300x250 AD TOP

domingo, 15 de dezembro de 2013

Encontrado em: , , ,

Educação - Educar é dizer Não...

Por Silvana Rudolf
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Imagem: Reprodução
Sempre me deparo com situações em lugares públicos de crianças gritando, se jogando no chão “fazendo aquele escândalo” por receber um não dos pais.

Como contornar essa situação e não passar vergonha com a criança berrando e se jogando pra todo lado?

Comece em casa, às vezes queremos tanto que nossos filhos sejam felizes e nos esquecemos de educa-los, damos tudo o que eles querem para que não chorem e não sejam infelizes. Mas até onde vamos conseguir deixa-los realmente felizes?

Quando um bebê chora logo o pegamos no colo para que ele não fique triste, pois associamos choro à tristeza.

Quando ele começa andar e pedir gesticulando alguma coisa, corremos pra entregar o que eles querem para deixa-los bem. Enquanto eles são pequenos é fácil.
Imagem: Reprodução
Quando eles pegam alguma coisa como um enfeite ou algo parecido você tira deles pois não é brinquedo, mas ele começa a chorar, então deixa ele brincar. É nessa hora que você tem de ensinar que o NÃO existe e que a criança não será infeliz por receber um não.

Ela só vai aprender que não pode ter tudo e que temos de fazer escolhas e vai saber lidar com isso com muito mais facilidade. Uma criança que não recebe um NÃO, será um adulto egoísta e que não respeita os demais.

Uma criança é feliz quando ele pode escolher, ela recebe o não como uma alternativa de conseguir algo com bom comportamento e respeito.

Imagem: Reprodução

Muitos dizem “eles não entendem” são muito pequenos. Quem pensa assim se engana, eles entendem desde muito pequenos que se eles chorarem a Mãe ou o Pai vão fazer o que eles querem e se não conseguir algo é só chorar bastante pois os pais se irritam, ou se envergonham e dão o que eles querem para que eles parem de chorar. É claro que eles aprendem bem rápido, “é só chorar, sempre dá certo”.

Mas e na hora que você não puder dar o que eles querem e eles não estão mais na idade de chorar? Então vão fazer o que? Vão xingar, gritar e agredir. Ai a lição já foi aprendida e você esta perdido, pois é tarde demais pra mudar isso.

Amar é dizer NÃO, é educar, pois você fará tudo por seus filhos.

A vida vai tratar de ensinar que Pai e Mãe só têm um, os demais vão dizer todos os nãos que vocês não disseram de uma vez só. E não vais fácil para eles na adolescência.

Imagem: Reprodução
Você deve ensinar desde muito cedo e negociar para que essas crianças aprendam a dar valor e respeitar as pessoas.

A responsabilidade de educar é sua e de mais ninguém e se todos fizerem a sua parte com certeza teremos adultos melhores.

Veja como é difícil ver um jovem ou adolescente usando as palavras, com licença, obrigado, por favor, e bom dia.

O que se houve é sai, valeu, ai e tá. O que está acontecendo? Porque os jovens não são mais educados? Quando vimos uma criança pedindo licença, dizendo obrigado, dando um bom dia, ficamos encantados, nossa que criança mais educada, como é bonito uma criança educada.

Mas de quem é a responsabilidade de educar? Sempre ouvi que a educação vem de casa, hoje essa responsabilidade foi transferida para professores. Gente professor não educa ele ensina, quem educa são os Pais.


Imagem: Reprodução
Parece que dá muito trabalho educar e ninguém tem tempo pra isso, estamos cansados trabalhamos o dia todo, sim, mas as crianças não pediram pra nascer e também não têm culpa do seu cansaço, ela está ali pra você educar, ensinar e amar.

Seu filho é sua responsabilidade e de mais ninguém.

Esta na hora dos pais assumirem o seu papel que é educar, a criança é sua responsabilidade, se não fizer a sua parte com certeza vai se arrepender quando essa criança não respeitar ninguém e você vai se perguntar onde eu errei? A resposta esta aí.

Faça agora pra não se arrepender mais tarde, não é só a criança que vai sofrer você também vai.

O tempo não volta, então faça agora, se cada um fizer a sua parte com certeza essas crianças farão um futuro melhor para todos.

Imagem: Reprodução