300x250 AD TOP

domingo, 2 de março de 2014

Encontrado em: , ,

Trânsito - Interpretação dos resultados da enquete sobre as mudanças no trânsito da Rua João Pessoa

Por Márcia Pontes
Educadora de Trânsito

Depois de duas semanas no ar para votação, não foi surpresa o percentual de 75% dos insatisfeitos com a terceira pista na Rua João Pessoa. O que estranha é que tão poucas pessoas tenham participado da enquete. Sinceramente, esperava mais. Mais participações, mais manifestações de opiniões com o agrado ou desagrado com as mudanças no trânsito da João Pessoa.

Imagem: Divulgação
O ditado de quem cala consente não funciona para esta sondagem sobre a aprovação ou desaprovação do blumenauense sobre as 3 pistas e outras "cositas más" na João Pessoa, até porque no dia a dia o que mais se ouve são reclamações.

Motoristas reclamando que a pista ficou mais estreita. Motoristas reclamando de outros motoristas que invadem a faixa contínua dupla para trafegar na contramão e tentar chegar mais rápido que os outros às custas de um acidente que quando for provocado não será novidade.

Imagem: Márcia Pontes
Ciclistas protestando contra o esquecimento do poder público em relação à eles, importantes atores que fazem o trânsito na nossa cidade e esperança negada da bike como transporte alternativo para que um dia possamos realmente começar a levar a sério a mobilidade urbana.

Senti falta dos pedestres respondendo essa enquete, pois em alguns trechos da João Pessoa é comum, por conta das falhas no piso da calçada, cadeirantes e outras pessoas com mobilidade reduzida ou não terem de dividir o cantinho da pista de rolamento com os carros.

Lançamos esta enquete e lançaremos sempre outras, principalmente com foco no trânsito e os problemas do trânsito na nossa cidade e esperamos que os usuários do trânsito, os seus atores, aqueles que fazem o trânsito façam a sua parte. Começando por manifestarem suas opiniões porque ter opinião é o mínimo para não se manter alheio a um tema fundamental para a sociedade.