Estamos na Semana
Nacional de Trânsito, cujo tema é Cidade Para as Pessoas: Proteção e Prioridade
ao Pedestre. Semana de festa para o pedestre com muitas atrações e ações em
todo o Brasil, mas será que é tudo só festa? Qual é a responsabilidade dos
pedestres em acidentes de trânsito? Será
que o fato de a faixa ser prioridade para os pedestres, eles não podem ser
responsabilizados por acidentes que tenham causado por pressa, desatenção,
teimosia e até por falta de conhecimento? A sugestão dessa postagem é de uma
leitora do Blog Todo Dia Blumenau, indignada por ter sido xingada por pedestres
ao cedê-los a vez para uma travessia segura na faixa.
As campanhas são fartas
em todo o Brasil e no mundo: onde tiver faixa de pedestres, o motorista é
obrigado a dar a vez para uma travessia segura. Talvez, como uma forma de
forçar o motorista a respeitar o que diz o Código de Trânsito Brasileiro,
muitos pedestres forçam a barra e atravessam na faixa sem a menor cautela.
Se a principal
reclamação dos pedestres é de que os motoristas não facilitam as coisas, não
dão a vez e deixam o pedestre mofando em cima da calçada até em dias chuvosos,
entre os motoristas as reclamações são de que muitos pedestres se atiram em
cima da faixa sem o menor cuidado.
Quem é o motorista que
ainda não se deparou com um pedestre se lançando sobre a faixa de forma
desatenta e precipitada? Outros, atravessam correndo e acabam expondo a si
mesmos e aos outros em risco, sobretudo de atropelamento ou colisão traseira
por conta de uma freada de emergência.
Há, ainda, alguns
pedestres que ficam falando ao celular ou conversando bem em cima do ponto de
iniciar a travessia na faixa. O motorista entende que ele quer atravessar,
imobiliza o veículo e das duas uma: ou recebe um pedido de desculpas ou é xingado.
O CTB atribui
responsabilidades não só aos motoristas, mas também aos pedestres, e a
principal delas está no art. 69: atravessar com segurança, ter visibilidade,
calcular a distância e a velocidade dos veículos e atravessar sempre em cima da
faixa, onde houver. Caso tenha uma faixa de pedestres no local e o pedestre
atravessar fora dela em uma distância de 50 metros, caso seja atropelado será
considerado o culpado pelo próprio acidente. É assim que os tribunais estão
decidindo.
Atravessar correndo em
cima da faixa é arriscado, pois nas vias com mais de uma pista de mesmo
sentido, pode ser que um condutor pare para a travessia, mas o outro não, e é
aí onde mora o perigo. Atravessar correndo em cima da faixa de pedestres também
expõe o pedestre ao risco de ser atropelado por uma moto que venha trafegando
pelo corredor e não pare junto com os carros.
Muitos pedestres não
olham para os dois lados ao fazer uma travessia sobre a faixa porque confiam
que o sentido da via não permite o tráfego em fluxo contrário, ou seja, não tem
contrafluxo e nem é contramão. Só que desta forma ignoram que um skatista ou
ciclista possa vir trafegando na contramão de direção e é onde o acidente é
provocado.
Alguns pedestres
iniciam a travessia em cima da faixa, só que continuam caminhando em diagonal e
terminam a travessia fora da faixa. Aliás, com faixa ou sem faixa, a travessia
em diagonal faz com o pedestre permaneça mais tempo sobre a pista de rolamento,
exposto a risco de atropelamentos.
Muitos motoristas
costumam alegar que não param para dar a vez ao pedestre na faixa para não
correrem o risco de colisão traseira, o que não justifica a infração de
trânsito, pois é perfeitamente possível reduzir, parar e sinalizar com
segurança até que o pedestre atravesse com provocar acidentes.
