300x250 AD TOP

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Encontrado em: , ,

Gastronomia - Os Prazeres a Mesa - Uma Aventura Emocionante

Por Sergio Marcellino 
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Elaboro este artigo baseado em minha experiência, e sem qualquer pretensão de ditar regras ou conceitos.


Afinal, este também é um campo que requer "cuidados" pois como muitos outros assuntos, esta baseado em gostos individuais, e merece todo o respeito, já que ao tornarmos público nossas preferências é muito provável encontrarmos admiradores ferrenhos ou inimigos (no sentido figurativo) eternos.

Vamos ao que realmente interessa, já que me propus a escrever.

Hoje vou relatar sobre os prazeres que podemos nos permitir de forma simples, e o melhor de tudo com a família reunida, coisa que nestes tempos modernos de Internet, Smartfones, Tablets cada vez mais raros tem sido estes momentos.

Tudo começou com um presente de meu amigo Gustavo Loss, um " lúpulo maníaco" como ele mesmo se define e podem conferir em gusstebier.com.br, trata-se de um exemplar de sua Cerveja Artesanal Gusste Bier - Tipo Belgian Blonde Ale, que fora envasada em 18/10/2013, com teor de álcool na ordem de 6,9% , suas características estão todas disponíveis no site indicado.

Imagem: Sergio Marcellino
Sempre que recebo um presente tenho o hábito de conversar com meu "doador" sobre as características e possíveis harmonizações, sem contudo me ater ao preciosismo e regras, afinal em Gastronomia tudo é possível, e já dizia um professor meu da área :

" Na gastronomia somos alquimistas e como tal só existem dois resultados possíveis, ou criamos uma maravilha ou um desastre, só depende dos sentidos de quem vai interpretar"
Hoje por ser um sábado e ter o privilégio de voltar para casa em Itajaí, resolvi encarar a cozinha e preparar um almoço para minha família. O cardápio foi muito simples até, se comparado as criações de minha esposa formanda no Curso de Gastronomia na Univali e produz maravilhas. (ok terei muito material pra publicar por conta disto). Voltando ao cardápio, hoje foi contra-file grelhado na brasa, com molho de especiarias e queijo parmesão, arroz branco c/ alho e uma salada verde mista. Para a sobremesa como grande final foi o sorvete de amêndoas. 

Pasmem !!! a harmonização foi perfeita em todos os sentidos e inclusive com a sobremesa,  só tenho elogios ao amigo Gustavo Loos, o "mago da cerveja ", afinal a grande estrela da festa foi a sua criação. Numa combinação excelente de sabores, em contraste com temperos e especiarias, nada se sobressaiu nem anulou outro, criando uma experiência bem positiva ao paladar.

Reforço que este tipo de aventura sempre é possível, mas cria melhores efeitos se você puder reunir família, amigos, uma boa conversa e os principais ingredientes, carinho e amor que não devem ter medidas durante as preparações.

Melhor ainda é que ao degustarem suas criações, já podem pensar nas próximas, fazendo com que o espírito da convivência familiar seja fortalecido.

A única tristeza é saber que não poderei mais apreciar esta maravilha, pois como são lotes e cada qual com sua identidade é impossível repetir. 

Tudo bem, me dou por satisfeito e que venha a próxima experiência amigos.

Saúde e até mais.
 
PS.: Críticas e sugestões serão sempre bem recebidas sintam-se a vontade

Até o dia 05/02/2014 houve  134 visualizações deste artigo.

11 comentários:

  1. Que bom saber que você meu irmão esta por aqui. Apreciador de um boa comida, um bom cozinheiro também. Realmente a cozinha é uma alquimia que pode ser perfeita ou desastrosa com toda certeza. O simples se torna um prato espetacular se bem combinado. Sucesso !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado minha irmã pelas palavras. É uma nova aventura, vamos tentar produzir artigos e delicias não necessariamente nesta ordem.

