300x250 AD TOP

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Encontrado em: ,

Desenho, a extensão dos seus sentidos...

Por Ricardo A. Tomaselli

Imagem: Ricardo A. Tomaselli
O desenho foi uma das primeiras manifestações artísticas da história. Sua importância se deve ao fato de ser um dos primeiros registros artísticos de uma pessoa.

O desenho também é a forma mais antiga de comunicação e a mais eficiente, pois sua linguagem pode ser entendida em qualquer lugar do mundo e em qualquer época.

Para um artista o desenho é como uma extensão dos seus sentidos, é como respirar, você não precisa de um motivo ou uma explicação óbvia para fazer, você simplesmente faz.

Em casa, na rua, em uma sala de aula, no trabalho, dentro de uma fábrica, de um ônibus ou até mesmo nas paredes de uma caverna você pode desenhar.


Imagem: Ricardo A. Tomaselli
Não importa o contexto no qual o indivíduo esteja inserido ou qual a sua realidade momentânea, o desenho vai surgir. Seu corpo pode estar preso ou confinado em uma situação qualquer, mas a mente está focada no poder solitário, como se estivesse em um outro plano ou dimensão.

Claro que muitas vezes, dependendo da situação e das circunstâncias, o artista vai expressar aquilo que lhe é cotidiano, rotineiro, que desperte algum sentimento ou que surja dele, mas isso não quer dizer que seja essa a regra, a única razão, mas sim uma possibilidade. Qualquer momento ou situação é propício para se fazer um desenho.




Abaixo mais algumas ilustrações que fiz em um bloco de rascunhos...

Imagens: Ricardo A. Tomaselli