300x250 AD TOP

domingo, 2 de março de 2014

Encontrado em: , , ,

Sustentabilidade - Cisternas para aproveitamento da Água de Chuva

Por André Luciano Heerdt

Bolhas D'água
Imagem: Divulgação
Você possui uma cisterna em sua casa? Após passamos por um dos verões mais quentes da História do Brasil, com temperaturas registradas, que nunca foram alcançadas antes, a gente precisa se remeter a pensamentos que nos levem a ter atitudes que possam amenizar os efeitos deste calor e seus efeitos colaterais. 

Um dos principais efeitos é a falta de água, já que choveu pouco no pico dos dias quentes, o que ocasionou também, a falta de energia elétrica. Então, fui atrás de alguma ideia interessante e descobri que muita gente usa em condomínios e casas pelo país a fora, e têm chegado aqui na nossa cidade também, as Cisternas Urbanas. 




Veja que perfeita definição que encontramos em ecocasa.com.br:

“A cisterna ou reservatório de armazenamento é o principal elemento de um projeto de aproveitamento de águas pluviais, esta pode variar em volume e material de que é feita, podendo ser construída em alvenaria ou adquirida no mercado em material pré-fabricado como plástico, fibra de vidro, etc. As cisternas em alvenaria devem seguir orientações de um projeto executivo, sejam as de alvenaria mista, sejam as de concreto armado, seu dimensionamento deve seguir as orientações do projeto de aproveitamento de águas pluviais e devem contemplar ainda as entradas e saídas para os tubos e uma escotilha de acesso para manutenção e limpeza. Já as cisternas pré-fabricadas devem, além de possuir os pontos determinados para as conexões hidráulicas e acesso ao seu interior, permitir que sejam enterradas sem a necessidade de obras de contenção, pois estas agregam ao projeto custos desnecessários, o material de que são fabricadas deve garantir a qualidade da água armazenada por longos períodos de tempo. Em geral uma cisterna adequada ao armazenamento de água da chuva por longos períodos, deve contemplar:
-Pouca variação da temperatura interna (motivo de se recomendar que sejam enterradas);

-Bloqueio de entrada de luz solar para evitar a proliferação de algas;
-Sustentação estrutural quando permanecerem vazias durantes períodos de estiagem;
-Impermeabilidade e resistência a vazamentos da água armazenada.

Modelo de Cisterna Subterrânea
Imagem: Divulgação

A água é tratada hoje pela civilização moderna como um recurso rico e ilimitado. Ao mesmo tempo em que o uso sustentável deste recurso é adiado, basta acompanhar o crescimento urbano e os projetos de construção para verificar se algum deles possui alguma exigência de “projeto sustentável”, com no mínimo, a obrigatoriedade de conter algum tipo de cisterna. Nos dias de hoje, nunca a poluição dos sistemas aquáticos atingiu níveis tão altos, consequência da ação humana e da falta de sistemas e projetos mais benéficos para conter efeitos colaterais.


Acontece através da criação de grandes áreas impermeabilizadas, da contaminação dos lençóis freáticos com os fertilizantes químicos e agrotóxicos, da contaminação dos cursos de água pelas indústrias e o esgoto doméstico, que compromete seriamente a qualidade da água para o consumo humano. Aqui na cidade de Blumenau, por exemplo, com o modelo criado de captação do Esgoto Doméstico pela empresa responsável, vá verificar ou pergunte a um técnico onde esse esgoto vai parar?

Minicisterna para Residência
Imagem: Divulgação
Vejam essa Minicisterna para Residência Urbana, que fácil de fazer, prática e de muita utilidade. Pesquisei algumas coisas interessantes e descobri que o assunto não é novo para a Região Nordeste do Brasil. Com apoio privado e do Governo Federal, a Região que enfrenta muitos problemas de falta de chuvas, adotou a coleta de água através de cisternas e são inúmeras espalhadas por toda Região. Como esse não é o foco do tema, vamos deixar assim e finalizar deixando a mensagem para você de reflexão!

É importante criar novos hábitos sustentáveis para amenizar os prejuízos naturais? Porque não juntar pessoas, trocar ideias e cobrar ações concretas na cidade para planejamentos e melhor a utilização da água da chuva, por nós moradores da cidade?

22 de Março - Dia mundial da Água
Imagem: Divulgação
Dia 22 de Março agora é dia Mundial da Água. Data comemorada em campanhas intensas pelo Mundo, inclusive pela UNESCO. Que tal a gente lembrar nas escolas? Com toda certeza será! Então incentive seu filho, coleguinha de sala e juntarmos as mãos para fazer um trabalho bem legal e que ficará para o futuro de nosso Planeta? Juntos por um PLANETA SUSTENTÁVEL!