300x250 AD TOP

sábado, 7 de dezembro de 2013

Encontrado em: , ,

Trânsito - O pedestre é o culpado!

Por Carlos Eduardo Velozo
(Clique nas imagens para ampliar)

Rua 7 em frente ao Shopping
Imagem: Reprodução
Nesta semana estive numa destas despedidas de fim de ano, onde todos nós confraternizamos, trocamos elogios e depois seguimos nossa vida com nossas individualidades. E em um bate papo com uma pessoa que é policial, ele me falou um dado que é preocupante: que Blumenau teve 28 mortes até julho, mortes que não são naturais, que a policia tem que investigar, destas , 10 foram por atropelamentos. Fiquei imaginando quantos acidentes temos por atropelamentos na nossa cidade, pois tem os que não morreram, mas ficaram mutilados, com sequelas.

O atropelamento é um acidente onde o pedestre é a pior vítima, em muitos as sequelas são inevitáveis, médicos avisam que podem ficar lesões graves.


Imagem: Reprodução
Imaginamos sempre o pedestre como vítima inocente em um atropelamento, mas muitas vezes não é isso que acontece, em vários casos o pedestre é o imprudente, ou seja, o culpado. A pessoa na hora de atravessar uma via, faz de forma imprudente, sem atenção, pois seria interessante atravessar as ruas olhando para ambos os lados, respeitar os sinais de trânsito e faixas para pedestres e, antes de atravessar na frente dos veículos, fazer contato visual com os motoristas para ter certeza de que eles te viram. No caso de crianças, não permitir que um menor de 10 anos ande sozinha pela rua. A supervisão de um adulto é vital até que a criança demonstre habilidades e capacidade de julgamento do trânsito. Segure sempre sua mão, firme, pelo pulso, enquanto estiverem caminhando na rua. Portanto há várias imprudências a serem citadas , onde o pedestre é culpado, mas só que ele é a pior vítima disto.
Imagem: Reprodução

Acredito que deveriam haver campanhas governamentais para orientar sobre isto, pois os prontos socorros estariam bem menos sobrecarregados se não tivessem tanto acidente de trânsito com atropelamento! Portanto isto já é caso de saúde pública, onde apenas vemos preocupações do governo quanto a mobilidade dos carros e pouco se fala em transporte público de qualidade, pois isto diminuiria consideravelmente os acidentes com atropelamento.

Porém, este é um problema também de todos, pois em muitos casos o pedestre é o culpado!