300x250 AD TOP

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Encontrado em: , , ,

Sociedade - Mulher Liberdade ou Prisão.


Por Silvana Rudolf
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

Imagem: Reprodução
Hoje numa conversa informal com minhas amigas do trabalho, notei uma revolta geral.

Todas diziam que estavam cansadas da jornada tripla de trabalho que as mulheres tem todos os dias, como empregadas em empresas de nossa cidade, como dona de casa e como mãe e esposas.

Estávamos fazendo as contas trabalhamos oito horas por dia todos os dias em empresas, quando dá o horário de irmos pra casa “descansar” começa nossa segunda jornada, a de donas de casa. Lavar, passar, cozinhar deixar a casa limpa e arrumada  e continuamos até iniciar nossa terceira jornada que é dar atenção aos filhos, alimenta-los, verificar as tarefas, corrigir os deveres e não deu tempo nem de pensar em tomar um banho ou descansar, claro ainda falta dar atenção ao marido, aquelas que têm um.

Temos que deixar tudo pronto para o próximo dia roupa arrumada, bolsas, separar o que tem de levar junto no dia seguinte pra não esquecer nada. Até que enfim chegou a hora maravilhosa de banhar-se nas aguas sagradas do chuveiro e finalmente deitar um pouquinho, mas já se passaram em média umas cinco horas, isso já é quase meia-noite. Nossa, amanhã tenho que estar de pé às seis horas da manhã para iniciar o dia e não chegar atrasada no trabalho, então são umas seis horas de sono. Cruzes sempre ouvi falar que temos que ter oito horas de sono para nos mantermos saudáveis, como podemos conseguir isso? Com essa jornada ? e a academia? A maioria das mulheres faz academia em frente ao fogão e ao tanque.

Imagem: Reprodução
Não sei bem, mas acho que não era isso que as mulheres queriam quando começaram sua revolução por liberdade e direitos.

Pergunto-me como chegamos a isso? Nossas mães e avós ficavam em casa cuidando da casa e dos filhos enquanto os maridos trabalhavam e sustentavam a casa, mas não tinham liberdade de expressão e direito a opinião.

Hoje temos a igualdade tão sonhada por nossas antecessoras, mas não temos tempo nem pra cuidarmos de nós mesmas, fico pensando fomos longe demais?

Esquecemo-nos de valores e atropelamos tudo querendo ser melhor que os homens? Conseguimos liberdade e não podemos usufruir dela, pois estamos presas as nossas tarefas e obrigações.

Hoje as mulheres não sustentam só a si mesmas a maioria sustenta a família toda.

Imagem: Reprodução
Acho que quando essa luta iniciou era para que as mulheres pudessem somar com valores em casa, ajudar o marido a sustentar a casa e melhorar o padrão de vida para todos da família.

Então o que aconteceu? Eu me pergunto, pois quando cheguei a fase adulta de minha vida já estava assim.

Gostaria de saber qual foi a grande conquista que as mulheres conseguiram e porque hoje vivemos numa labuta diária e cansativa, sendo que hoje com toda essa liberdade e igualdade são alarmante os casos de agressão contra as mulheres, tá ai a “Maria da Penha” pra provar.

Será por isso que as crianças estão como estão?

Abandonadas, jogadas no mundo, sem a devida atenção e amor? Sem a devida educação e respeito que elas merecem?

Será por isso que todos dizem que é dever da escola educar, pois pais “mães” não conseguem mais dar a atenção que elas precisam? Pois não tem tempo pra elas.

Não sei, mas é de se pensar.... 

Imagem: Reprodução