300x250 AD TOP

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

Política e Sociedade - Brasil e sua Corrupção Crônica

Por Fabiano Uesler
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Imagem: Reprodução
Faz algum tempo no ano passado (2013) quando fui a uma farmácia e no final da compra ao passar no caixa o cidadão que estava atendendo não me cobrou um dos medicamentos. Ao receber troco a mais e ver no cupom fiscal esse detalhe eu avisei a ele que não havia me cobrado o remédio. Entreguei o dinheiro e ele espantado,  com os olhos “arregalados” agradeceu a “honestidade”.

Naquele dia fiquei pensando no que houve e acreditem, com muito mais espanto do que o atendente. Não saia da minha mente o semblante de “estupefato” dele, pois em minha mente eu não fiz mais do que a minha OBRIGAÇÃO. Estamos tão presos ao cotidiano que por um instante me esqueci de como é nossa sociedade, de como nós, o povo brasileiro somos corruptos.

Nós brasileiros na grande maioria infelizmente somos o povo de jeitinho, o povo que quer levar a melhor e se dar bem em tudo, somos o povo da “gambiarra”.  Nós somos o a nação que elege POLÍTICOS CORRUPTOS.

Exemplo de Corrupção na
cidade de Maricá - Ponte para
lugar nenhum
Imagem: Itapuaçú Site
Sempre me indaguei sobre o porquê de tanta corrupção e, logicamente, concluí o óbvio. Nós temos políticos corruptos porque somos um país que sofre desde a sua base até o topo de uma corrupção crônica e histórica. Um dos sintomas dessa corrupção é a “burocracia” que serve de engodo para desvios de verbas. Somos o país onde cartéis se disfarçam de “consórcios” e “holdings”, onde políticos acusados de peculato, roubo e corrupção recebem cargos importantes. João Paulo Kleinubing, por exemplo, é diretor presidente do BADESC. Pode isso? Um político acusado de corrupção recebe a diretoria de um BANCO? Se ele é inocente ou não é outra história, mas moralmente esse fato está há milhas do correto.

Outro fato que me levou a escrever sobre o assunto foi que certo dia deste mês eu fui a um posto de gasolina e ao pagar a conta após ter abastecido e comprado alguma coisa na loja de conveniência o atendente me deu o troco sem cobrar o combustível. Estava saindo do caixa quando percebi o engano, me voltei pra ele e disse “-Você não cobrou meu combustível”. Acreditem, se os olhos pudessem saltar de suas órbitas os dele estariam no chão, tamanho o espanto por eu ter feito isso. Entreguei o dinheiro e ele  agradeceu sem jeito. Isso tudo numa fração de segundos. Nunca esqueço o semblante dessas pessoas que estão desacostumadas com a honestidade, com a bondade humana.

Imagem: Reprodução
O motorista que bebe e dirige, que não dá seta, o motorista que avança o sinal, o pedestre que atravessa sem olhar pros lados, o cidadão que troca seu voto por combustível, por dinheiro. A pessoa que leva troco dado a mais mesmo percebendo. A pessoa que não respeita o direito alheio e cobra somente os seus. A pessoa que não pede usando um “por favor” ou que não sabe agradecer com um simples “obrigado”. O motorista arrogante que joga seus “picapes” em cima de manobristas. O cidadão que gosta de levar vantagem em tudo, que acha que deve pensar somente nele e mais ninguém. A pessoa que entra com pedido de auxílio doença sem de fato estar doente, a pessoa que não respeita colegas no trabalho ou seu patrão. Patrões arrogantes que maltratam seus empregados e os humilham. O policial que cobra propina de traficantes pra “esquecer” certas situações. O policial que maltrata, humilha e tortura cidadãos. Juizes que aceitam incentivo$ para esquecer processos. Políticos que constroem obras que são elefantes brancos e não servem pra nada. Políticos que aumentam impostos do dia pra noite e sem avisar ou consultar o povo como foi o caso da taxa de coleta de lixo e do IPTU aumentados em Blumenau pelo Prefeito Napoleão Bernardes. Políticos que usam religiões, religiões que usam políticos. Todos vocês são o motivo do Brasil ser um país de CORRUPTOS e LADRÕES.

Imagem: Reprodução
Enquanto NÓS o POVO não mudarmos nosso comportamento e começarmos a olhar para o próximo com respeito nós jamais deixaremos de ser esta nação que envergonha. Os políticos são o reflexo do povo que os elege e não o contrário. Votar corretamente e conscientemente é o mínimo que deveríamos fazer. Enquanto houver “jeitinho” haverá corrupção e estaremos reclamando de nós mesmos.

Investir na tríade Educação, Saúde e Segurança é o básico que qualquer governo deveria fazer. Educação gera empregos de qualidade e diminui a criminalidade.  A saúde assegura qualidade de vida e segurança garante que a educação e a saúde sejam efetivas. Enquanto não houver educação de qualidade não haverá consciência da realidade.

Imagem: Reprodução
Chega de políticos fazerem o que são pagos pra fazer, ou seja, o básico e serem ovacionados por isso. Políticos devem ser ovacionados quando fizerem o extraordinário, pois quando fazem o básico nada mais fazem do que sua OBRIGAÇÃO. Políticos devem ganhar seus votos pelo que fizerem de bom à população como um todo e não por ter pago um tanque de combustível” a um cidadão que depois estará reclamando da carga de impostos e da corrupção que origina tais impostos, ou por acaso existe alguém que discorda que nossa carga tributária não tem origem nos desvios dos CORRUPTOS.

Com uma esquerda utópica, burra e egoísta, com uma direita preconceituosa, aproveitadora e manipuladora o futuro é incerto. Parafraseando Cazuza “Brasil! Mostra tua cara, quero ver quem paga pra gente ficar assim?”. Nós pagamos de todas as maneiras possíveis e imagináveis. Nós pagamos o preço por nossos erros. Só posso ter esperança e pedir a todos os brasileiros, BRASIL, MOSTRA A TUA CARA. 

PS: Às pessoas de bem, só posso pedir que não desistam, tenham esperança em nosso futuro.