300x250 AD TOP

domingo, 12 de janeiro de 2014

Encontrado em: , ,

Cinema - Retrospectiva 2013 - Os 20 Melhores!

Por Rafael Alexander Marghotti
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra)

O ano de 2013 foi recheado de surpresas no cinema, tanto boas quanto ruins, tivemos filmes originalíssimos e inovadores, mas também um monte de sequências e reboots, algumas boas, outras decepcionantes. Mas não vamos focar em coisas ruins, por isso, segue uma lista com aqueles que, em minha opinião, foram os melhores filmes do circuito comercial de 2013.

Imagem: Reprodução.
Nota: Esta lista se baseia nas datas de estreia do Brasil, por isso, pode haver filmes lançados lá fora em 2012 e até mesmo 2011.

01 - Gravidade [Gravity, EUA, 2013] - Magnífico, fantástico e extraordinariamente belo, definitivamente o melhor filme do ano, tanto pelo aspecto visual como pelo roteiro e pelas atuações. Clique aqui e veja a review completa publicada aqui no TdB por Jael Rainert.

02 - Django Livre [Django Unchained,EUA, 2012] – Tarantino é Tarantino, não tinha como esperar menos, violento, sagaz e inteligente, uma obra-prima sobre vingança abrilhantada pela atuação de Christoph Waltz.

03 - O Lado Bom da Vida [Silver Linings Playbook, EUA, 2012] – Filme que rendeu o oscar à Jennifer Lawrence, precisa dizer mais alguma coisa? Ah, também tem Bradley Cooper e Robert De Niro, este atuando como há anos não se via.

04 - Rush – No Limite da Emoção [Rush, EUA, 2013] – Eu nem gosto de Fórmula 1 e fiquei fascinado com este filme, após assisti-lo fiquei umas duas horas pesquisando sobre a vida e os resultados de Hunt e Lauda.

05 - A Vida Secreta de Walter Mitty [The Secret Life of Walter Mitty, EUA, 2013] – Sabe aquele filme que faz você se sentir bem? Sonhar é importante, mas chega um momento em que você precisa agir e realizar seus sonhos por si só.

06 - Star Trek – Além da Escuridão [Star Trek Into Darkness, EUA, 2013] – Khan!!!!! Um super-vilão bad-ass motherfucker e a perfeita química entre Kirk e Spock fazem deste o melhor sci-fi do ano. Veja aqui minha review completa. 

07 - Jogos Vorazes: Em Chamas [The Hunger Games - Catching Fire, EUA, 2013] – Ao contrário do que os marqueteiros de Hollywood vendem, este filme não tem nada a ver com aquela franquia do vampiro que brilha, a crítica social presente no roteiro e o desenvolvimento dos personagens são sensacionais.

08 - Os Suspeitos [Prisoners, EUA, 2013] – Está aí uma feliz surpresa, ótima atuação de Hugh Jackman neste suspense policial.

09 - Como Não Perder Essa Mulher [Don Jon, EUA, 2013] – Apesar do péssimo título brasileiro que remete às comédias românticas água com açúcar, Don Jon é um filme audacioso, muitos podem interpretá-lo como uma ode à pornografia, é até pode ser que seja, mas é muito mais profundo do que isso.

10 - Circulo de Fogo [Pacific Rim, EUA, 2013] - Robôs gigantes e monstros alienígenas em uma obra que mescla os conceitos japoneses com tecnologia e capacidade de Hollywood de fazer um blockbuster de qualidade. Qual o fã de Jaspion, Power Rangers, Changeman, Animes ou Godzilla que não esperou durante anos para um filme como este ser produzido? Veja aqui minha review completa. 

11 - Killer Joe – Matador de Aluguel [Killer Joe, EUA, 2011] – O filme mais psicoticamente perturbado do ano, não há nenhum personagem que seja passível de compaixão por parte do expectador.

12 - Hitchcock [EUA, 2012] – Fã de Hitchcock? Fã de Anthony Hopkins? Um monstro da atuação interpretando um monstro da direção durante a produção de sua obra-prima.

13 - O Voo [Flight, EUA, 2012] – Uma das cenas mais tensas dentro de um avião e o melhor filme sobre alcoolismo. Veja aqui minha review completa.

14 - O Homem de Aço [Man of Steel, EUA, 2013] – Um dos filmes mais polarizados do ano, teve quem amou e teve quem odiou, eu gostei da nova versão do azulão. Veja aqui minha review completa. 

15 - É o Fim [This is the End, EUA, 2013] – As comédias estão cada vez piores, é raro surgir algo diferente, como, por exemplo, astros de Hollywood interpretando a si mesmos durante o apocalipse.

16 - Kick-Ass 2 [EUA/Reino Unido, 2013] – Não chega aos pés do primeiro, mas ainda assim é interessante.

17 - O Hobbit – A Desolação de Smaug [The Hobbit: The Desolation of Smaug, EUA, 2013] – Outro filme de opiniões polarizadas, mimimis a parte, continua sendo uma fantástica jornada pela terra média.

18 - Thor 2 – O Mundo Sombrio [Thor 2 – The Dark World, EUA, 2013] – Loki rouba a cena. Veja aqui minha review completa.

19 - Lovelace [EUA, 2013] - Cinebiografia de Linda Lovelace, a protagonista do clássico pornô "Garganta Profunda", com uma ótima ambientação dos anos 70.

20 - Sem Dor, Sem Ganho [Pain and Gain, EUA, 2013] – Baseado na história da gang de marombeiros que realiza um sequestro e sofre com as consequências de suas atitudes imbecis, tão bizarras que fica até difícil acreditar que se trata de uma história real.

Concorda com a lista? Não conseguiu assistir algum desses filmes? Então corra para colocar seus filmes em dia e continue ligado no Todo dia Blumenau para em breve uma publicação com as expectativas para o cinema em 2014!