É para isso que existe
o espelho retrovisor interno: para olhar e verificar se o condutor de trás está
muito próximo, colado. Se formos pensar bem, fazemos praticamente o mesmo
trajeto todos os dias pelas cidades e, de certa forma, já sabemos onde tem
faixa de pedestres. Então, é só olhar no retrovisor e dar breves toques de
advertência no freio para alertar o motorista que vem atrás. O sistema é bem
sensível e basta apenas encostar o pé no pedal de freio que a luz traseira já
acende (se estiver funcionando e a manutenção preventiva tiver sido feita).
Imobilize o seu veículo
bem antes da linha de retenção (aquela linha branca que antecede a faixa) para
aumentar o campo visual tanto do condutor quanto do pedestre e ligue o
pisca-alerta. Isso dará a certeza ao pedestre de que o condutor vai parar para
ele atravessar e também avisará ao condutor que trafega atrás de que o veículo
da frente parou para o pedestre atravessar. Por sua vez, os motociclistas que
vierem trafegando atrás dos veículos ou no corredor (o que é proibido), ao
perceberem o pisca-alerta ligado, saberão que um pedestre está atravessando na
faixa.
Para motociclistas,
cuja moto não tem pisca-alerta, a dica é dar os breves toques no freio para
avisar o condutor de trás que ele vai reduzir e parar para o pedestre. Também
pode ser utilizado o sinal de braço esticado com movimentos lentos para cima e
para baixo para avisar o condutor de trás que pé necessário ele reduzir e
parar.
Adultos que atravessam
com crianças devem segurá-las pelo punho e não pelas mãos, por dois motivos:
crianças “cegam” os adultos, são muito rápidas, se desvencilham das mãos com
facilidade e, segurando pelo punho fica mais difícil de a criança se
desprender. O outro motivo, é que durante a travessia, caso um dos veículos não
pare para a travessia segura dos pedestres, a criança pode tentar correr para
escapar do atropelamento, vai se soltar das mãos do adulto e lançar-se na
frente do veículo sem conseguir evitar o atropelamento.
Seguem algumas dicas
para motoristas e pedestres, não só para a Semana Nacional de Trânsito, mas
para o dia a dia!
Dicas
de Segurança para Pedestres
ü
- Ver e ser visto: busque contato visual com o condutor e tenha certeza de que foi visto por ele antes de iniciar a travessia na faixa;
- Antes de atravessar na faixa, certifique-se de que tenha visibilidade o suficiente: calcule a distância e a velocidade dos veículos;
- Atravesse sempre em linha reta para ficar menos tempo exposto a perigos na pista de rolamento;
- Olhe sempre para os dois lados mesmo quando o sentido da via for único, para não ser surpreendido por um ciclista ou skatista na contramão;
- Estenda a mão para manifestar a intenção de atravessar sobre a faixa de pedestres e mantenha-a esticada até concluir a travessia: isso vai ajudar o motociclista que trafega no corredor e o condutor da pista ao lado a enxergar que você está atravessando;
- Durante a travessia na faixa, olhe por entre os veículos para se certificar de que não vem moto trafegando no corredor;
- Pedestre que atravessa fora da faixa a uma distância de até 50 metros é considerado culpado pelo próprio acidente.
Dicas
de Segurança para Condutores
- Todos os dias você faz praticamente o mesmo trajeto pela cidade: identifique os locais onde há faixas de pedestres;
- Antes de parar para o pedestre atravessar, dê breves toques de aviso no freio para que o motorista de trás saiba que você vai parar;
- Pare seu veículo antes da faixa de retenção (linha branca antes da faixa de pedestres) a uma distância de até dois carros para aumentar o seu campo visual e o do pedestre;
- Ao imobilizar o seu veículo, ligue o pisca-alerta: o pedestre terá certeza que você vai parar para ele atravessar e o condutor de trás evitará a colisão traseira;
- Se for necessário, estenda o braço para fora da janela e faça movimentos lentos para cima e para baixo para avisar o condutor que trafega ao lado para avisar que há pessoas atravessando na faixa.
Todos
no trânsito devem caminhar juntos para redobrar os autocuidados e evitar
acidentes.