300x250 AD TOP

sábado, 8 de março de 2014

Encontrado em: ,

Esporte - Mama África!

Por Matheus Pinto de Oliveira

MAMA ÁFRICA

Buenas meu povo! Estou debutando neste nobre espaço. Me chamo Matheus e vou escrever e explorar aqui uma das minhas maiores paixões, o futebol.


Família Scollari, Versão II
Imagem: Jefferson Bernardes
Na quarta-feira, 05 de março, o Brasil fez o seu último amistoso antes da convocação oficial para a Copa de 2014. A convocação, mais um evento que as marcas vinculadas à seleção aproveitam ao máximo para se promover, ocorre no dia 07 de maio. Jogando no Soccer City, em Johanesburgo (África do Sul), contra o selecionado local, o Brasil aplicou um sonoro 5 a 0, sem piedade alguma do anfitrião. O meia Oscar, o volante Fernandinho e o craque Neymar, em três oportunidades, marcaram os gols brasileiros. O craque do Barcelona é a maior esperança brasileira na Copa e tem vaga garantida entre os 23 convocados. O meia Oscar é outra figura recorrente nas convocações de Felipão e peça importantíssima do time de Scolari. Certamente estará na Copa. Já Fernandinho, volante do inglês Manchester City, vai ter que cruzar os dedos e torcer para que a boa atuação e o golaço contra a África convençam a comissão técnica. Fernandinho faz parte de uma ótima safra de volantes, a melhor desde os anos 80. E é justamente isso que pesa contra o jogador, a concorrência contra atletas dessa leva que tem mais tempo de seleção.   

SOCCER CITY FAZ BEM AO BRASIL

Na Copa do Mundo da África do Sul, em 2010, a seleção brasileira também jogou nesse estádio. Na ocasião enfrentou outro time africano, os elefantes da Costa do Marfim. E há quatro anos, assim como foi há dois dias, venceu e convenceu. À época, os 3 a 1 sobre o time de Didier Drogba garantiram a classificação para as oitavas de final da Copa. Mais adiante, nas quartas, o Brasil seria eliminado pela Holanda.   


NÚMEROS EXPRESSIVOS

Um chute de fora da área de esquerda, um gol por cobertura com o pé direito e o oportunismo de um matador na pequena área. Com esse cardápio variado Neymar anotou 3 gols no amistoso de quarta e chegou aos 30 com a camisa da seleção. Na lista dos artilheiros da amarelinha, está empatado na 11ª posição com Zizinho e a dois gols de Tostão, o 10º colocado.
   
Será?
Imagem: Jefferson Bernardes
Os números impressionam quando nos damos conta de que o jogador tem apenas 22 anos. A média é de 0,64 gol por jogo, já que o craque soma 47 jogos pela canarinho. Fazendo uma projeção, onde leva-se em conta a média de jogos de Neymar pela seleção no ciclo de um ano e a quantidade de gols que faz nesse período, restam apenas 5 anos para que o jogador do Barça destrone Pelé como o maior goleador da seleção. Só 5 anos, para que Neymar desbanque Pelé e ultrapasse o número absoluto de 77 gols, a marca do Rei.  Ainda é muito cedo para prognósticos e previsões mais efusivas, mas pode ser o começo da realização de uma velha máxima: rei morto, rei posto.