300x250 AD TOP

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Encontrado em: ,

HQ: Maus, a história de um sobrevivente.

Uma história em que os personagens são retratados como animais: os judeus são ratos e os nazistas são gatos.


Imagem: reprodução
Há histórias que não devem ser contadas apenas em livros. Maus, a História de um sobrevivente, é uma delas.
A mídia das histórias em quadrinhos, foi agraciada com obras de arte, histórias maduras e abordagens de assuntos adultos e escuros, como Watchmen(1986) de Alan Moore e  O cavaleiro das trevas(1986) de Frank Miller, que aliás, juntamente com Maus revolucionaram as histórias em quadrinhos, tirando a visão que as HQs são apenas para o público infantil.

A história de Maus, é sobre o pai do autor. Art Spiegelman queria muito contar a história de seu pai, um judeu sobrevivente do holocausto na segunda guerra mundial(1939-1945), e por gostar muito de quadrinhos, resolveu conta-la dessa forma.




   
Imagem: Reprodução
Como se fosse numa Fábula, o autor retrata os personagens como animais, Os judeus são os ratos (em alemão “Maus”), nazistas são gatos (perseguem os ratos), poloneses são porcos, norte americanos são cachorros e ingleses como peixes. O uso dessa característica se refere a propaganda nazista na guerra.
A ideia dos nazistas era de que os judeus eram insignificantes e como ratos, se referiam ao seu grande número populacional, e precisavam ser exterminados.



Imagem: Reprodução

A história é intercalada com imagens do passado e no presente, da situação nos campos de concentração e na relação do autor com seu pai, que ainda sofria com as marcas do holocausto. Maus obteve tamanho reconhecimento que foi a primeira HQ a ganhar o prêmio PULITZER


Pra quem gosta sobre os assuntos referentes à segunda guerra mundial e holocausto, Maus é uma leitura mais que recomendada.

4 comentários:

  1. Muito boa a matéria Jael, me considero um desleixado por não ter lido esta obra ainda...abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. valeu fabiano, não vai se arrepender quando ler!

      Excluir
  2. Porra somos dois então nem sabia da existencia desse hq, mandou bem cara boa pesquisa

    ResponderExcluir