300x250 AD TOP

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Encontrado em: , , , ,

Política - Manifestações e Máscaras

Por Walner Bernardes - Reizinho 

Ulysses Guimarães
Imagem: Reprodução
Com a promulgação de nossa Constituição em 1988, em seu artigo 1º- Parágrafo único diz: Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição. 
Pois bem: O Brasil no primeiro semestre de 2013 foi sacudido por uma onda de manifestações nos principais centros do país, tendo como foco inicial a reivindicação da redução das tarifas do transporte coletivo.

A falta de vontade dos gestores públicos em discutir com a população uma proposta alternativa, fez com que as manifestações se prolongassem e aumentando o rol de reivindicações, como também se ampliou por varias cidades brasileiras, levando um numero cada vez maior de pessoas as ruas.

Caras Pintadas 1992
Imagem: Reprodução
Muitos dos jovens participantes destas manifestações, nunca tinham presenciado tal ato com o povo na rua, pois cronologicamente e para a historia do país, a ultima participação do povo nas ruas se deu em 1992 quando do impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello.( Primeiro presidente eleito pelo voto direto, após o fim da ditadura militar ), devido a corrupção em seu governo.

Diferente das manifestações de 2013, esta, os jovens foram para as ruas com os rostos pintados com as cores da Bandeira do Brasil, onde ficaram conhecidos como “caras pintadas”. Onde devido a grande pressão popular Collor renunciou ao cargo.
Diretas Já 1983
Imagem: Reprodução

Já as manifestações de 1983 reconhecidamente, uma das maiores manifestações populares ocorridas no Brasil, a reivindicação foi de cara limpa e única, o povo queria votar para Presidente no movimento conhecido como “Diretas Já”.

A cada manifestação que ocorre no Brasil, quando não alcançam os objetivos pretendidos, estes proporcionam um amplo debate da política do país, estimulando desta forma a um numero cada vez maior de pessoas a sua participação política enquanto cidadão na busca de seus direitos, inclusive o de manifestar.

Manifestações de 2013
Imagem: Reprodução
Mas qual o objetivo do uso de mascara? Por que a de Guy Fawkes? O que um aventureiro inglês tem haver com a historia de nosso país ? Ele foi morto e esquartejado por tentar matar o rei e explodir o parlamento, em uma disputa religiosa na Inglaterra. Conhecido como precursor do anarquismo punk sua história não tem nada haver com a nossa. 

Se até agora lutamos por um país mais justo, igualitário e democrático, não podemos nos deixar desviar de nossos objetivos, a democratização do país se da com a participação popular na vida da sociedade, você não precisa ser médico para opinar sobre a saúde, não precisa ser contabilista, para opinar sobre os destinos do orçamento publico e não precisa ser professor, para opinar sobre os rumos da educação em nosso país. Só precisa ser cidadão, e usar de seu direito de participar da vida de nossa cidade, e para isso não é necessário ser jovem ou usar de uma máscara.