300x250 AD TOP

terça-feira, 6 de maio de 2014

Encontrado em: , , ,

Trânsito - Trânsito, leitura e educação para vida é o tema da 7ª Feira Catarinense do Livro



Leitura e Trânsito: educação para a vida! Este é tema da 7ª Feira Catarinense do Livro, um evento clássico e dos mais prestigiados no calendário cultural catarinense. Realizada de 6 a 17 de maio, das 9h às 20h, no Largo da Alfândega, centro de Florianópolis, a feira reúne representantes do setor de artes gráficas, papelarias, embalagem de papel, livros, materiais didáticos e educativos a apresentará livros, obras técnicas, científicas e profissionais, religiosas e didáticas, dentre outros produtos e serviços direcionados à difusão do livro e da cultura. São aguardados cerca de 200 mil visitantes e o acesso é aberto ao público. 


 A Feira é uma atração por si só, mas o que chama à atenção nesta edição é o tema trânsito e a leitura como educação para a vida. A escolha é de extrema importância diante das graves consequências da acidentalidade num país em que morre-se mais no trânsito do que nas guerras do Oriente, do que o câncer e todas as doenças vasculares juntas. 

Alguns dados apresentados na página oficial da 7ª Feira Catarinense do Livro são aqueles da  Seguradora Líder (2013), administradora do seguro DPVAT, em relação a 2012, quando foram pagas 60.752 indenizações por morte no trânsito e 352.495 por invalidez permanente. Esses números significam 166 indenizações pagas por morte e 965 indenizações pagas por invalidez permanente ao dia. São dados que comprovam que estamos diante de uma epidemia grave.

Com o trânsito como eixo e tema principal, o foco estará voltado também para a responsabilidade e autocuidados na preservação da vida, o papel de cada um para a segurança no trânsito, regras de convivência e valores para a vida no trânsito, e a percepção sensível de jovens e adultos para as campanhas educativas de trânsito, dentre outros. 

A formação significativa e defensiva de condutores no âmbito de todos os envolvidos no processo de habilitação e o medo de dirigir também estarão em pauta na feira no formato de duas palestras que terei a honra de proferir. 

A primeira palestra é “Formação significativa e defensiva de condutores pelo método decomposto de aprendizagem da direção veicular”, no dia 14 de maio, às 18h30, e no dia 15 de maio, às 18h, é a vez da palestra “Medo de Dirigir: de objeto discursivo à superação”. 

Márcia Pontes estará presente na Feira com duas obras e palestras

A 7ª Feira Catarinense do Livro traz um verdadeiro caldo cultural temperado e regado a leitura e trânsito, com lançamento de livros, sessões de autógrafos, bate-papo com escritores, contações de histórias, peças teatrais, concurso literário, leituras dramáticas, palestras, seminário e até show de mágicas. Uma das atrações mais esperadas é o Coral da Guarda Municipal de Florianópolis.

Dentre os participantes, autores como Airton da Silveira Filho, Cristina Klein, Eliane Debus, Eloah Westphalen Naschenweng, Ester Polli, Fábio Oscar Lima, Inês Carmelita Lonh e Irene Rios. Também participam autores como José Rovaní Kurz, Julião Goulart, Luiz Carlos Amorim, Maria Laura P. Spengler, Maria Luiza Vargas Ramos, Mauro Demarchi, Rodrigo Calistro, Rosalba Hass Hackbarth, Sérgio Almeida, Simone Cintra, Urda Alice Klueger, Zeli Regina de Souza.

Com um público estimado em cerca de 200 mil visitantes, também espera-se que o evento contribua para a formação de multiplicadores em educação para o trânsito entre os pais, professores e sociedade em geral, que certamente transmitirão às pessoas com as quais convivem, os conteúdos vivenciados através das leituras e das atividades educativas e culturais.

A 7ª Feira Catarinense do Livro é uma realização anual da Câmara Catarinense do Livro (CCL), que há vários anos vem incentivando o hábito de ler por meio de feiras de livros e outras atividades que possibilitem ao leitor catarinense maior facilidade na aquisição de livros. Neste evento já consagrado e que a cada ano atrai mais visitantes, são oferecidas diversas obras a preços promocionais.

Sem dúvida, uma rica oportunidade de reunir os escritores, educadores, voluntários, profissionais do trânsito e público em geral em torno de um momento em que se incentiva a difusão, a criação e a fruição da leitura e da cultura tendo como base a segurança no trânsito.
Mais informações no site do Evento no link http://cclivro.org.br e pelo email dos organizadores, em comunica@cclivro.org.br.

0 comentários:

Postar um comentário