300x250 AD TOP

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Encontrado em: ,

HQ: Maus, a história de um sobrevivente.

Uma história em que os personagens são retratados como animais: os judeus são ratos e os nazistas são gatos.


Imagem: reprodução
Há histórias que não devem ser contadas apenas em livros. Maus, a História de um sobrevivente, é uma delas.
A mídia das histórias em quadrinhos, foi agraciada com obras de arte, histórias maduras e abordagens de assuntos adultos e escuros, como Watchmen(1986) de Alan Moore e  O cavaleiro das trevas(1986) de Frank Miller, que aliás, juntamente com Maus revolucionaram as histórias em quadrinhos, tirando a visão que as HQs são apenas para o público infantil.

A história de Maus, é sobre o pai do autor. Art Spiegelman queria muito contar a história de seu pai, um judeu sobrevivente do holocausto na segunda guerra mundial(1939-1945), e por gostar muito de quadrinhos, resolveu conta-la dessa forma.




   
Imagem: Reprodução
Como se fosse numa Fábula, o autor retrata os personagens como animais, Os judeus são os ratos (em alemão “Maus”), nazistas são gatos (perseguem os ratos), poloneses são porcos, norte americanos são cachorros e ingleses como peixes. O uso dessa característica se refere a propaganda nazista na guerra.
A ideia dos nazistas era de que os judeus eram insignificantes e como ratos, se referiam ao seu grande número populacional, e precisavam ser exterminados.



Imagem: Reprodução

A história é intercalada com imagens do passado e no presente, da situação nos campos de concentração e na relação do autor com seu pai, que ainda sofria com as marcas do holocausto. Maus obteve tamanho reconhecimento que foi a primeira HQ a ganhar o prêmio PULITZER


Pra quem gosta sobre os assuntos referentes à segunda guerra mundial e holocausto, Maus é uma leitura mais que recomendada.