300x250 AD TOP

segunda-feira, 3 de março de 2014

Encontrado em: , ,

Sociedade e Economia - Outras da classe média no buraco

Por Carlos Eduardo Velozo

Imagem: Divulgação
A maior parte da classe média brasileira, depois do plano Real, começou a se atolar em dívidas porque a renda não aumentou, mas as ofertas de produtos e serviços cresceram e os preços também. Muitos não acordaram que estavam empobrecendo e continuaram levando o mesmo padrão de vida, se atolando em dívidas; isto porque a classe média sempre tem crédito nas lojas e nos bancos, afinal eles têm uma renda boa. Foi percebendo isso que os bancos aprimoraram os serviços para oferecer mais para a classe média. E é doutor fulano e doutor ciclano, uma paparicação enorme dos gerentes de bancos, até para cobrar a conta estourada eles são educados, que maravilha! A classe média adorou isso, “to reinando”, muitos pensavam, e iam mais pro fundo do buraco.

Por que será que os bancos fizeram isso?

Porque eles perderam a lucratividade que tinham antes do plano Real, tiveram que buscar produtos que rendessem mais lucros.

Imagem: Divulgação
“E porque não produtos para a classe média? Afinal, eles tem uma renda boa e são grandes consumidores.” Foi isso que os bancos pensaram e está dando certo, hoje seus lucros estão maiores que na época da inflação. Agora que a classe média está quebrando, eles (os bancos) estão atacando os da terceira idade. Oh, desculpe! A melhor idade, belo marketing não? Mas não é deles que eu vou falar aqui e sim da classe média. Eu estava falando dos lucros dos bancos, que hoje anda na casa dos bilhões em alguns, isso líquido viu!

E sabem porque estes lucros estão maiores?

Porque o cidadão classe média pode até atrasar as suas contas, mas não deixa seu nome ir para o spc e serasa. Por que ele gosta de ter crédito e ser paparicado? Pode ser também, mas existe um fator mais forte que faz com que este nobre cidadão classe média pague os juros altíssimos dos empréstimos: estar no spc e serasa significa culturalmente ter o nome sujo!!

Mas por que culturalmente?

Porque foi passado isso por nossos pais, tios avós, etc...Tipo assim:

- se você tiver o nome limpo, será respeitado!

Imagem: Divulgação
Acontece que com o achatamento que está passando a classe média, não se consegue o pagamento dos créditos e seu nome acaba indo para o spc e serasa. Conseqüentemente você se angustia e entra em depressão.

Mas por que entrar em depressão e achar que isto é o fim?

Porque a sua vida não acaba e você continua vivo!! Mesmo estando com seu nome no spc e serasa.

Siga em frente, conquistando toda gente e simplesmente.......levantar, tente!