Qual é o marco zero do calendário de Westeros? Quando foi construída a
Muralha? Quais religiões da série se assemelham às religiões do nosso mundo? Reze
para os antigos e os novos deuses por iluminação e confira mais um capítulo do aquecimento para a 4ª Temporada de Game of Thrones.
História
Ao longo dos 5 livros já lançados, George R. R.Martin vai aos poucos revelando detalhes sobre a
História de Westeros e do mundo conhecido. São milhares de anos divididos em
Eras, que moldaram os Sete Reinos e criaram a conjunção política do início da
série/livros. Para marcar o tempo, assim como nas culturas da Terra temos marcos
zeros para contar os anos, o calendário de Game of Thrones considera o
desembarque de Aegon Targaryen em
Westeros como ano zero, dessa forma, as siglas AA (antes de Aegon) e DA (Depois
de Aegon) serão utilizadas na seguinte cronologia:
Era da Aurora (12.000 AA a
8.000 AA)
Um povo humano vindo de Essos, que ficaria conhecido como os Primeiros Homens, invade Westeros e
entra em conflito com os Filhos da
Floresta, espécie humanoide baixinha que vivia por lá. Por fim, as duas
espécies selam um pacto que divide o continente entre eles, os Primeiros Homens
passam a habitar as terras abertas e os Filhos da Floresta os pântanos e
florestas (óbvio!). É importante mencionar que os Primeiros Homens assimilaram
a religião dos Filhos da Floresta, a fé nos Deuses Antigos da Floresta.
Era do Heróis (8.000 AA a 6.000
AA)
Nesta era que ocorre a Longa
Noite, um inverno que durou uma geração e trouxe a primeira invasão dos Outros a Westeros. Os Primeiros Homens
e os Filhos da Floresta se uniram para combater essa ameaça, muitos padecem,
mas os Outros são derrotados. Brandon
Stark (O Construtor) é mencionado como construtor da Muralha, de Winterfell
e se sagra como o primeiro Rei do Norte.
A invasão dos Ândalos (6.000 AA
a 4.000 AA)
Outro povo humano vindo de Essos invade Westeros, os Ândalos, que tinham espadas de aço e
armaduras sofisticadas, acabaram por exterminar boa parte dos Primeiros Homens,
porém, em algumas localidades as duas culturas se misturaram. O norte continuou
sendo basicamente constituído pela etnia dos Primeiros Homens, inclusive,
mantiveram a religião dos Deuses Antigos da Floresta. No restante de Westeros a
cultura ândala reinou suprema, sendo adotada a Fé dos Sete Deuses como religião
da maioria dos reinos. O último território a ser conquistado foi as Ilhas de Ferro, após isso, Westeros se
consolida como sete reinos sem uma unidade política central.
Ascensão e Queda de Valíria
(4.000 AA a 100 AA)
Uma raça pacífica de criadores de ovelhas descobriu como adestrar
dragões e forjou com sangue e fogo o Império Valiriano, numa península no
litoral sul de Essos. Os Targaryen
eram uma das famílias nobres de Valíria, que baseados na visão de uma criança
deixaram sua terra natal e se estabelecem na ilha Pedra do Dragão, em Westeros. 12 anos após a parida dos Targaryen,
Valíria é consumida por uma série de erupções vulcânicas, episódio que ficou
conhecido como a Perdição de Valíria.
Aegon Targaryen (O
Conquistador) decidiu que era hora de erguer um novo império, deixou Pedra do
Dragão e invadiu Westeros pela torrente da Água Negra, com um pequeno
contingente de soldados e três dragões, um montado por ele e outros dois montados
por suas irmãs/esposas. Os reinos foram sendo conquistados um a um. É claro que
a medida que iam avançando, algumas casas de Westeros passavam para o lado dos
Targaryen. As Casas Tully e Tyrell, por exemplo, ajudaram os Targaryen a
dizimar seus antigos monarcas e acabaram sendo sagrados Senhores das Terras dos
Rios e da Campina respectivamente. Já o norte, preferiu evitar uma batalha e Torrhen Stark, o último Rei do Norte,
jurou vassalagem à Aegon, foi sagrado Senhor de Norte e ficou conhecido como o
Rei que ajoelhou. O único território de Westeros que não foi conquistado pelos
Targaryen foi Dorne, que foi anexado
quase dois séculos depois através de um casamento. Os Targaryen reinaram em Westeros até que
Aerys II, o Rei Louco foi deposto durante a rebelião de Robert Baratheon, 17 anos antes do início da série.
Ciências Políticas
O sistema de governo de Westeros se assemelha muito ao feudalismo da
Idade Média, a base do sistema está vigente desde a invasão dos Ândalos, sendo
adotado pelas dinastias Targaryen e Baratheon.
Rei - A partir do Trono de
Ferro em Porto Real reina supremo sobre Westeros, mas precisa lidar com o jogo
político e o equilíbrio de forças e interesses entre as Grandes Casas.
Mão do Rei - Principal
conselheiro e responsável por executar as ordens reais, além de ocupar o Trono
de Ferro na ausência do Rei. “Preciso que você governe meu reino enquanto eu
como, bebo e vadio até morrer” disse o Rei Robert Baratheon a Ned Stark ao nomeá-lo Mão do Rei.
