300x250 AD TOP

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Encontrado em: , ,

Trânsito - O saldo dos acidentes de trânsito em Blumenau no último triênio



O que vamos apresentar em forma de números não são só números. Porque não se trata apenas de estatística, mas de vidas humanas que foram transformadas definitivamente em consequência de acidentes de trânsito em Blumenau. Os dados se referem aos anos de 2011 a 2013 e a fonte é a Seguradora Líder, a partir de indenizações pagas por Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT) só em Blumenau.

No ano de 2011 foram 1.306 indenizações por ocorrências de acidentes de trânsito, contra 1.557 em 2012, um acréscimo de 19% no número de indenizações. Só no ano de 2013, já foram registradas 1.598 indenizações, o que corresponde a um acréscimo de 3% em relação a igual período de 2012, e 22% se compararmos o período 2011.


INFORMAÇÕES GERAIS DE BLUMENAU (SC)
População
309.011
Automóveis
149.970
Motocicletas
  45.973
Frota total (incluindo outros veículos):

Fonte: DPVAT (2013)

Os números, custos, prejuízos (chamam como quiserem) com despesas médicas, invalidez e morte aumentaram progressivamente de ano a ano no último triênio de 12 meses.

Fonte: DPVAT (2013)

O que mais preocupa é que diminuíram as quantidades de indenizações por despesas médicas hospitalares, mas aumentaram em escala progressiva as indenizações por invalidez e as mortes.  

Os registros de invalidez permanentes e temporárias foi de 901 em 2011, subiu para 1.212 em 2012 e 1.281 em 2013. 

Muito mais do que uma nomenclatura, tratam-se de pessoas que sofreram ferimentos tão graves em acidentes de trânsito ao ponto de apresentarem sequelas como debilidade permanente, perda ou inutilização de membros (arrancamentos, amputações), sentidos e tornaram-se incapacitadas para o trabalho. Pessoas que passaram a ter enfermidades ou deformidades permanentes, que passaram a usar órteses e próteses, parafusos e platina, ou ficaram surdas e dependentes de muletas e andadores, dentre outros.

Ou seja, pessoas que de uma hora para outra, numa fração de segundos no trânsito, por uma série de fatores (falta de autocuidados, imperícia, imprudência, negligência) viram suas vidas mudarem para sempre por causa de um acidente de trânsito.

A quantidade de mortos em acidentes de trânsito em Blumenau em 2011 conforme indenizações pagas às famílias das vítimas foi de 1.306; aumentou para 1.557 em 2012, e subiu novamente para 1.598 em 2013.

Por mais que houvesse queda nas estatísticas ano a ano, uma morte somente que tivéssemos já seria o suficiente para preocupar uma sociedade inteira, para se colocar no lugar das famílias, vestir a mesma dor e transformar o luto em luta pela vida no trânsito.

Durante todo o mês de maio de 2014 Blumenau vai vestir o amarelo da advertência e da atenção à vida no trânsito. A sociedade organizada de Blumenau não aguenta mais tanta dor, tanto sofrimento, tanta perda e tanta dor provocada por acidentes de trânsito.

Numa ação inédita nesses 163 anos da cidade, teremos 3 marcos em ações preventivas e educativas para a segurança das pessoas no trânsito: o Maio Amarelo, movimento internacional pela preservação da vida no trânsito; a Semana Mundial de Segurança do Pedestre, e a Campanha Paz no Trânsito, faça a sua parte! 

É a primeira vez que a sociedade organizada (cidadãos, empresas, instituições, poder público) se une numa grande campanha que vai mobilizar e chamar à atenção a população para o tamanho do problema e para a necessidade de autocuidados no trânsito.

Blumenau abraçou permanentemente o Maio Amarelo, a Campanha Paz no Trânsito, faça a sua parte! A sociedade organizada assumiu o compromisso, chamou para si a responsabilidade e está dando visibilidade por meio de ações à sua responsabilidade social para com um trânsito seguro e não vai deixar essa peteca cair. Especialmente os 7 Conselhos Comunitários de  Segurança (CONSEG’s) dos 35 bairros de Blumenau.

Convidamos a toda a população para participar de toda a programação do Maio Amarelo em Blumenau, Semana Mundial de Segurança do Pedestre e Campanha Paz no Trânsito, faça a sua parte!

Se cada um fizer a sua parte tomando os cuidados básicos para manter-se vivo no trânsito, não teremos mais acidentes, nem sofrimento e dor. Juntos, podemos nos salvar e salvar milhões de vidas!


Imagens: Reprodução

0 comentários:

Postar um comentário