento da história. Foi nesse período que surgiram os maiores artistas que o mundo conheceu.
Mas este é um assunto para outro post, hoje quero falar um pouco sobre a mutabilidade da arte.



Mesmo não sendo um artista profissional, tenho algumas preferências e quase nenhuma crítica sobre este assunto, pois entendo que quando se produz arte você acaba tendo uma visão muito distante do olhar de um crítico e muito mais distorcida em relação a um mero espectador, mas isso não quer dizer que o espectador tenha um ponto de vista inferior ao artista. Isso só acontece por que muitas vezes a intenção do artista é instigar, é causar impacto e fazer  a pessoa que está diante da obra imaginar, pensar e tirar suas próprias conclusões.

Ilustração: Ricardo Tomaselli
Óleo Sobre Tela
E quem desenha ou pinta, sabe do que estou falando, daquele momento em que você produz uma determinada obra e o espectador a interpreta de uma outra maneira, ou acaba dando a ela um significado que você não tinha nem pensado.

Tudo isso faz parte da imutabilidade, da transformação e dos diferentes pontos de vista em relação ao mundo das artes, que está sempre em mudança, consagrando os mais ecléticos artistas nos mais variados estilos e técnicas, sejam eles de pintura ou de desenho.
     


Ilustração: Ricardo Tomaselli
Nanquim e lápis de cor
Ilustração: Ricardo Tomaselli
Paint sobre ilustração