300x250 AD TOP

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Encontrado em: , ,

História - Blumenau, Que país é este?

Texto José Geraldo Reis Pfau - Arquivo Adalberto Day/José Geraldo Reis Pfau.

Hoje temos o prazer de apresentar um belíssimo texto escrito pelo Publicitário José Geraldo Reis Pfau (Zé Pfau), que aborda um tema muito profundo e de destaque na famosa revista Seleções do Reader’s Digest.

- Minha experiência em propaganda demonstra que na vida de uma comunidade poucas são as atitudes que permanecem e servem para documentar a história. Em setembro de 1968, encartado na edição da revista Seleções do Reader’s Digest no espaço das páginas 88/89, foi encartado um folheto colorido com oito páginas apresentando a cidade de Blumenau. 

 
Imagem:  Reader’s Digest.
Nós temos esta como a primeira grande ação de comunicação da cidade, embora anteriormente outras atitudes tenham procurado vender Blumenau como destino, até na época da colônia. O material foi criado por uma agência de propaganda de nome Oficina, certamente ligada ao atendimento de grandes contas e que deveria ter relacionamentos com grandes anunciantes até locais e presentes na mesma edição. Era uma época que surgia, talvez, a primeira agência de propaganda local, a SC, empresa ligada mais a mídia eletrônica com a então TV Coligadas. Mas a felicidade, acreditamos, seja de todos que participaram na criação desta peça que é destaque na história. 

Imagem:  Reader’s Digest.
O trabalho com certeza foi extremamente bem transmitido no “breafing”, pois vende exatamente o diferencial de nossa imagem. Com o título de "Adivinhe que país é este?", a peça questionava, com belas fotos das nossas casas, Alemanha? Áustria? Escócia? Suíça? Luxemburgo? Nesta última foto a legenda em letras reduzidas completava e a bandeira brasileira aparecia no mastro instalado no telhado de um dos mais belos castelos do Bom Retiro. O folheto respondia “Sim é Brasil.

Foto: Reprodução
Você pode conhecer outro país sem deixar a sua terra, sem dólares, sem passaporte. É só tomar o caminho de Blumenau”. E um texto argumentava a qualidade da cidade e complementava a beleza do folheto. Consideramos neste nosso segmento da propaganda o grande destaque e mais ainda elogiamos quem aprovou a ideia apresentada.

Foto: Reprodução
 Em razão de uma série de fatores fica para a história que o folheto “Adivinhe que país é este?", que comemora 40 anos, como a melhor peça da vida da comunicação desta cidade. Evidente que outras peças e em outros momentos foram muito boas e seus criadores também foram felizes e sustentam hoje a imagem da cidade no cenário nacional e internacional.
Foto: Reprodução


Publicado originalmente no Blog Adalberto Day  quinta-feira, 4 de setembro de 2008.