300x250 AD TOP

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Encontrado em: ,

Trânsito - O que esperar das mudanças no trânsito da Rua João Pessoa?

Por Márcia Pontes / Educadora de Trânsito 
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

As mudanças no trânsito da Rua João Pessoa mal foram feitas e o motorista blumenauense já está dando o seu "jeitinho" de piorar as coisas. Regra de trânsito básica para além de saber fazer o carro andar todo mundo que é habilitado deveria saber, mas se sabe não aplica. 

Como educadora de trânsito, acoplei uma câmera ao parabrisas do carro para coletar recortes da realidade do trânsito de Blumenau que possam agregar à fundamentação de meus estudos e pesquisas. Eis que captaram-se as seguintes imagens de imprudência, negligência e abusos por parte de alguns na Rua João Pessoa. 
Detalhe: dia chuvoso, em que a pista molhada altera completamente as condições de dirigibilidade e exige mais cuidado por parte dos motoristas e o que se vê são ultrapassagens em local indevido e tráfego na contramão. 

Imagem: Márcia Pontes/Arquivo pessoal

Na imagem acima o condutor ignorou completamente a proibição da faixa contínua dupla e seguiu tranquilamente pela contramão, indiferente ao fato de estar no contrafluxo e ao risco de bater de frente com o condutor que vem na faixa certa de direção. Detalhe: ultrapassando 4 carros de uma só vez e sem ter para onde retornar na pista onde deveria estar. 

Imagem: Márcia Pontes/Arquivo pessoal

E lá vai ele, tranquilão, rodando um trecho enorme na contramão. 


Imagem: Márcia Pontes/Arquivo pessoal

Esse aí da foto de cima deve se achar o dono da rua, pois quer trafegar nas duas pistas de uma vez só.

Imagem: Márcia Pontes/Arquivo pessoal
E não poderia faltar o condutor da motocicleta. Aliás, condutores. Ou será que os motociclistas  entenderam que a pista pontilhada em amarelo era para ultrapassar e não uma demarcação que indica que mais carros convergirão e ingressarão na mesma via em que eles deveriam estar?

É por essas e outras imprudências e negligências somadas à pressa e a impaciência dos motoristas que lanço o questionamento: o que esperar das mudanças no trânsito da Rua João Pessoa com motoristas que dirigem desse jeito, com tamanho egoísmo?

Afinal, se a fluidez do tráfego fica comprometida em quase todo o trecho, na maior parte da João Pessoa, nada justifica esse tipo de coisa! 

Como fica o pedestre que está atravessando na faixa e não está contando que um carro vem acelerado na contramão?

Tudo bem que o pedestre tem que tomar os devidos cuidados, olhar para todos os lados da via, calcular distância, a velocidade dos carros. Mas, vamos e convenhamos: não deveria ser comum veículos trafegando na contramão e potencializando os riscos. Até porque já temos acidentes demais!

Ficam no ar as perguntas: o que esperar das mudanças no trânsito na Rua João Pessoa? Você concorda com a solução implantada? E o comportamento dos motoristas?