Guarda Real – Guarda
pessoal do Rei e da família real, formada por sete cavaleiros que não podem
possuir terras ou propriedades e não tem o direito de se casar.
Meistres – Ordem de
eruditos que atuam como cientistas, médicos e conselheiros dos nobres de
Westeros. Um conclave de arquimeistres elege o Grande Meistre que assessora o
Rei e participa do Pequeno Conselho.
Senhores (Lords) – Vassalos
ao Rei e suseranos em suas terras, atuam como se fossem senhores feudais, seus
títulos são hereditários.
Cavaleiros – Tem o dever de
proteger o seu Senhor, geralmente filhos não herdeiros de Casas nobres são
sagrados cavaleiros, mas também é comum que plebeus ou criminosos receberem
títulos de cavalaria.
Patrulha da Noite –
Irmandade bélica fundada na Era dos Heróis, não está diretamente vinculada ao Rei
ou à nobreza de Westeros. Sua missão é defender o reino dos homens dos
invasores de além da Muralha. É uma ordem exclusivamente masculina, cujos
membros se oferecem de forma voluntária, em muitos casos, é oferecida a um criminoso
a escolha entre a morte ou se juntar à Patrulha da Noite (muitos escolhem a
morte). Ao ingressar na irmandade, o patrulheiro faz um juramento abdicando de
posses, terras, honra e assume o celibato (muitos quebram esse voto), após
juramentado, o dever do patrulheiro para com a irmandade é para toda a vida, a
deserção é punida com a morte.
Irmãos da Patrulha da Noite |
Teologia
Várias religiões são praticadas por diferentes povos e etnias em todo
o Mundo Conhecido, inclusive, uma das principais diferenças entre Game of
Thrones e a Europa Medieval é que no universo da série há mais liberdade
religiosa e a igreja não está tão ligada ao estado, apesar de algumas religiões
estarem trabalhando para mudar isso. Martin se declara ateu e se analisarmos
sua obra mais a fundo poderemos encontrar traços de sua postura questionadora.
Religiões de Westeros
Os Deuses Antigos da Floresta
Tipo: Panteísta
Símbolo: Rostos entalhados em troncos de represeiros.
Área de abrangência: Norte de Westeros.
Era a religião dos Filhos da Floresta e posteriormente adotada pelos
Primeiros Homens, basicamente ligada à natureza, são incontáveis e inomináveis
espíritos ou deuses presentes em cada árvore, rocha ou animal. Religião
pacífica, sem clero, templos ou livro sagrado.
A Fé dos Sete
Tipo: Monoteísta
Símbolo: Estrela de sete pontas.
Área de Abrangência: Terras da Coroa, Vale de Arryn, Campina, Terras
do Oeste, Terras Fluviais e Terras da Tempestade.
Religião que foi trazida pelos Ândalos durante sua conquista é
dominante na maior parte de Westeros e possui forte influência política. Sua fé
se baseia na adoração de um deus com sete faces, às vezes retratado como sete
deuses, Pai, Mãe, Guerreiro, Donzela, Ferreiro, Velha e Estranho, claríssima referência
à santíssima trindade do dogma católico, além disso, possui a figura do Alto
Septão, chefe supremo da igreja assim como o Papa, e um livro sagrado
denominado “Estrela de Sete Pontas”.
O Deus Afogado
Tipo: Monoteísta
Símbolo: Mar
Área de Abrangência: Ilhas de Ferro
Religião que sobreviveu à invasão dos Ândalos, tem seus ritos e
conceitos ligados ao mar e a navegação, no entanto, representa a natureza dos
Homens de Ferro, segundo sua mitologia, o Deus Afogado criou os Homens de Ferro
para saquear e estuprar. Um de seus ritos de passagem é o afogamento, no qual a
pessoa precisa ser ressuscitada por massagem cardiopulmonar.
Religiões de Essos
O Grande Garanhão
Tipo: Politeísta
Símbolo: Cavalos
Área de Abrangência: Planície de Essos (Mar Dothraki)
Religião do povo Dothraki,
são varias deidades cujo deus mais importante é o Grande Garanhão. Todos os
rituais e costumes são relacionados aos cavalos, o que inclui obrigar mulheres
grávidas a comer um coração de cavalo para dar força ao bebê.
O Grande Pastor
Tipo: Monoteísta
Símbolo: Carneiro
Área de Abrangência: Lhazar
Religião do pacífico povo de Lhazar, prega que o Grande Pastor criou
todos os humanos para serem parte do mesmo rebanho, mesmo assim, há uma ala dos
lhazarenos que pratica “magia de sangue”
contra seus inimigos.
O Senhor da Luz
Tipo: Monoteísta
Símbolo: Coração em chamas
Área de Abrangência: Cidades Livres, Baía dos Escravos, Asshai, entre
os membros da Irmandade Sem Estandartes e uma ala dos seguidores e vassalos do
Rei Stannis Baratheon.
Religião que prega a existência de um único e verdadeiro deus, R'hllor,
o Senhor da Luz ou Deus Vermelho, seus seguidores estão entre os mais
fanáticos, consideram todos aqueles que não o seguem como infiéis que adoram
demônios disfarçados de falsos ídolos, além disso, acreditam que sua missão é
espalhar a palavra do senhor da Luz pelo mundo, mesmo que utilizando a força. Aguardam
pelo retorno de seu salvador, que irá combater a escuridão.