300x250 AD TOP

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Encontrado em:

Política - Quando o Lixo vem à tona.


Por Fabiano Uesler
(Clique nas imagens para ampliar e clique em continuar lendo para ler a matéria na íntegra) 

Imagem: Fabiano Uesler
Que este ano de 2013 não foi fácil pra Blumenau, todos nós já sabíamos, porém ninguém esperava o “golpe de misericórdia” que aconteceu ontem (17/12) na câmara de vereadores quando a grande maioria votou a favor do projeto de lei que aumenta a taxa da coleta de lixo em Blumenau.

Já havia indícios e murmurinhos de que a bancada do PSD apoiaria o governo Napoleão no próximo ano, porém o fato aconteceu mais cedo do que pensávamos. PTB, PRB, PPS e PSC decidiram ontem que vão ficar na oposição para lançar candidato próprio na próxima eleição, o PSD e o PR aderem ao governo e certamente devem ganhar alguma secretaria e não me espantaria que Hildebrandt seja novamente secretário. Resta saber qual o posicionamento do PT no próximo ano que em 2013 ficou dividido entre situação e oposição.  A venda foi feita, o diabo cobra suas almas e quem padece é a população.

Imagem: Jornal de Santa Catarina
Que o SAMAE está sucateado todos sabem, principalmente após o episódio da quebra da bomba reserva da ETA 2. Agora querer remediar este sucateamento com um aumento de 63% na taxa da coleta de lixo é uma afronta à inteligência e dignidade do povo blumenauense. Nenhuma análise foi feita pela câmara de vereadores sobre o impacto que este aumento causa à renda dos moradores e muito menos foi sugerido que o aumento fosse parcelado. Agora, se fosse pra votar aumento de salários eles dariam mil desculpas pra não votar ou pra adiar a votação, ou alguém de fato acreditou que o aumento votado por eles no ppa de fato ocorreria? É lógico que não e também se tratou de jogada política pra por o Napoleão na parede e mostrar que os vereadores têm força. Ontem isso ficou claro, pois agora eles são o governo.
Imagem: Reprodução
O que me surpreendeu foi Ivan Naatz que votou contra e isso merece aplausos, não somente a ele, mas a todos os vereadores que votaram contra. O Grande problema é que em se tratando de política nenhuma posição é definitiva, pois os que votam hoje contra o governo amanhã podem estar apoiando, aliás, não foi isso que aconteceu?

No próximo ano veremos pré-candidatos levando rasteiras em suas campanhas e novos secretários, ou seja, muitas cabeças vão rolar e a divisão do espólio já está sendo preparada. Decepciona-me muito esta atitude, ela corrobora o que todos pensam que políticos não são confiáveis e agem para o bem do partido e não da população.

Hoje de manhã estava ouvindo á rádio Guararema quando um dos vereadores, o Robinho atendeu ao telefone para responder ao programa do porque ter votado a favor do aumento disse que metade de suas ações deve favorecer o partido e outra metade a população. Desta vez quem ganhou foi o partido.


Imagem: Reprodução Redes Sociais
A ação de hoje me lembra o aumento dos próprios salários dos vereadores que ocorreu no ano anterior se não me engano, nesses casos eles são rápidos, eficientes e concisos.

Esse tipo de política que beneficia partidos e interesses pessoais daqueles eleitos por nós cada vez mais cansa a população e todos aqueles que conseguem ver todo o enredo dessa novela nonsense que se tornou a política pública blumenauense.

Não consigo hoje sequer ter fôlego pra sarcasmo, tamanha a decepção que me abate em situações como esta. Resta saber agora quando vão novamente nos arrochar pois cada vez mais este governo nos decepciona e exemplifica que sorrisos e tapinhas nas costas só servem em campanhas e que inevitavelmente o lixo sempre vem à tona.

Vereadores que votaram contra o aumento:

Adriano Pereira
Cezar Cim
Ivan Naatz
Jefferson Forest
Oldemar Becker
Zeca Bombeiro

Vereadores que votaram à favor do aumento:

Beto Tribess
Célio Dias
Jens Mantau
Marcelo Lanzarin
Marcos da Rosa
Mário Hildebrandt
Maurício Goll
Robinho