300x250 AD TOP

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Encontrado em: , ,

Gastronomia - Os Prazeres a Mesa - Uma Aventura Emocionante

Por Sergio Marcellino 
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Elaboro este artigo baseado em minha experiência, e sem qualquer pretensão de ditar regras ou conceitos.


Afinal, este também é um campo que requer "cuidados" pois como muitos outros assuntos, esta baseado em gostos individuais, e merece todo o respeito, já que ao tornarmos público nossas preferências é muito provável encontrarmos admiradores ferrenhos ou inimigos (no sentido figurativo) eternos.

Vamos ao que realmente interessa, já que me propus a escrever.

Hoje vou relatar sobre os prazeres que podemos nos permitir de forma simples, e o melhor de tudo com a família reunida, coisa que nestes tempos modernos de Internet, Smartfones, Tablets cada vez mais raros tem sido estes momentos.

Tudo começou com um presente de meu amigo Gustavo Loss, um " lúpulo maníaco" como ele mesmo se define e podem conferir em gusstebier.com.br, trata-se de um exemplar de sua Cerveja Artesanal Gusste Bier - Tipo Belgian Blonde Ale, que fora envasada em 18/10/2013, com teor de álcool na ordem de 6,9% , suas características estão todas disponíveis no site indicado.

Imagem: Sergio Marcellino
Sempre que recebo um presente tenho o hábito de conversar com meu "doador" sobre as características e possíveis harmonizações, sem contudo me ater ao preciosismo e regras, afinal em Gastronomia tudo é possível, e já dizia um professor meu da área :

" Na gastronomia somos alquimistas e como tal só existem dois resultados possíveis, ou criamos uma maravilha ou um desastre, só depende dos sentidos de quem vai interpretar"
Hoje por ser um sábado e ter o privilégio de voltar para casa em Itajaí, resolvi encarar a cozinha e preparar um almoço para minha família. O cardápio foi muito simples até, se comparado as criações de minha esposa formanda no Curso de Gastronomia na Univali e produz maravilhas. (ok terei muito material pra publicar por conta disto). Voltando ao cardápio, hoje foi contra-file grelhado na brasa, com molho de especiarias e queijo parmesão, arroz branco c/ alho e uma salada verde mista. Para a sobremesa como grande final foi o sorvete de amêndoas. 

Pasmem !!! a harmonização foi perfeita em todos os sentidos e inclusive com a sobremesa,  só tenho elogios ao amigo Gustavo Loos, o "mago da cerveja ", afinal a grande estrela da festa foi a sua criação. Numa combinação excelente de sabores, em contraste com temperos e especiarias, nada se sobressaiu nem anulou outro, criando uma experiência bem positiva ao paladar.

Reforço que este tipo de aventura sempre é possível, mas cria melhores efeitos se você puder reunir família, amigos, uma boa conversa e os principais ingredientes, carinho e amor que não devem ter medidas durante as preparações.

Melhor ainda é que ao degustarem suas criações, já podem pensar nas próximas, fazendo com que o espírito da convivência familiar seja fortalecido.

A única tristeza é saber que não poderei mais apreciar esta maravilha, pois como são lotes e cada qual com sua identidade é impossível repetir. 

Tudo bem, me dou por satisfeito e que venha a próxima experiência amigos.

Saúde e até mais.
 
PS.: Críticas e sugestões serão sempre bem recebidas sintam-se a vontade

Até o dia 05/02/2014 houve  134 visualizações deste artigo.