300x250 AD TOP

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Encontrado em: , ,

Trânsito - Conheça a programação do Maio Amarelo e Campanha Paz no Trânsito em Blumenau


Falta pouco para Blumenau se colorir de amarelo, a cor da advertência e da atenção à vida no trânsito. Pela primeira vez a comunidade organizada (cidadãos, terceiro setor, empresas, instituições, poder público) se reuniu em torno da causa humanitária por mais respeito à vida no trânsito e Blumenau realizará 3 marcos históricos em ações educativas e preventivas para um trânsito seguro. Já no primeiro dia de maio, durante a Festa do Trabalhador, na Vila Germânica, e em outros pontos da cidade, inicia-se o Movimento Internacional Maio Amarelo em atenção pela vida; a Semana Mundial de Segurança do Pedestre e a Campanha Paz no Trânsito, faça a sua parte!

No dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, iniciamos lembrando dos aproximadamente 100 mil mortos por ano em acidentes de trajeto, pessoas que morrem no trânsito indo ou vindo do trabalho. As atividades iniciam na Vila Germânica com o passeio ciclístico do Dia do Trabalhador e demais atividades ao longo do dia, com distribuição de fitilhos amarelos (o símbolo do Maio Amarelo) e panfletos com dicas de autocuidados para pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

As tendas dos Conselhos Comunitários de Segurança e das Associações de Moradores, nossos parceiros nas 3 ações educativas e preventivas para um trânsito seguro, na Vila Germânica, também concentrarão os esforços dos voluntários para o trabalho de abordagem e conscientização das pessoas para que exerçam todos os seus papéis no trânsito com responsabilidade.

Nesta mesma manhã, do outro lado da cidade, se realiza a Feijoada dos Amigos para um trânsito seguro, no Madrugadão Lanches. A promoção é da Isidoro Automóveis, empresa parceira da Campanha Paz no Trânsito, semana Mundial de Segurança do Pedestre e Movimento Maio Amarelo. O evento é exclusivo para convidados, mas a rua ao lado será fechada para o trânsito para a colocação de uma tenda que abrigará o simulador de direção de motos cedido pela Regata Motos para o evento. Também será feita a distribuição de fitilhos amarelos e panfletos com dicas de autocuidados no trânsito.

No dia 4 de Maio os voluntários da Campanha Paz no Trânsito e Maio Amarelo estarão presentes no 16º Encontro Sul Brasileiro de Fuscas com ações de divulgação em defesa de um trânsito seguro.
 
O Dia 6 de Maio será o D da Campanha Paz no Trânsito: faça a sua parte, pois marca o início das ações preventivas da Semana Mundial de Segurança do Pedestre, também chamada de Semana Zenani Mandela, em homenagem à neta de Nelson Mandela que morreu atropelada aos 13 anos de idade, na África do Sul. Neste dia, serão feitas abordagens e blitze itinerantes pulverizadas pelos bairros da cidade.

No Dia 10 de maio, véspera do Dia das Mães, as ações concentram-se na programação do Super Sábado na XV com diversas atividades ao longo do dia. A Praça Doutor Blumenau será uma espécie de QG das ações educativas e preventivas para o trânsito seguro, com exposição das instituições de segurança, viaturas do Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal de Trânsito, entidades com prestação de serviços e divulgação dos Conselhos Comunitários de Segurança.

Ao longo da Rua XV serão distribuídos panfletos com dicas de autocuidados no trânsito, fitilhos amarelos e adesivos do maio Amarelo. As pessoas poderão conhecer e dirigir um simulador de direção para motos, além de assistir filmes educativos sobre pilotagem segura e receber orientação dos profissionais da Regata Motos e voluntários da campanha paz no Trânsito e Maio Amarelo.

As blitze educativas serão constantes e itinerantes nos principais cruzamentos e faixas de pedestres da cidade. Haverá faixas alertando para os cuidados com a vida no trânsito nas principais passarelas.

Também faz parte do Maio Amarelo e Campanha Paz no Trânsito, faça a sua parte! a 13ª Semana de Valorização da Vida, promovida pelo CVV de Blumenau, entre os dias 10 e 15 de maio. No primeiro dia, será feita a divulgação do trabalho realizado por voluntários do CVV em Blumenau e também no dia 14 de maio, em um encontro com entidades voluntárias da cidade.

O Dia 11 de Maio é o Dia D do Maio Amarelo, com iluminação dos principais monumentos, edificações na cidade e residências na cidade.

No dia 15 de maio será proferida palestra pela professora Suzana Sedrez com o tema Valorização da Vida: avaliando as etapas das perdas e o que pensar sobre os ganhos e avanços na superação”, no auditório da AMPE, às 19h30min.

No dia 18 de maio será realizada a 1ª Corrida e Caminhada pela Vida no Trânsito, com largada e chegada na Vila Germânica, passando pelos principais pontos turísticos do Centro de Blumenau.

No dia 20 de maio serão realizadas blitze educativas na Rua 7 de Setembro, imediações do Shopping Neumarkt, local onde os pedestres arriscam a vida atravessando fora da faixa e em meio aos veículos.

No dia 25 de maio será realizada a 1ª CÃOminhada pela Vida no Trânsito, na Rua XV de Novembro, que terá a frente de todos os cães e seus proprietários alguns animais sequelados e cadeirantes que foram vítimas de atropelamento. Um dos casos mais comoventes é o da cadelinha Violeta, que se tornou cadeirante depois de ser atropelada na Rua São Paulo. Foi feita a cirurgia de coluna com prognóstico de 50% de chances de voltara a andar, mas não se confirmou.

Outro caso é da cadelinha Babi, que só tem 3 pernas como sequela de um atropelamento no trânsito. Para esta CÃOminhada não será feita inscrição, basta que os proprietários compareçam às 10h na Rua XV de Novembro com concentração na Praça Doutor Blumenau.

Ainda esta semana será confirmada o horário e local do Culto Ecumênico em respeito e memória às vítimas de acidentes de trânsito e suas famílias.

Toda a realização da programação está sendo organizada e patrocinada por cidadãos blumenauenses, empresas, instituições, entidades, Conseg’s, voluntariado e poder público. É uma iniciativa inédita da sociedade organizada que esperamos sirva de exemplo para os demais estados e municípios.

Está confirmado até agora que os municípios de Gaspar, Indaial, Timbó, Lages, Chapecó e Criciúma realizarão atividades simultâneas, com adesões de outros municípios ao longo da semana.

Tanto a Campanha Paz no Trânsito quanto o Maio Amarelo e a Semana Mundial de Segurança do Pedestre serão permanentes e farão parte do calendário dos municípios.

Venha participar com toda a sociedade organizada das programações educativas e preventivas de trânsito em Blumenau e em outros municípios. Vista a sua camisa amarela e junte-se a nós para pedir mais segurança, atenção e cuidado à vida no trânsito!