      Excluir
  2. Fabiano
    O espaço destinado ao Sérgio realmente veio para “arrasar” com os prazeres a mesa. Seja bem-vindo!
    Mas antes de continuar uma observação: eu após passar por radioterapias e quimioterapias, na região da Rinofaringe, garganta fez um estrago danado, sem saliva, sem paladar, voz sem todos os “tons” necessários, isto para mim é um Bullying, rsrsrs.
    Com muita cautela e sensatez, o amigo Sérgio se revela um conhecedor do assunto e um escritor de qualidades.
    O amigo Gustavo Loos filho de outro amigo “in memorian” Nilberto Loos, tinha que estar metido nesta, que hoje além de um grande degustador agora nos brinda com suas invenções e criações no ramo da cervejaria artesanal. “Detalhe no instante que escrevo dei uma pausa e fui abrir uma cerveja e degusta-la da forma que posso “sem paladar”, mas na lembrança do sabor de uma boa cerveja”. Cheio de detalhes, mais um para coleção, os três envolvidos aqui, Sérgio, Gustavo, eu, temos bom gosto torcemos pelo Vascão o time do Amor, não do rancor que possui a torcida mais linda do mundo ... mas como dizia o também Vascaíno Roberto Carlos, “mas este também é mais um detalhe”.
    O Sérgio é muito corajoso com sua esposa estudando gastronomia, se meteu a mostrar seus dotes, ou o que já aprendeu com ela.
    Contrafilé Sérgio, e ainda com os recheios que você colocou não há maneira como errar. Um dia estava almoçando em um grande restaurante em Porto Alegre, e tinha uma senhora que reclamava do rodizio de carnes, alegava todas até então semiduras. Então disse a ela, peça ao garçom para trazer um contrafilé que não tem erro. Dito e feito a mulher saiu satisfeita e deve de lá para cá só pedir esta parte bovina.
    Depois desse assado inesquecível o Sérgio acompanhado de uma cerveja artesanal presenteada pelo Gustavo, nos relatou seu dia de glória.
    Nada podemos mais repetir Sérgio, não existe duas coisas iguais no mundo, nem o sinal =, mas outros momentos como este sim e sempre com ingredientes novos e aperfeiçoamentos nos conhecimentos.
    Tim ... tim, prosit! Saúde e paz.
    O último detalhe: somos quatro aqui, sem contar com a esposa do Sérgio, todos, eu o Sérgio e o Gustavo somos vascaínos e Fabiano?
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adalberto, todos os colunistas do TdB são incríveis e o Sergio só vem somar a esta família que vem cada vez mais crescendo e conquistando seu espaço. Portanto só tenho a agradecer a ele e a você. Quanto ao Vasco rs, bem, não sou fã de futebol, porém fui criado como vascaíno e por mãe vascaína quando criança rs. Isso ajuda? Uma grande abraço.

      Excluir
    2. Então Fabiano, também fui criado pelos meus pais que eram vascaínos e por isso sou Vascão. Incluímos você como Vascaíno Adalberto Day

      Excluir
    3. Mestre Adalberto, suas palavras me surpreenderam e me emocionaram. Como jamais havia me proposto a tracejar algumas linhas, para mim o convite do Fabiano foi inesperado.

      Como você Mestre bem ressaltou, a Gastronomia sempre foi uma paixão minha, já foi por um período uma profissão e agora posso ter o privilégio de compartilhar com minha esposa Fabiana este gosto, afinal como acadêmica ela pode aprender as técnicas, mas são suas experiências e práticas que trazem o prazer da boa mesa.

      Certo é Mestre que esta alquimia nem sempre traz resultados positivos, mas isto também faz parte, e confesso que as vezes daria até um bom artigo, tipo os " Desastres e Acidentes de Percurso na Cozinha", mas isto ainda terei tempo.

      Quanto ao nosso amigo Gustavo Loos, suas palavras resumem muito bem esta figura.

      Mestre meus sinceros agradecimentos pelas palavras e saiba que sua sabedoria sempre foi um incentivo para mim. De minha parte farei um esforço muito grande para manter esta linha nos artigos que pretendo produzir.

      Ao Fabiano e ao Blog Todo dia Blumenau, meus sinceros agradecimentos pela oportunidade.

      E para finalizar um forte abraço aos Vascaínos Adalberto e Gustavo Loos

      Excluir
  3. Obrigado pelo comentário nobre amigo Sérgio. Já tem alguns anos que voC~e me ajuda também no incentivo ao nosso trabalho e isto faz um bem danado. Muito Obrigado Adalberto Day

    ResponderExcluir
  4. Sergio... "Ou criamos uma maravilha ou um desastre, só depende dos sentidos de quem vai interpretar." É sempre bom, a gente reunir os amigos, a família ao redor da mesa, tenho certeza que você faz maravilhas na cozinha, ainda mais com sua esposa por perto. Parabéns pela postagem. TDB cada vez melhor... Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela palavras Vângela, fico contente que tenhas gostado da postagem. Espero poder sempre continuar a utilizar este canal de comunicação para trocar experiências vividas podendo dividir com pessoas que nutrem este gosto e interesse no tema.

      Excluir
  5. Sérgio!!! Dedinhos cruzados torcendo muito... Abraço :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vângela Queiroz por suas palavras de incentivo. Abraços

      Excluir